A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão"— Transcrição da apresentação:

1 Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG CENTRO DE CIÊNCIAS EM RECURSOS NATURAIS – CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL – UAEC ÁREA DE ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS - AERH Laboratório de Hidráulica II Manoel Gilberto de Barros Cisternas Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão

2 Introdução

3 Cisternas Cisterna é uma tecnologia popular criada com a idéia de captar a água da chuva nas regiões de clima seco. As cisternas têm sido uma das principais alternativas que mitigam os efeitos da seca. Além disso, sem o armazenamento da água de chuva no período chuvoso da região, a única maneira de se obter água nos tempos de seca seria através de poços, barreiros, açudes que além de ser de má qualidade se encontram muitas vezes distantes das residências. As cisternas são destinadas a população rural e de baixa renda que sofrem com os efeitos da seca.

4 Benefícios de uma cisterna
Queda vertical dos casos de verminose, já que a qualidade da água de chuva é bem mais elevada; Uma família gasta em media uma hora para buscar água nos açudes enquanto para pegar água em uma cisterna vai gastar pouco tempo; Diminui a dependência de caminhões pipas; Fixação da população naquela região; Promove a educação da população em questões de saúde, higiene, ecologia e cidadania; Figura 1: água de boa qualidade retirada da cisterna.

5 Sistema de captação A maneira de captação de água de chuva através de uma cisterna é feita da seguinte maneira: 1°: a água da chuva vai descer pela calha e vai cair na bica, 2°: a água ao cair na bica vai descer pelo cano e 3°: a água que vai cair pelo cano vai cair na cisterna e essa água vai ser usada para as mais diversas atividades (Figura 2). telhado Cano cisterna calha

6 Tipos de Cisternas Cisterna de placa e cimento:
A construção dessa cisterna começa com a escavação do solo, logo em seguida a laje do fundo á preparada. Depois das placas serem confeccionadas elas são postas uma sobre a outra sendo rejuntada com argamassa(Figura 3). Apenas um terço de sua altura total fica acima do chão mantendo sempre sua água fresca. Figura 3: Confecção de placas para se construir a cisterna.

7 Tipos de Cisternas Cisterna de tela e arame:
São cisternas construídas com tela de arame e concreto. Usa-se a tela para deixar as paredes reforçadas fazendo assim com que as paredes não precisem ser grossas barateando o seu custo. (Figura 4). Figura 4: Seqüência final da construção de uma cisterna de tela e arame.

8 Tipos de Cisternas Cisterna de ferrocimento:
É feita com a solidez do concreto e a flexibilidade do aço (Figura 5). É uma boa alternativa para o armazenamento da água de chuva. Figura 5: Construção de uma cisterna de ferrocimento.

9 Tipos de Cisternas Cisterna de tijolo e cal:
É construída com argamassa de cal pura (Figura 6). O reboco interno é feito com duas ou três camadas de cal e um pouco de cimento e coberta com nata de cimento. A sua maior parte fica debaixo da terra ficando só uma cúpula de fora. Seu teto pode ser feito com tabuas, tijolos ou telhas mais bem fechadas para não entrar pequenos animais. Figura 6: imagem A: cisterna de tijolo e cal. Imagem B: levantamento de uma cisterna de tijolo e cal e imagem C: cisterna de tijolo e cal onde grande parte fica em baixo do terra. B C A

10 P1MC(projeto um milhão de cisternas)
O projeto é apoiado por varias entidades como igrejas, por ONGs e tem como meta em 5 anos construir um milhão de cisternas beneficiando mais de 5 milhões de pessoas. Com o armazenamento da água de chuva em cisternas, é possível ter uma água com mais qualidade e disponibilidade. A água retirada desta deve suprir a necessidade hídrica das famílias para cozinhar, beber, e para a higiene mínima. Acesso das famílias rurais á água; Diminuição de problemas com a saúde relacionados á qualidade de água; Melhora na qualidade de vida das famílias; Diminuição da dependência de grandes proprietários e políticos locais que se utilizam do acesso a água como meio vantagem sobre as eleições; Entre outros. O projeto tem o desafio de construir uma cisterna em cada residência rural contribuindo para o acesso da água para a agricultura, e outras utilidades.

11 Referências bibliográficas
/ecovilas/cisternas_ferrocimento.htm ChuvaTiposdeCisternas#Cisternas_de_tela_e_arame_font J. Gnadlinger. Apresentação Técnica de Diferentes Tipos de Cisternas, Construídas em Comunidades Rurais do Semi-árido Brasileiro

12 obrigado pela atenção


Carregar ppt "Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google