A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades estão sendo publicadas em uma ferramenta computacional, denominada Twiki, onde podemos colocar nossas atividades realizadas nesse período de tempo.

2 Desenvolvimento das atividades
As atividades vem sendo desenvolvidas desde o mês de novembro de 2006, no início das atividades no laboratório de hidráulica II, as atividades não eram publicadas no Twiki, com o passar do tempo foi adotando-se ferramentas computacionais para facilitar o trabalho do usuário, e passamos a utilizar uma ferramenta denominada de Twiki que nos auxilia no trabalho. As atividades e o trabalho está sendo desenvolvido com sucesso. ESTÁ MUITO REPETITIVO, SERIA MELHOR TIRAR O MESMO OU REESCREVE-LO.

3 Utilizando o Twiki: uma ferramenta computacional
O twiki é uma ferramenta computacional, destinada a facilitar a comunicação entre as pessoas, ela é uma ferramenta colaborativa da WEB, a partir dele é possível desenvolver documentação em formato de hipertexto através da WEB, através dela podemos também publicar artigos, imagens, textos entre outros, tudo isso de uma forma fácil e rápida, sem precisar de um software especializado ou de conhecimento avançado na área. Passei a aprender a manusear o twiki para divulgar minhas atividades na web.

4 Atividades As atividades desenvolvidas no período de Junho de 2007 passaram a ser publicadas no Site, podemos encontrar alguns arquivos dessas atividades, por exemplo as simulações. Podemos citar a elaboração de uma cartilha, essa cartilha vem sendo elaborada há cerca de dois meses, a fonte de pesquisa utilizada para extrair as informações contidas na cartilha, são da ASA(Associação do Semi-Árido Brasileiro)e por diversas cartilhas. Na cartilha podemos observar como é realizada a captação de água de chuva, a mesma apresenta uma linguagem simples, e o seu público alvo é pessoas que trabalham na área, as pessoas que são beneficiadas com a captação de água de chuva e escolas.

5 Simulações Com vários estudos feitos, pode-se desenvolver um software capaz de avaliar o risco de desabastecimento em regiões semi-áridas,o software denominado Infochuva, pode realizar simulações onde podemos produzir mapas de ricos para a região. De modo a explicar o seu funcionamento foram realizadas simulações com 58 municípios na Paraíba para comprovar a sua eficiência. Os dados de precipitação foram obtidos pela ANA(Agência Nacional das Águas) e foram convertidos em um arquivo denominado PMH para serem utilizados na simulação. Os resultados gerados pelo software são organizados em arquivos de saída. Para verificar a eficiência do mesmo simulações também foram realizadas no Excel, utilizando os mesmos dados de precipitação que foi utilizado pelo software.

6 Resultado das simulações
Simulação realizada pelo Infochuva Simulação realizada no Excel Podemos observar os dados gerados pela simulação, utilizado o posto de Coremas, observamos também que os valores obtidos na simulação são iguais para as duas tabelas, confirmando a eficiência do mesmo.

7 Visitas Técnicas As visitas técnicas fazem parte do cronograma, essas visitas tem como finalidade de aprofundar nossos conhecimentos na área, visto que essas visitas tem um amplo cenário de informações precisas para o nosso desenvolvimento intelectual. A primeira visita foi marcada para o museu do Semi-Árido, que fica localizado na UFCG, nesta visita podemos observar a nossa cultura e passar a conhecer os hábitos das pessoas do semi-árido brasileiro, especificamente o semi-árido paraibano. O museu do semi-árido, MISA , foi criado para conscientizar a importância da região Semi-Árida para o Brasil, exibindo as faces que compõem essa imensa parte constitutiva do perfil geográfico brasileiro.

8 Painel para apresentação do PIBIC
Foi elaborado um painel para uma apresentação breve do trabalho desenvolvido durante esse tempo. No painel podemos observar os resultados obtidos pelas as simulações realizadas com o Infochuva, também podemos observar um mapa de risco gerado pelas simulações, mostrado assim o risco de desabastecimento naquela região estudada. Ainda podemos encontrar no painel as discussões acerca do trabalho desenvolvido e uma breve introdução do mesmo. Falar do período em que foi desenvolvido o painel, falar sobre os resultados e explicar os resultados das duas simulações feitas, para exemplificar a variação de captação. Colocar o mapa de risco no painel e mostrá-lo.

9 Ilustração Está sendo elaborada uma ilustração simples, para demonstrar como é realizada a captação de água de chuva, utilizando o telhado de uma casa para mostrar todo o processo de captação e armazenamento de água de chuva. Mostrar o desenho feito no florr plan.

10 Conclusões O projeto Cisternas é de grande importância para toda a sociedade, pois a mesma tem um papel de responsabilidade social fazendo-se assim parte da política de desenvolvimento da sociedade, levando-se em conta que o projeto está sendo elaborado com grande responsabilidade, pois um de seus produtos, o Infochuva, mostra-se eficiente no que se diz a respeito de geração de mapas de risco por desabastecimento em um determinada região.


Carregar ppt "Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google