A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-726 Estruturação de Problemas Semestre

2 Colaboração de Paloma Ribeiro
Aula 04 Multimetodologia 09 de novembro 2012 Colaboração de Paloma Ribeiro

3 EMENTA PO Soft e Estruturação de Problemas SODA: Strategic Options Development and Analysis SCA: Strategic Choice Approach SSM: Soft Systems Methodology Multimetodologia Facilitated Modelling

4 Capítulos de Multimetodologia Cap 13 Cap 14
Bibliografia Básica ROSENHEAD J. and MINGERS J. Rational Analysis for a Problematic World: Problem Structuring Methods for Complexity, Uncertainty and Conflict, 2nd edition, John Wiley & Sons, 2001 Capítulos de Multimetodologia Cap 13 Cap 14

5 INTRODUÇÃO Multimetodologia é a combinação de mais de uma metodologia dentro de uma intervenção particular. ( Mingers e Gill (1997). A multimetodologia pode ser caracterizada pelo uso em conjunto de metodologias hard com hard, hard com soft ou soft com soft.

6 USO DA MULTIMETODOLOGIA
O uso da multimetodologia se dá devido à complexidade do problema a ser estudado. Cada método, seja da PO soft ou PO hard, foi desenvolvido para resolver um tipo de problema, portanto é possível dividir um problema em partes e abordá-lo com diferentes métodos. PROBLEMA Método 1 Método 2 Método 3 Método 4

7 MÉTODO MAIS INDICADO/ MELHOR DESEMPENHO
Através da multimetodologia se reúne os métodos que apresentam o melhor desempenho em cada etapa da abordagem do problema. Método 1 Método 2 Método 3 Método 4 MÉTODO MAIS INDICADO/ MELHOR DESEMPENHO

8 USO DA MULTIMETODOLOGIA
Os métodos soft foram desenvolvidos como uma alternativa ou complemento da maneira hard de fazer planejamentos e solucionar problemas. O uso de um único método para estudar um problema complexo pode trazer a perda de informações relevantes para a proposta de solução, mas a combinação de métodos quantitativos e qualitativos pode fornecer uma compreensão ampla do problema, e consequentemente trazer uma solução mais completa.

9 RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT
Pidd (2004) apresenta três pontos de vista sobre como metodologias hard e soft se relacionam: a) como completamente distintos e incomensuráveis; b) como forma de alimento uns dos outros de maneira pragmática e eclética, ou c) onde abordagens soft são vistas em concordância com abordagens hard.

10 RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT
Figura: Relacionamento entre metodologias Hard e Soft. Fonte:Pidd (2004)

11 MUNDO MULTIDIMENSIONAL

12 INTERVENÇÃO COMO UM PROCESSO

13 INTERVENÇÃO COMO UM PROCESSO

14

15

16

17 APLICAÇÃO NA COLOMBIA.PDF

18 RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT
É importante entender que existem problemas onde o uso somente da PO hard já é suficiente para resolvê-lo, da mesma forma que existem problemas onde a PO soft sozinha é suficiente. PO soft PO hard Problema de estruturação Problema de localização simples

19 RELACIONAMENTO ENTRE METODOLOGIAS HARD E SOFT
A multimetodologia trabalha sob o ponto de vista onde o problema tem alta complexidade e o uso de uma única metodologia pode não ser suficiente. Pidd (2004) argumenta que abordagem “pura” de hard ou soft só acontece em casos de problemas de características extremamente hard ou soft, mas a maioria dos problemas se encontra no meio termo.

20 PARADIGMAS Rosenhead e Mingers (2004) explicam que existe a convenção de chamar de paradigmas as combinações particulares de suposições que os métodos apresentam, ou seja, um paradigma é uma elaboração que especifica um conjunto geral de filosofias adotadas. De acordo com Kotiadis e Mingers (2006) é possível utilizar mais de uma metodologia, ou combinar partes de metodologias de diferentes paradigmas, dentro de uma única intervenção.

21 COMBINAÇÕES DE MÉTODOS
A maioria das abordagens multimetodológicas apresenta a aplicação dos métodos em série, partindo de uma metodologia soft para uma hard, onde inicialmente o ambiente está indefinido, ficando mais claro conforme o problema vai avançando nas etapas da metodologia. Problema PO SOFT PO HARD Solução Objetivos definidos Ações escolhidas Variáveis conhecidas Etc. Definição de objetivos Planejamento Estruturação Etc.

22 COMBINAÇÕES DE MÉTODOS
O modelo paralelo de multimetodologia envolve o uso de metodologias hard e soft ao mesmo tempo. A combinação paralela de metodologias pode oferecer benefícios significativos em ambientes de constante mudança (POLLACK, 2009). PO SOFT PO HARD Os benefícios estão relacionados com a facilidade de incluir no estudo as mudanças que ocorrerem ao longo do período. Problema Solução

23 COMBINAÇÕES DE MÉTODOS
Figura: Multimetodologia em série e em paralelo Fonte: Adaptado de Miles (1988) apud Pollack (2009)

24 COMBINAÇÕES DE MÉTODOS
A partir da aplicação de metodologias em série ou em paralelo variam outras formas de multimetodologia. A maneira como são empregados os métodos é chamada de arranjo de multimetodologia. A combinação de partes em série e em paralelo resulta em alguns casos na dominância de uma metodologia sobre a outra, conhecida como arranjo dominante.

25 COMBINAÇÕES DE MÉTODOS
A forma como as metodologias são aplicadas e se relacionam, pode trazer a sobreposição em determinadas etapas, com seus diferentes paradigmas ocasionando o tipo de arranjo multimetodológico. O mesmo pensamento de combinação de metodologias também pode ser levado para outros níveis dentro da organização, caracterizando o tipo de arranjo multinível.

26 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES
Fonte: Adaptado de Mingers (2001).

27 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES

28 CONCLUSÕES A multimetodologia é cada vez mais usada pelos benefícios que vem apresentando em suas aplicações. A combinação de metodologias trouxe maior flexibilidade e confiabilidade para os tomadores de decisão abordarem seus problemas, principalmente a aplicação de PO soft com hard.

29 CONCLUSÕES Antes da PO soft, dava-se muita ênfase apenas aos dados analíticos, e agora o fator humano e subjetivo passaram a ser incluídos no levantamento dos dados, e na forma de abordagem dos problemas, possibilitando variáveis qualitativas importantes serem incorporadas no modelo de solução.

30 CONCLUSÕES A PO soft e hard podem ser vistas como complementos uma da outra, cada uma sendo aplicada de forma a contribuir para o sucesso da outra. A multimetodologia é a maneira mais indicada para resolver problemas complexos.

31 REFERÊNCIAS KOTIADIS, K.; MINGERS, J. (2006). Combining PSMs with hard OR methods: the philosophical and practical challenges. Journal of the Operational Research Society, v. 57,856 – 867. MILES, R. (1988). Combining ‘soft’ and ‘hard’ systems practice: Grafting or embedding? Journal of Applied Analysis.V. 15, 55–60. MINGERS, J. (2001). Combining IS research methods: towards a pluralist methodology. Information Systems Research, v. 12, 240–259. MINGERS, J.; GILL, A. (1997) Multimethodology: Theory and Practice of Combining Management Science Methodologies. John Wiley & Sons, Chichester, UK. PIDD, M. (2004).Complementarity in systems modelling. In: Pidd M (ed.). Systems Modelling:Theory and Practice. John Wiley & Sons, Chichester, 1–222. POLLACK, J. (2009).Multimethodology in series and parallel: strategic planning using hard and soft OR. Journal of the Operational Research Society, v. 60, 156 –167. ROSENHEAD, J.; MINGERS, J. (2004). Análisis Racional Reestudiado para um Mundo problemático. Dirección de Artes Gráficas Del Ministerio de La Defensa. Venezuela.

32 ARTIGO 1 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 9 LETICIA E CIA
ARTIGO 1 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 9 LETICIA E CIA. QUESTÕES GRUPO 4 FABIO E CIA.

33 ARTIGO 2 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 2 ALVARO E CIA
ARTIGO 2 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 2 ALVARO E CIA. QUESTÕES GRUPO 5 MAIKRO E CIA.

34 ARTIGO 3 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 6 FULLGRAF E CIA
ARTIGO 3 A SER APRESENTADO PELO GRUPO 6 FULLGRAF E CIA. QUESTÕES GRUPO 5 MAIKRO E CIA.


Carregar ppt "INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google