A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é texto? Quais os aspectos relevantes?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é texto? Quais os aspectos relevantes?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é texto? Quais os aspectos relevantes?
Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves 2ª Série do Ensino Médio Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura I Professor Marlyton Texto e Textualidade O que é texto? Quais os aspectos relevantes?

2 Considerações sobre texto
Texto não é um aglomerado de frases É possível isolar uma frase do texto, conferindo-lhe o significado que se deseja? Assim, para entender determinada passagem de um texto é preciso... E deve-se levar em conta...

3 Considerações sobre texto
Exemplificação: Em 1988, ao pronunciar-se sobre um esquema de corrupção, Octávio Ceccato, na época secretário de Indústria e Comércio, negou sua participação em tal esquema dizendo a seguinte frase: “Como São Pedro, nego, nego, nego.”. Há algum problema no que foi dito pelo secretário?

4 Considerações sobre texto
Uma boa leitura não pode deixar de apreender o pronunciamento contido por trás do texto, já que sempre se produz um texto com a intenção de marcar uma posição frente a uma questão.

5 Considerações sobre texto
Exemplo: “A presidenta da República, Dilma Rousseff, determinou a vários órgãos do governo federal a tomada de todas as providências necessárias para o atendimento às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro. O governo federal continuará acompanhando a situação e dará total prioridade ao apoio à população.”

6 Então...o que é texto? O texto é um evento comunicativo no qual convergem ações como as linguísticas e sociais. Devemos, assim, considerar que 1. O texto é um sistema no qual se interligam vários elementos, tais como: sons, palavras, significações, participantes etc.;

7 Então...o que é texto? 2. O texto é construído sob orientação de multissistemas, ou seja, é regido por aspectos como os linguísticos e os não linguísiticos (sons e imagens); 3. O texto é um evento interativo, não se processando por características monológicas e solitárias, sendo sempre um processo e uma coprodução.

8 Textualidade Coesão – aulas futuras Coerência Conhecimento linguístico
Conhecimento de mundo Conhecimento partilhado Conhecimento superestrutural Situacionalidade Informatividade Intertextualidade Aceitabilidade Intencionalidade

9 Conhecimento linguístico
Corresponde ao conhecimento linguístico que o leitor/ ouvinte deve ter para compreender/ se fazer compreendido. Podemos pensar na situação de um brasileiro que interaja com um americano que não fala português. A comunicação só será efetivada se o brasileiro conhecer a língua inglesa.

10 Conhecimento de mundo Corresponde ao conhecimento mais abrangente possível a respeito do mundo que o leitor/ ouvinte deve ter. Parte do conhecimento mais trivial, como o de que o peixe vive na água, e chega a conhecimentos científicos que podem se restringir ao da área de atuação profissional. Assim, cabe a um farmacêutico saber que a fórmula da a fórmula da cianocobalamina, vitamina B12, é C63H88CoN14O14P.

11 Conhecimento partilhado
Corresponde ao conhecimento partilhado pelo leitor/ ouvinte e o emissor. É, portanto, o conhecimento de mundo que é partilhado entre emissor e receptor.

12 Conhecimento superestrutural
Era uma vez... Califórnia, 03 de fevereiro... 1) Tente justificar... Ingredientes: Modo de preparo

13 Acordar: v.i. 1. Despertar (de sono ou sonho)...
Entrada ,00 ,00 Prato principal Servidores de Recife decidem encerrar a greve hoje

14 Situacionalidade Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil)
“Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta” Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil)

15 Informatividade Preocupa-se com a quantidade de informações e situações novas e inesperadas contidas no texto. Quanto mais informações novas, mais atrativo o texto parecerá para o leitor.

16 Intertextualidade Mecanismo utilizado para fazer referências a outros textos. Outros textos que sejam do conhecimento do emissor podem atravessar seu texto. “Era uma vez...”, “Ele é um Cascão” etc.

17 Aceitabilidade Mecanismo que centra-se na figura do receptor (leitor/ ouvinte). Ao ler um texto, o receptor vai fazer um juízos de valor, reconhecendo-o, ou não, como coerente e coeso.

18 Intencionalidade Ao se escrever um texto, o emissor o faz com objetivos específicos, ou seja, há uma intenção. É com essa intenção que o emissor vai fazer escolhas para o texto como: léxico, gênero, público etc. Para refletir: qual a intenção dos poemas? E das músicas?

19 O que são gêneros? O que são sequências? Onde podemos encontrá-los?
GÊNEROS E SEQUÊNCIAS O que são gêneros? O que são sequências? Onde podemos encontrá-los?

20 Gêneros e a função social

21 Sequências Narrativa Descritiva Injuntiva Dialogal Argumentativa


Carregar ppt "O que é texto? Quais os aspectos relevantes?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google