A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia Profª Yama Elice

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia Profª Yama Elice"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia Profª Yama Elice
Dogmatismo Filosofia Profª Yama Elice

2 Retrospectiva... Sócrates – Diálogo com o outro
Quando prestamos atenção em SÓCRATES e DESCARTES, notamos que ambos, por motivos diferentes e usando procedimentos diferentes... Sócrates – Diálogo com o outro Descartes – diálogo consigo mesmo (argumento do sonho) ...fazem a mesma coisa: desconfiam de opiniões e crenças estabelecidas em suas sociedades, mas também das próprias opiniões e crenças. É possível conhecer a verdade? É possível o sujeito(nós) apreendermos o objeto? Mas do que eles desconfiam, afinal?

3 As respostas para essas perguntas levaram ao surgimento de duas correntes filosóficas básicas, mas antagônicas, ou seja, opostas. CETICISMO DOGMATISMO contesta a possibilidade de conhecimento da verdade Possibilidade de conhecer a verdade, a confiança nesse conhecimento e a submissão a essa verdade sem questionamento.

4 D O G M A T I S M O A palavra vem de DOGMA, que significa: opinião dada como certa, inatingível, e imposta como verdade indiscutível. Ou seja, o DOGMATISMO rejeita qualquer tipo de critica ou contestação de algo. É uma atitude natural e espontânea que temos desde muito crianças. É nossa crença de que o mundo existe e que é exatamente da forma como o percebemos.

5 O ser humano e o trabalho
O trabalho é uma ação na qual o homem modifica a realidade... PRODUZ CONSTRÓI MODIFICA INVENTA FABRICA ...O ser humano por meio da prática ou do trabalho e da técnica organiza-se economicamente, criando instituições sociais e políticas. Essas práticas só são possíveis porque acreditamos que o mundo existe, ou seja, temos uma ATITUDE DOGMÁTICA. Tomamos o mundo como já dado, feito, pensado e transformado.

6 Mas essa realidade natural, social, política e cultural que nos cerca forma uma espécie de moldura de um quadro em cujo interior nos instalamos e existimos. Mesmo quando descobrimos que alguma coisa é diferente... ...essa descoberta não abala nossa crença e nossa confiança na realidade, nem nossa familiaridade com ela Mas a atitude dogmática se rompe quando somos capazes de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos parecem familiar...

7 Para Kant, o dogmatismo é "toda atitude de conhecimento que consiste em acreditar na posse da certeza ou da verdade antes de fazer a crítica da faculdade de conhecer".


Carregar ppt "Filosofia Profª Yama Elice"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google