A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medidas, bem medidas Prof.: Joni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medidas, bem medidas Prof.: Joni."— Transcrição da apresentação:

1 Medidas, bem medidas Prof.: Joni

2 O que é medição? Medição é a atividade de comparar uma quantidade com um padrão pré-definido. Através da medição o homem pode expressar numericamente qualidades de um objeto ou fenômeno. Sem a medição, o homem fica refém de conceitos como "grande/pequeno", "forte/fraco", "largo/fino", etc; porém, com a medição, o homem pode raciocinar com mais precisão acerca das referidas qualidades. O ato de medir envolve essencialmente a existência de unidade de medida que são os comparativos usados na medição. Envolve também a existência de instrumentos de medição que graduados de acordo com a unidade de medida em questão, fornecem com variados graus de precisão a medida desejada.

3 Como fazia os povos antigos para medir?
As unidades de medição primitivas eram formadas por partes do corpo: pé, mão, dedo etc. No século XII, o rei Henrique I da Inglaterra fixou a Braça e a Jarda.

4 Algumas dessas medidas-padrão continuam sendo empregada até hoje.
1 polegada = 2,54 cm 1 pé = 30,48 cm 1 jarda = 91,44 cm

5 O Antigo Testamento da Bíblia é um dos registros mais antigos da história da humanidade. E lá, no Gênesis, lê-se que o Criador mandou Noé construir uma arca com dimensões muito específicas, medidas em côvados. O côvado era uma medida-padrão da região onde morava Noé, e é equivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm.

6 Os egípcios usavam a distância chamada cúbito, que ia do cotovelo à ponta do dedo médio. Mas o resultado era confuso, porque essa medida variava de pessoa para pessoa. Assim, passaram a usar como padrão barras de pedras moldadas com base em um cúbito predeterminado.  Como eram pesadas, foram substituídas por barras de madeira; depois, os egípcios passaram a utilizar cordas com nós a intervalos correspondentes àquele cúbito.  Graças a essas adaptações puderam medir grandes distâncias.       A fita métrica que conhecemos tem sua origem nesses instrumentos egípcios.

7 O Sistema Internacional
O SI estabelece uma única unidade de medida para cada grandeza, seja ela fundamental, seja derivada. Entende-se por grandeza fundamental ou de base uma grandeza funcionalmente independente da outra. Uma grandeza derivada é definida a partir de uma grandeza fundamental.

8

9

10 Grafia dos nomes das unidades
Quando escritos por extenso, os nomes de unidades começam por letra minúscula, mesmo quando têm o nome de um cientista. Exemplo: metro, segundo, ampere, kelvin Exceção: Celsius A respectiva unidade pode ser escrita por extenso ou representada pelo seu símbolo, não sendo admitidas combinações de partes escritas por extenso com partes expressas por símbolo. Exemplo: quilograma ou kg, newton ou N Nota: o símbolo de uma unidade é maiúscula apenas quando for nome de pessoa.

11 O Plural das Grafias Quando pronunciado e escrito por extenso, o nome da unidade vai para o plural. Exemplo: 5 newtons; 150 metros; 1,2 metros quadrados; 10 segundos. Os símbolos das unidades nunca vão para o plural Exemplo: 5N; 150 m; 1,2 m2; 10 s.

12 Os símbolos das unidades
Os símbolos são invariáveis, não sendo admitido colocar, após o símbolo: ponto de abreviatura, "s" de plural, sinais, letras ou índices. Multiplicação: pode ser formada pela justaposição dos símbolos se não causar anbigüidade (VA, kWh) ou colocando um ponto ou “x” entre os símbolos (m.N ou m x N) Divisão: são aceitas qualquer das três maneiras exemplificadas a seguir: W/(sr.m2) W.sr-1.m-2 W sr.m2

13 Grafia dos números e símbolos
Em português o separador decimal deve ser a vírgula. Exemplo: 5,2 m (certo) 5.2 (errado) Os algarismos que compõem as partes inteira ou decimal podem opcionalmente ser separados em grupos de três por espaços, mas nunca por pontos. Exemplo: 0,000 1km m2 O espaço entre o número e o símbolo é opcional. Exemplo: 5,2 m (certo) 5.2 m (certo)

14 Alguns enganos Errado Correto Km, Kg  a grama 2 hs, 15 seg 80 KM
um Newton Correto km, kg m o grama 2 h, 15 s 80 km/h 250 K um newton

15 Outros enganos

16

17 Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 2 - (slide 17/46)

18

19


Carregar ppt "Medidas, bem medidas Prof.: Joni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google