A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna: Kaianne Rodrigues Nogueira Seção IV – Meios de Implementação Capítulo 35. Ciência para o desenvolvimento sustentável Capítulo 36. Promoção do ensino, da conscientização e do treinamento.

2 Capítulo 35 – Ciência para o desenvolvimento sustentável
O capítulo 35 concentra-se no papel e na utilização das ciências no apoio ao manejo prudente do meio ambiente e desenvolvimento diário e futuro da humanidade. As áreas de programa neste capítulo têm como objetivo apoiar as necessidades científicas específicas. Importância do Capítulo 35 Um dos papéis da ciência é oferecer informamos que permitem uma melhor formulação e seleção da política de meio ambiente e desenvolvimento no momento da tomada de decisão. “O primeiro passo para melhorar a base científica dessas estratégias é uma melhor compreensão da terra,dos oceanos,da atmosfera e da interdependência de seus ciclos hidrológicos,nutritivos e biogeoquímicos e de suas trocas de energia, que fazem parte do sistema Terra.”

3 Áreas de Programas – Capítulo 35
Fortalecimento da base científica para o manejo sustentável; Objetivos Atividades Meios de implementação($150 milhões/$30 milhões) Aumento do conhecimento científico; Meios de implementação($2 bilhões/$1,5 bilhões) Melhoria da avaliação científica de longo prazo; Meios de implementação($35 milhões/$18 milhões) Aumento das capacidades e potências científicas. Meios de implementação($750 milhões/$470 milhões)

4 Capítulo 36 – Promoção do ensino, da conscientização e do treinamento
O capítulo 36 concentra-se na formulação de propostas gerais sobre educação ambiental. Importância do Capítulo 36 O ensino, a conscientização pública e o treinamento estão vinculados a todas as áreas de programa da Agenda 21, principalmente daquelas que referem-se a satisfação das necessidades básicas, fortalecimento institucional e técnica, dados e informações, ciência e papel dos principais grupos.

5 Áreas de Programas – Capítulo 36
Reorientação do ensino no sentido de desenvolvimento sustentável; Objetivos Atividades Meios de implementação($8 a 9 bilhões/$3,5 a 4,5 bilhões) Aumento da consciência pública; Meios de implementação($1,2 bilhões/$110 milhões) Promoção do treinamento; Meios de implementação($5 bilhões/$2 bilhões)

6 Implementação A Lei Federal 9.795, de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. O Órgão Gestor desta política, por ela estabelecido (Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação) recria, em 2003, o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). O ProNEA adota, então, como uma de suas linhas de ação, a “Comunicação para a Educação Ambiental” e a descreve como: “produzir, gerir e disponibilizar, de forma interativa e dinâmica, as informações relativas à Educação Ambiental”.

7 Projeto Sala Verde O projeto Sala Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvida desde 2003 como resposta a contínua demanda por informações socioambientais produzidas pelo MMA. Salas Verdes são espaços interativos de informação, educação,formação e ação socioambiental, situados dentro de uma instituição, dedicados ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, e que tem como ferramenta a divulgação e a difusão de publicações sobre temas socioambientais, com suas várias potencialidades: ambientais,culturais,sociais,informacionais,pesquisa,comunicação e articulação.

8


Carregar ppt "Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google