A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica.."— Transcrição da apresentação:

1 CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica.

2 Óptica Geométrica Óptica geométrica: descreve os fenômenos luminosos através da geometria, sem se preocupar com o que é a luz. Óptica física: estuda qual a natureza da luz (sua origem e o que ela é). Óptica fisiológica: estuda basicamente o olho humano, seu funcionamento e defeitos. Teoria corpuscular da luz: estuda a luz como se ela fosse formada por pequenas partículas (corpúsculos) denominadas fótons.

3 Óptica Geométrica Corpo luminoso: são os corpos que emitem luz própria. Exemplo: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, etc. Corpo iluminado: são os corpos que refletem a luz que recebem a luz de outros corpos Corpos opacos: são os corpos que impedem a passagem da luz.

4 Óptica Geométrica Corpos transparentes: são os corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz. Corpos translúcidos: permite que parte da luz o atravesse, porém de forma desordenada (ela sofre muitos desvios em seu interior).

5

6

7 Fontes de luz Fontes de luz primária. (corpo luminoso)
Fontes de Luz secundaria.(corpo iluminado) Fonte de Luz puntiforme(pontual):quando seu tamanho aparente pode ser desprezado, ou seja, podemos considera-la como se fosse um ponto. Exemplo: a chama de uma vela observada a 20m de distância. Fonte de Luz Extensa:quando seu tamanho aparente não pode ser desprezado, e conseqüentemente não se parece com um ponto. Exemplo: a chama de uma vela observada de perto, a uns 20cm de distância.

8 Princípios da óptica geométrica
Princípio da propagação retilínea da luz Princípio da reversibilidade na trajetória da luz Princípio da independência dos raios (ou pincéis) de luz

9 Propagação Retilínea

10 Reversibilidade da luz O caminho seguido pela luz independe do sentido de propagação.

11 independência dos raios (ou pincéis) de luz Um raio de luz, ao cruzar com outro, não interfere na sua propagação.

12 Outras vezes nossos cérebros preenchem os pedaços que faltam.
Ilusão de óptica ! Não é o que lhe parece O que você vê nem sempre é o que você pensa que é. Aprendemos a perceber ou entender o que estamos olhando. E ficamos acostumados a como as coisas devem ser. Algumas vezes, porém, nosso cérebro capta pistas falsas. Outras vezes nossos cérebros preenchem os pedaços que faltam. Nossos cérebros provocam ilusões de óptica em ambos os modos. A ilusão de óptica que você mais vê é a televisão. As imagens da TV não estão em movimento. A televisão é, na verdade, um conjunto de imagens estáticas que aparentam movimento quando mostradas muito rapidamente.

13 LARANJA ROSA CINZA VERDE BRANCO AZUL MARROM PRETO VERMELHO AZUL PRETO ROSA AMARELO CINZA LARANJA PRETO VERDE MARROM BRANCO

14 O nosso cérebro              De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

15

16

17

18

19 Sombra e Penumbra

20 Sombra e Penumbra

21 Movimento da lua(ciência) inspirou o satélite(tecnologia)

22 Eclipses Em astronomia, eclipse (do grego ékleipsis, "desaparecimento") é o obscurecimento temporário, parcial ou total, de um corpo celeste por outro. Produz-se quando três objetos celestes colocam-se em posição alinhada. SOLAR( Total ou Parcial) LUNAR (Total ou Parcial)

23

24 Projeção da sombra da Lua sobre a Terra durante um eclipse solar

25 Seqüência de fotos do eclipse total do Sol
11 de agosto de 1999, França.

26 Câmara Escura

27

28

29 A CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO
Baseia-se também no princípio da propagação retilínea da luz.

30

31 h d D = H Da figura temos uma semelhança entre
os triângulos de onde é válida a relação : ONDE: h d D = H D = Distância do objeto d = Distância da imagem H =Altura do objeto h =Altura da imagem


Carregar ppt "CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google