A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 3 Processo de leitura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 3 Processo de leitura."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 3 Processo de leitura

2 3.1 Leitura Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, eleger, escolher; Não basta ler indiscriminadamente, é preciso saber ler. A leitura é válida somente quando assimilida.

3 3.2 Importância da leitura
Imprescindível em qualquer tipo de investigação científica 1) Um meio eficaz para o aprofundamento dos estudos; 2) Aquisição de cultura geral

4 Natureza da Leitura 1) Entretenimento ou distração – periódicos e obras literárias; 2) Cultura geral ou informativa – jornais e revistas; 3) Aproveitamento ou formativa – livros e revistas especializados.

5 Para Vega (1969:26) a leitura implica quatro operações:
Reconhecer – entender o significado dos símbolos gráficos utilizados no texto; Organizar – entrosar o significado das palavras na frase, nos parágrafos, nos capítulos; Elaborar – estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato e original dos símbolos gráficos utilizados no texto; Valorar – aferir os dados da leitura com os meios ideais, conceitos e sentimentos, a fim de aceitar ou refutar afirmações ou supostas verdades. Objetiva mostrar como o texto foi organizado pelo autor permitindo uma visualização global de sua abordagem. Devem-se buscar: esclarecimentos para o melhor entendimento do vocabulário, conceitos empregados no texto e informações sobre o autor;

6 O que se deve ler Quem estuda um texto tem por objetivo aprender algo, rever detalhes ou buscar respostas para certas indagações (Gagliano, 1979:73)

7 A introdução ou prefácio
O primeiro passo na busca de material para leitura, comum a todos os leitores, consiste na identificação do texto que se tem pela frente. Deve ler: O título A data de publicação A ficha catalográfica A orelha O índice ou sumário A introdução ou prefácio A bibliografia do tema, o alcance de suas conclusões. E, ainda, fazer uma apreciação pessoal das idéias defendidas.

8 Os livros podem ser úteis para leituras ou para consultas.
Deve-se ainda olhar uma ou outra página,para saber que tipo de abordagem fez o autor. Se a obra for de interesse, assinale a sua futura utilização. Os livros podem ser úteis para leituras ou para consultas.

9 Seleciona-se dois tipos de obras: as que podem ajudar nos estudos, em face dos conhecimentos técnicos e atualizados; e as que oferecem subsídios para a elaboração de trabalhos científicos.

10 Como se deve ler Leitura proveitosa: Atenção Intenção Reflexão
Espírito crítico Análise Síntese Velocidade

11 Regras elementares para a leitura
Jamais realizar uma leitura de estudo sem um propósito definido; Reconhecer sempre que cada assunto, cada gênero literário requer uma velocidade própria de leitura;

12 Regras elementares para a leitura
3) Entender o que se lê; 4) Avaliar o que se lê; 5) Discutir o que se lê; 6) Aplicar o que se lê. (Gagliano, 1979:71-72)

13 Defeitos a serem evitados
1) Dispersão do espírito; 2) Inconstância; 3) Passividade; 4) Excessivo espírito crítico; 5) Preguiça; 6) Deslealdade.

14 3.3 - Leitura prévia, informativa, analítica e crítica

15 Análise textual: Preparação do texto para a leitura. Requer o levantamento esquemático da estrutura redacional do texto. Objetiva mostrar como o texto foi organizado pelo autor permitindo uma visualização global de sua abordagem. Devem-se buscar: esclarecimentos para o melhor entendimento do vocabulário, conceitos empregados no texto e informações sobre o autor;

16 Para a análise do texto precisamos:
1) Aprender a ler, a ver; a escolher o mais importante dentro do texto; 2) Reconhecer a organização e estrutura de uma obra ou texto; 3) Interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos e vocabulários; 4) Chegar a níveis mais profundos de compreensão;

17 7) Encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias;
5) Reconhecer o valor do material, separando o importante do secundário ou acessório; 6) Desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas; 7) Encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; 8) Perceber como as idéias se relacionam; 9) Identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

18 Análise temática: É a compreensão da mensagem do autor. Requer a procura de respostas para algumas questões. de que trata o texto? Qual o objetivo do autor? Como o tema está problematizado? Qual a dificuldade a ser resolvida? Que posições o autor assume? Que idéias defende? O que quer demonstrar? Qual foi o seu raciocínio, a sua argumentação? Qual a solução ou a conclusão apresentada pelo autor?;

19 Análise interpretativa:
É a interpretação da mensagem do autor. Requer análise dos posicionamentos do autor situando-o em um contexto mais amplo da cultura filosófica em geral. Deve-se fazer avaliação crítica das idéias do autor observando a coerência e validade de sua argumentação, a originalidade de sua abordagem, a profundidade no tratamento do tema, o alcance de suas conclusões. E, ainda, fazer uma apreciação pessoal das idéias defendidas.

20 3.4 RESUMOS Resumo é a apresentação condensada dos pontos relevantes de um texto. No resumo você deve ressaltar de forma clara e sintética a natureza e o objetivo do trabalho, o método que foi empregado, os resultados e as conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. O conteúdo de um resumo deve contemplar o assunto ou os assuntos tratados de forma sucinta, o objetivo do trabalho, o método ou os métodos empregados, como o tema foi abordado e suas conclusões.

21 Os resumos devem vir sempre acompanhados da referência da publicação.
Você deve elaborar os resumos de acordo com a NBR6028 (NB88) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (1990), que define as regras para sua redação e apresentação. Os resumos devem vir sempre acompanhados da referência da publicação.

22 Requisitos de um Resumo
Concisão: a redação é concisa quando as idéias são bem expressas com um mínimo de palavras. Precisão: resultado das seleções das palavras adequadas para expressão de cada conceito. Clareza: característica relacionada à compreensão. Significa um estilo fácil e transparente.

23 A leitura do resumo deve permitir:
Conhecer o documento; Determinar se é preciso ler o documento na íntegra.

24 Informativo: Contém as informações essenciais apresentadas pelo texto.
Tipos de resumos Informativo: Contém as informações essenciais apresentadas pelo texto. Indicativo ou Descritivo: Não dispensa a leitura do texto completo. Apenas descreve a natureza, a forma e o objetivo do documento. Crítico: Informa sobre o conteúdo do trabalho e formula julgamento sobre ele. Não existe padronização. É subjetivo, pois depende de interpretação. O seu resultado é produto do repertório particular de conhecimentos de quem o está elaborando.

25 Praticando... Seção 1 a 8 – Páginas 15 a 54 – Livro: Resumo. Anna Rachel Machado (Coord.), Eliane Gouvêa Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 (Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos; 1).


Carregar ppt "Unidade 3 Processo de leitura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google