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FILO DOS ARTRÓPODES
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CARACTERÍSTICAS DO FILO:
Apêndices articulados Exoesqueleto de quitina Corpo segmentado
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CRESCIMENTO: Ecdise ou Muda
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Características comuns a todas os artrópodos
Simetria bilateral, triblásticos, protostômios e celomados Sistema digestório completo Sistema nervoso com gânglio cerebral dorsal e cadeia ganglionar ventral Sistema circulatório aberto, com hemolinfa
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O filo é dividido em 5 classes principais:
Classe dos Insetos Classe dos Crustáceos Classe dos Aracnídeos Classe dos Diplópodos Classe dos Quilópodos Os critérios usados para caracterização das classes são: número de antenas, número de apêndices e segmentação do corpo.
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Classe dos Insetos Exemplos: barata, abelha, piolho, pulga, borboleta, gafanhoto, barbeiro, etc. 1 par de antenas 3 pares de patas (hexápodes) cabeça, tórax e abdome 1 par ou 2 pares de asas, ou ausentes
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Digestão Tubo digestório completo ( boca e ânus ) Digestão extracelular Hábitos alimentares variados, vários tipos de aparelho bucal (mastigador, sugador, lambedor e picador) Circulação Sistema circulatório aberto ou lacunoso Hemolinfa (sangue) incolor: a ausência de pigmento respiratório
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Respiração: traqueal Muito eficiente porque faz trocas diretamente com as células São revestidas e reforçadas por quitina Possuem “bolsas” para armazenar ar
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Excreção Túbulos de Malpighi Excreta: ácido úrico, que precisa de pouca água para ser eliminado (adaptação ao ambiente aeroterrestre) Órgãos dos sentidos Antenas (quimiorreceptores ) Olhos Compostos
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REPRODUÇÃO 1. Reprodução Assexuada
Partenogênese: desenvolvimento do óvulo sem ser fecundado. Zangões. 2. Reprodução Sexuada Dióicos Fecundação cruzada e interna maioria Ovíparos Desenvolvimento dos ovos se dá de várias formas:
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Desenvolvimento 1. Desenvolvimento Direto (Ametábolos)
Sem metamorfose. Ex: traça
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2. Desenvolvimento Indireto ( Metábolos)
2.1 Desenvolvimento Indireto com metamorfose completa (Holometábolos) ovo larva pupa adulto crisálida (imago) (casulo) 2.2 Desenv. Indireto com metamorfose incompleta (Hemimetábolos) ovo ninfa adulto
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Larvas de vespa (dentro de larvas de borboleta)
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Outros Insetos
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Classe dos crustáceos 2 pares de antenas
no mínimo 5 pares de apêndices articulados cefalotórax e abdome maioria aquática ex.: siris, lagosta, craca, camarão, baratinha da praia, tatuzinho de jardim.
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Respiração branquial Excreção por glândulas antenais (glândulas verdes) Sistema Circulatório Aberto e sangue com hemocianina Dióicos, fec.cruzada e interna, des.. Indireto (maioria)
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CLASSE DOS ARACNÍDEOS Não possuem antenas 4 pares de patas 1 par de quelíceras 1 par de palpos cefalotórax e abdome ex.: escorpiões, aranhas e ácaros
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Todos aracnídeos possuem:
Respiração filotraqueal e/ou traqueal Excreção por glândulas coxais e/ou túbulos de Malpighi Sistema Circulatório Aberto e sangue com hemocianina
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ARANHAS T.D.C. , DIGESTÃO EXTRA-CORPÓREA (veneno é proteolítico) E EXTRACELULAR QUELÍCERAS SÃO INOCULADORAS DE VENENO PALPOS SERVEM PARA MANUSEAR ALIMENTO
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Aranha armadeira Phoneutria
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Aranha marrom Laxosceles
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Viúva negra Latrodectus mactans
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Escorpiões Quelíceras servem à mastigação
palpos servem para manusear alimento no télson(último segmento do abdome) fica o aguilhão inoculador de veneno abdome é dividido em pré e pós abdome(cauda) vivíparos ou ovovivíparos
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Escorpião marrom Escorpião amarelo
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Ácaros Quelíceras e palpos perfuram ou escavam a pele
cefalotórax pode estar fundido com abdome formando um corpo globoso larvas podem ter 3 pares de patas, mas os adultos sempre tem 4 pares
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Classe dos quilópodos Ex.: lacraia
1 par de patas por segmento corporal 1 par de antenas longas cabeça e vários segmentos corporais carnívoros predadores
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Classe dos diplópodos Ex: piolho de cobra
2 pares de patas por segmento do corpo 1 par de antenas curtas cabeça e vários segmentos corporais herbívoros enrolam em espiral quando molestados
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