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Filantropia: Empresas Comunitárias

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Apresentação em tema: "Filantropia: Empresas Comunitárias"— Transcrição da apresentação:

1 Filantropia: Empresas Comunitárias
Prof. Franthiesco Ballerini

2 Conceitos - Filantropia
Filantropia significa humanitarissmo, é um sentimento que faz com que os indivíduos ajudem outras pessoa. É um termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, de fazer caridade, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro etc. O termo filantropia foi criado por um imperador romano, no ano de 363, pois achava que filantropia era característica de uma de suas atividades, como sinônimo de caridade, com o objetivo de ajudar as pessoas. A filantropia acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGs (Organizações Não-Governamentais), comunidades, pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente.

3 Conceitos - Filantropia
O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing. Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo serem praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

4 Conceitos - Cidadania Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (deputados e senadores). A Constituição consolidou a democracia, após os anos da ditadura militar no Brasil. A cidadania está relacionada com a participação social, porque remete para o envolvimento em atividades em associações culturais (como escolas) e esportivas.

5 Conceitos - Cidadania Deveres do cidadão
Votar para escolher os governantes; Cumprir as leis; Educar e proteger seus semelhantes; Proteger a natureza; Proteger o patrimônio público e social do País.

6 Conceitos - Cidadania Direitos do cidadão
Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros; O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu; Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na cidade; O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso; Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros; Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros; Em tempo de paz,qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do pais, obedecendo a lei feita para isso.

7 Conceito - Voluntariado
O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral. Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

8 Conceito – Responsabilidade Social
Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para umasociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos. Existem diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação as organizações.

9 Conceito – Responsabilidade Social
Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação. Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em1906, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista, e foi somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, começaram a surgir associações de profissionais interessados em estudar o tema, e somente a partir daí a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.

10 Responsabilidade Social Corporativa
Existe também a responsabilidade social corporativa, que é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio- ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo. Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.

11 Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. As empresas de hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social demonstrada.

12 Ética empresarial A empresa deve se desenvolver de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes e os valores da organização, tornem-se parte de sua cultura.

13 Ética empresarial Ambiente ético  Confiança de clientes e funcionários  Compromisso dos empregados para com a empresa  Satisfação do cliente  Qualidade da empresa  Lucro

14 Empresa ética A organização para ser classificada como ética, precisa:
Não se envolver em subornos e chantagens de governos, de fornecedores e de outros, para tomar decisões; Assumir responsabilidades pelas tomadas de decisões; Suas decisões, conscientemente, não deverão ser abusivas em relação ao “outro”.

15 Responsabilidades Uma empresa ética desenvolver seu compromisso ético através de: Códigos de Conduta Ética; Ações de responsabilidade social; Cumprimento de contratos; Obediência as Leis e Liderança Democrática.

16 Liderança ética Para que a liderança se exerça com ética, é preciso:
conhecer as pessoas lideradas, saber onde, como o porque se quer chegar, e intervir quando conveniente. O líder ético faz que seus seguidores o sigam com liberdade e bom senso, e não por medo.

17 Ética com colaboradores
Na contratação  clareza e respeito sem discriminação no processo de seleção; Durante a prestação do serviço  transparência, honestidade e reconhecimento; No desligamento  respeito e justiça.

18 Ética com consumidores
Oferecer produtos e serviços de qualidade; Trazer informações adequadas e claras sobre os produtos; Cumprir prazos; Fornecer garantia; Reparar os danos quando necessário;

19 Ética com a sociedade Praticar ações de responsabilidade social;
Respeitar o meio ambiente; Gerar empregos; Pagar impostos; Ser transparente.

20 Ética com o governo e fornecedores
Lançar corretamente entradas e saídas; Pagar seus impostos; Não propor propina; Emitir notas fiscais. Cumprir seus contratos; Honrar os pagamentos.

21 10 mandamentos da empresa ética
1. Não divulgarás propaganda enganosa 2. Não farás espionagem industrial 3. Não assediarás sexualmente 4. Não apadrinharás 5. Tratarás os funcionários com respeito 6. Honrar cliente e fornecedor 7. Não subornarás 8. Não poluirás 9. Não fraudarás 10.Não discriminarás

22 Cases – Johnson&Johnson
No início dos anos 80, nos EUA a empresa foi notificada de que 7 pessoas, em Chicago, haviam morrido envenenadas por um de seus produtos, o Tylenol, imediatamente a J&J, recolheu o medicamento – cerca de 32 milhões de embalagens no pais, reduzindo seu faturamento mensal em 88% ;de US$33 milhões, baixou para US$4 milhões. Assumiu a responsabilidade pelas vítimas, indenizando-as junto aos seus parentes e familiares, desembolsou US$100 milhões com a parte fiscal de devolução dos remédios e gastou US$150 milhões em publicidade para recuperar o mercado perdido, obtendo enorme sucesso 2 anos depois do incidente.

23 Cases - Epson A Seiko Epson Corporation anunciou os resultados de uma investigação interna que apontou que executivos maquiaram resultados da subsidiária brasileira em 42 milhões de dólares desde Após perceberem o erro nos balanços da companhia, três funcionários da Epson Brasil inventaram números "para proteger suas posições". O lucro além do registrado é resultado de manipulações nos balanços durante oito anos fiscais, incluindo o atual. A companhia culpa a falta de interesse das administrações e a fragilidade dos processos que permitiram as fraudes e a manipulação de dados. Para acalmar seus acionistas, a Epson afirmou que implementará políticas mais rígidas para elaboração de balanços financeiros.

24 Made in China "Made in China". Essas palavras estão se tornando o pesadelo dos marqueteiros. Após gigantescos recalls de brinquedos, sustos com pastas de dente contaminadas e incidentes com ração envenenada para bichos de estimação, os consumidores estão pensando mais antes de comprar itens produzidos na China. De fato, uma pesquisa com profissionais de administração e marketing do mundo todo mostra que 69% dos consultados consideraram que a frase "Made in China" prejudica as principais marcas. A palavra mais associada a produtos chineses? "Barato". Fazendo uma previsão conservadora, "levará cinco anos antes de as pessoas deixarem de temer o ´Made in China´", observa Jonathan Chajet, diretor de estratégia na Ásia-Pacífico da consultoria Interbrand, que elaborou a pesquisa para a "BusinessWeek". Isso cria grandes desafios para os exportadores chineses, mesmo os que estão bem distantes dos setores de brinquedos e alimentos. Na pesquisa, com 569 consultados fora da China, a Interbrand descobriu que os recalls deste ano representaram um sério golpe para as marcas chinesas. Embora os pesquisados tenham dito que os produtos chineses tem um "bom valor", poucos os consideraram "seguros", de "alta qualidade", "prestigiosos" ou "luxuosos". Por outro lado, algumas marcas chinesas começam a ser reconhecidas além do continente. A Interbrand sondou o reconhecimento de 28 marcas chinesas e analisou as que têm mais chances de chegar ao cenário global. As cinco consideradas mais "sérias e reconhecíveis" foram a Lenovo, de computadores; a cervejaria Tsingtao; a fabricante de eletrodomésticos Haier; a Huawei, de telecomunicações e a montadora Chery. Essas empresas "querem reescrever as regras de seus setores - para ir além da China", diz Chajet. As vendas externas dessas cinco empresas estão em alta e várias lançaram campanhas de marketing mundiais. A Lenovo, por exemplo, alardeia seus produtos em acordos de patrocínio dos Jogos Olímpicos. Mas a sorte dessas empresas agora estará ligada à imagem dos produtos do país e aos esforços de autoridades para limpar a reputação da China. Por mais algum tempo, o "Made in China" poderá ser mais um insulto do que uma aprovação.(Tradução de Sabino Ahumada)

25 Bancos Suíços Os bancos suíços construíram uma reputação de confiabilidade com base na preservação do sigilo sobre suas contas secretas, para proteger a identidade e o patrimônio do cliente. Durante muito tempo, os bancos suíços foram admirados por essa ética, até ficar evidente que os clientes nem sempre eram respeitáveis. Traficantes de drogas, ditadores e nazistas haviam escondido nas famosas contas secretas muito dinheiro ganho de maneira ilícita. Os bancos continuaram insistindo em sua política, enquanto aumentavam as pressões internacionais em rastrear a lavagem de dinheiro das drogas, ou recuperar o que havia sido roubado pelos ditadores e nazistas. Demorou, mas as autoridades suíças concordaram em revelar a origem dos depósitos.

26 Exercício Em grupos, buscar cases recentes envolvendo ética empresarial, para reflexão em sala de como a empresa resolveu o caso e como isso gerou consequências para o consumidor, governo e para a própria empresa.


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