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Normas para apresentação de projetos

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Apresentação em tema: "Normas para apresentação de projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Normas para apresentação de projetos
Mostra do Saber 2012

2 Disciplinas envolvidas: Biologia, Química e Física
Peso: 4,5 pontos no 2º T (1,5 pontos em cada disciplina) Período de Organização: Março a junho Data de realização da Mostra: 6 e 7 de Julho Local: Área de Convivência – Prédio B

3 JUSTIFICATIVA : Considerando que a Pesquisa Científica deve fazer parte do dia a dia da sala de aula, auxiliando o aluno a desenvolver seu conhecimento, vinculando o aprendizado teórico à prática e incentivando o desenvolvimento da produção científica, justifica-se esse projeto.

4 Desenvolver e estimular o gosto pela ciência;
OBJETIVOS GERAIS : Incentivar a utilização da investigação científica como instrumento de aprendizagem; Relacionando os conteúdos das disciplinas curriculares e o desenvolvimento de trabalhos práticos; Desenvolver e estimular o gosto pela ciência; Aproximar as demandas científicas do EM às exigências do Ensino Superior.

5 CRONOGRAMA DE TRABALHO
Mês : MARÇO/ABRIL Divulgação– De 19 a 23 de março. Inscrições – Exclusivamente pelo site do colégio de 26 a 30 de março .

6 INSCRIÇÕES: Grupo: 3 alunos de uma mesma turma. Atenção: O grupo deverá optar por uma das três disciplinas (Biologia, Física ou Química). Em cada turma serão disponibilizadas 5 vagas por disciplina, preenchidas por ordem de inscrição. Não havendo mais vagas na disciplina escolhida, o grupo deverá escolher outra no ato da inscrição.

7 Professor Orientador / Turmas
Disciplina Professor Orientador / Turmas Química (1° ANO) Débora (101,102,103 e 104) Mariele (105,106 e 107) Física Solon(101,102,103 e 104) Ronaldo(105,106 e 107) Biologia João Batista(101,102 e 103) Andréa(104,105 e 106) Marcus(107) (2° ANO) Viviane(201 e 202) Mara(203,204 e 205) Mariele(206 e 207) Berenice(201,202,203 e 204) Ronaldo(205,206 e 207) Maria Lúcia(201,202,203 e 204) Andréa(205,206 e 207)

8 MÊS: ABRIL Entrega de todos os pré-projetos Data: 16/4 a 18/4 Local: Lab. Química c/ Mariele (salas 426, 428 ou 430) Atenção: - O grupo deverá entregar o pré-projeto em uma pasta (pasta fina c/ elástico) de forma organizada. A pasta faz parte da avaliação. - Aos pré-projetos atrasados será atribuída nota zero, independentemente do motivo do atraso, visto que o grupo tem 3 integrantes e o prazo de entrega é de 3 dias.

9 PRÉ-PROJETO -Capa – Modelo no site em Marista virtual. -Título – Resumido, porém informar o conteúdo do projeto. -Sumário – listagem das etapas com as referidas páginas. -Justificativa – Texto ressaltando a importância do trabalho realizado. Ex.: Considerando que blá blablá blabá blabá , justifica-se este projeto. -Problema – Geralmente na forma de pergunta. -Objetivos – Geralmente na forma de itens. O que se pretende atingir ou demonstrar com o projeto. Ex.: - Observar - Verificar - Analisar -Hipóteses – Possíveis respostas ao problema.

10 PRÉ-PROJETO (cont.) -Revisão Bibliográfica – Texto PRÓPRIO fundamentado em livros, revistas, sites, etc. Nem meia, nem cinquenta páginas!!! -Metodologia(procedimentos) – Explicação detalhada de como será feito o trabalho. Ex.: Descrever a experiência ou anexar a ficha de coleta de dados e definir o público a ser consultado. Recursos Necessários - (Materiais e/ou humanos) -Referências Bibliográficas – Relação de livros, revistas, sites... utilizados no desenvolvimento do trabalho. - Anexos

11 MÊS: MAIO SEMAMA DE PROVAS – 17/5 a 25/5!!!
Orientação e devolução dos pré-projetos corrigidos: Em sala e horário a serem definidos e agendados com cada orientador no período de 2/5 a 9/5. Correções, desenvolvimento e execução do projeto: Todos os grupos executarão o projeto em Atividade extraclasse. A seleção ocorrerá somente após a finalização do projeto. SEMAMA DE PROVAS – 17/5 a 25/5!!!

12 MÊS: JUNHO Entrega do PROJETO Local: Lab. De Química para Mariele Datas: 13/6 a 15/6 Horários: das 8h às 12h e das 13h30min às 18h

13 MÊS: JUNHO Seleção para a Mostra Será feita pelos professores orientadores, respeitando o número máximo de 15 melhores trabalhos por série nas 3 disciplinas.

14 Como fazer um projeto científico investigativo?

15 Definida a abordagem, você terá escolhido a disciplina!!!
1º passo: Abordagem Você identifica um foco para a pesquisa, respondendo à pergunta “O que pretendo abordar?” A definição da abordagem pode surgir: de uma observação do cotidiano; da análise de revistas (Superinteressante, Veja, etc); da experiência profissional de seus familiares; de sua experiência escolar; do contato com especialistas no tema; de outros programas de pesquisa (continuar uma pesquisa já iniciada). Definida a abordagem, você terá escolhido a disciplina!!!

16 2º passo: Revisão Bibliográfica
Você deve investigar quem já pesquisou sobre o assunto que deseja tratar. Pode pesquisar em livros, jornais, revistas, sites, filmes e na própria comunidade na qual vive. A pesquisa bibliográfica é fundamental, pois definirá os contornos da questão a ser estudada e enriquecerá a investigação com novos dados e informações.

17 3º passo: Problema, justificativa e objetivos
Eles devem convencer os leitores da relevância do trabalho proposto. Por isso, é importante a realização de um pré-projeto para que o orientador leia o seu texto, antes de você iniciar a coleta de dados do trabalho. Você deverá escutar atentamente as observações e reformular o texto, se for necessário.

18 4º passo: Desenvolvimento da pesquisa (Metodologia):
Você pode começar definindo algumas hipóteses elaboradas a partir do problema e da pesquisa bibliográfica. Então, definir onde e como será realizado seu projeto.

19 5º passo: Análise de dados
-Converse com seu orientador sobre seus dados coletados. -Compare os seus resultados com outros trabalhos sobre o mesmo assunto que você pesquisou em sua Revisão Bibliográfica.

20 6º passo: Conclusão Nesta etapa, você deve explicitar se os objetivos da pesquisa foram atingidos, se as hipóteses ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. Deve ressaltar a contribuição de sua pesquisa para o problema apresentado, para seu próprio aprendizado e para a vida de sua comunidade, se for o caso.

21 Projeto Científico deve conter:
Capa Ver modelo no site do colégio. Não esqueça o nome do professor orientador, a disciplina escolhida e o título do projeto (provisório)

22 Sumário Resumo - O texto deverá conter, de forma sintética, a essência da proposta de pesquisa, o que o trabalho propõe: o início, meio e fim. -Texto entre 10 e 20 linhas, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas e o título em negrito.

23 Palavras-chave Palavras que indiquem a natureza ou objeto da pesquisa que não estão no título do projeto. Podem ser tiradas do resumo. Representam o conteúdo do texto. - Limite: três palavras-chave.

24 Justificativa Deve conter a importância do assunto a ser pesquisado e as vantagens e benefícios de sua abordagem. Ex.: Considerando que , justifica-se este projeto.

25 Problema Geralmente expresso através de uma pergunta. Objetivos O que se pretende atingir ou demonstrar com o projeto. Eles devem informar como a pesquisa irá ajudar a solucionar o problema. Ex.: - Observar - Verificar - Analisar

26 Hipóteses - São as possíveis respostas ao problema.
- Podemos ter várias hipóteses para um mesmo problema. - Durante a conclusão devemos expressar se as hipóteses foram ou não confirmadas e os possíveis porquês.

27 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Pesquisa contendo uma síntese de tudo que foi encontrado sobre o assunto em revistas, jornais, livros, sites, etc. - O que já foi tratado sobre o assunto por outros autores. - Constitui-se a fundamentação teórica do trabalho. Ex.: Segundo fulano

28 Metodologia (procedimentos)
- Detalhamento das tarefas que serão (no pré-projeto) ou foram (no projeto) realizadas. - Um bom procedimento é escrito quando quem lê pode repeti-lo e realizar o projeto. - É o “passo a passo” do projeto.

29 - Deve deixar claro quais serão os instrumentos de coleta de dados (questionários para pesquisa com pessoas, entrevistas, visitas, experimento em laboratório), como e quando será feito. - Se for uma pesquisa de campo, especificar a população (universo da pesquisa), a amostragem e a forma como pretende tabular e analisar as informações.

30 -Todos esses elementos devem responder adequadamente ao problema, ao teste das hipóteses e permitir a realização dos objetivos da pesquisa propostos previamente. - Duas qualidades são fundamentais na coleta de dados e informações: a paciência e a persistência. CUIDADO – Utilize o tempo verbal correto!! Exemplo: Faremos (pré-projeto) Fizemos (projeto)

31 Resultados -Apresentação de dados coletados durante as diversas etapas do projeto sob a forma de tabelas e/ou gráficos. -Seu resultado DEVE incluir fotos SIGNIFICATIVAS do projeto.

32 Análise de Dados -É a relação entre os dados coletados no projeto e os dados apresentados por outros autores na revisão bibliográfica. -É aqui que se tenta explicar os resultados obtidos. É importante discutir seus resultados com seu orientador. -Pode ser apresentada com os RESULTADOS ou separada deles, como você preferir.

33 Conclusão -É o desfecho do trabalho. -Mostra a todos os conhecimentos adquiridos com a investigação realizada. -Deve conter as possíveis respostas ao problema, confirmando ou refutando suas hipóteses.

34 Referências Bibliográficas Anexos
-Fotos, fichas de entrevistas preenchidas, etc


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