A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica de Programação Módulo II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica de Programação Módulo II"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica de Programação Módulo II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ – SANTA CATARINA Lógica de Programação Módulo II Prof. Tiago Semprebom

2 Lógica de Programação Resolução de problemas utilizando computador
Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento de dados: atividade que transforme dados de entrada em dados de saída (resultados)

3 Lógica de Programação Etapas para a resolução de problemas:
Entendimento do problema Modelagem do problema em uma sequência de operações que, quando executadas, fornecem sua solução Execução desta sequência de operações Verificação da adequação da solução Obs: etapas i), ii) e iv) feitas por pessoas, e etapa iii) feita por computadores.

4 Lógica de Programação Programação:
Planejamento, projeto, escrita e testes de instruções a serem executadas por computadores. Há formas diferentes de modelar um problema: Modelagem: representação do problema, a qual captura seus aspectos essenciais. Um programa é um modelo do problema, porém de tratamento usualmente complexo. Há diferentes métodos para se chegar a um programa, usando-se modelos intermediários. Abordagem elementar: decompor o problema em partes menores.

5 Lógica de Programação Programação:
Dividindo a programação em fases distintas:

6 Lógica de Programação Algoritmos computacionais:
Algoritmo é uma sequência de instruções, que devem ser entendidas e realizadas: Computador oferece um conjunto limitado de instruções Algoritmo deve usá-las para modelar e resolver o problema. Ou seja, algoritmo deve ser expresso usando essas instruções. Dois conceitos básicos são usados para construir algoritmos: Estruturas de dados: para manipular os dados. Estruturas de controle: para manipular as ações.

7 Lógica de Programação Algoritmos computacionais:
De forma geral, as diretrizes para sua construção são: Identificação do problema: o que se quer resolver e o objetivo a ser atingido Identificação das entradas de dados Identificação das saídas de dados (resultados) Identificação das regras e limitações do problema (requisitos funcionas). Determinação de como transformar as entradas em saídas: 5.1 Sequência de ações Construção do algoritmo Teste da solução

8 Lógica de Programação Algoritmos computacionais: exemplo
Deve-se calcular a média final de alunos. Estes realizarão 4 provas: P1, P2, P3 e P4. A média final é calculada por: (P1 + P2 + P3 + P4) / 4 a) Quais são os dados de entrada? b) Quais são os dados de saída? c) Qual é o processamento a ser utilizado?

9 Lógica de Programação Descrição do algoritmo:
Descrição narrativa: especificação dos passos em linguagem natural Linguagem natural comumente se mostra imprecisa e redundante Utilização mais adequada para inserir comentários que expliquem detalhes do algoritmo Receba a nota da prova 1 Receba a nota da prova 2 Receba a nota da prova 3 Receba a nota da prova 4 Some todas as notas e divida por 4 Mostre o resultado da divisão

10 Lógica de Programação Descrição de algoritmos
Descrição com diagrama de blocos (ex: fluxograma) Uso de instruções gráficas para representar as ações. Útil para mostrar o fluxo de execução e a sequência de passos Porém problemas complexos podem gerar diagramas poluídos

11 Lógica de Programação Símbolos elementares usados em fluxogramas:
Descrição de diagrama de blocos Símbolos elementares usados em fluxogramas:

12 Lógica de Programação Descrição com diagrama de blocos
Exemplo do cálculo da média final:

13 Lógica de Programação Pseudo-linguagem:
Linguagem simplificada de programação (ex, Portugol) Usa regras claras para as sentenças, com palavras-chaves, indentação, apenas uma instrução por linha, e símbolo para representar final de um passo (ex: “;”)

14 Lógica de Programação Teste de mesa:
Um algoritmo deve poder ser testado O teste deve verificar o resultado do algoritmo para determinados dados de entrada representativos No teste se executam as instruções do algoritmo No exemplo da média final, podem-se fornecer notas de provas e verificar as médias resultantes.

15 Lógica de Programação Teste de Mesa Exemplo da média final;

16 Lógica de Programação Exercícios:
1) Faça um algoritmo para calcular o estoque médio de uma peça, sendo que EstoqueMédio = (QuantidadeMínima + QuantidadeMáxima) / 2. Aponte os dados de entrada e de saída. 2) Teste o algoritmo anterior com dados por você fornecidos. 3) Faça um algoritmo que verifique se uma operação sobre um arquivo (leitura, escrita, ou execução) pode ser realizada. Considere o sistema de permissões do Linux. Quais são os dados de entrada e de saída ? 4) Teste o algoritmo anterior com dados por você fornecidos.

17 Lógica de Programação Exercícios:
5. Faça um algoritmo que leia a cotação do dólar, leia um valor em dólares e mostra o valor correspondente em reais. 6. Faça um algoritmo que leia quatro números, calcule o quadrado de cada um deles, some-os e mostre o resultado. 7. Construa um algoritmo para calcular a comissão de 5% dada a vendedores de peças, usando os seguintes dados: identificação do vendedor, código da peça, preço unitário da peça e quantidade de peças vendidas. Faça um teste de mesa de seu algoritmo.

18 Lógica de Programação Exercícios:
8. Calcular a quantidade dinheiro gasta por um fumante. Dados: o número de anos que ele fuma, o nº de cigarros fumados por dia e o preço de uma carteira. 9. Ler dois números inteiros, x e y, e imprimir o quociente e o resto da divisão inteira entre eles. 10. Calcular a média final dadas as notas das 3 provas e produzir uma saída com a média.


Carregar ppt "Lógica de Programação Módulo II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google