A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Geográfica: Planejamento e Implementação de uma Aplicação
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG (Engenheira Civil, Mestre em Arquitetura, Doutora em Recursos Naturais)

2 Conteúdo Aquisição de Dados Modelagem Conceitual Modelagem Espacial
Dados espaciais Dados não espaciais Modelagem Conceitual Modelagem Espacial Pré-processamento Desenvolvimento do Modelo Implementação Avaliação de resultados

3 Aquisição de Dados Exemplos de dados em Geoprocessamento Mapas
Tabelas (planilhas) Imagens de Satélite Fotos Aéreas Cadastros Multifinalitários Relatórios Textos ...

4 Aquisição de Dados Os dados podem ser: Analógicos
Ex: relatórios impressos, livros, fichas cadastrais, etc; Digitais Ex: disponíveis na internet, cd´s, dvd´s, etc; Empíricos Ex: consultas a especialistas, ponderações, etc; ...

5 Aquisição de Dados Cartografia impressa e digital
¨A informação geográfica é tudo aquilo que se refere a determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou ao seu modelo simplificado o mapa. Informação espacial00 é tudo aquilo que se refere a um determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou a seu modelo simplificado.

6 Aquisição de Dados GPS Topografia Sensoriamento Remoto
Aerofotogrametria Sensoriamento Remoto ¨A informação geográfica é tudo aquilo que se refere a determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou ao seu modelo simplificado o mapa. Informação espacial00 é tudo aquilo que se refere a um determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou a seu modelo simplificado.

7 Aquisição de Dados Fontes de dados para geoprocessamento:
Órgãos Públicos Instituições de Pesquisa e Ensino Internet: ...

8 Aquisição de Dados Todos os dados relevantes devem ser reunidos, independentes de seus formatos e tipologias; A informação a ser coletada depende diretamente do problema a ser solucionado ou das decisões a que se pretende dar suporte com o SIG; Nesta fase, órgãos e instituições públicos e privados podem ser consultados, bem como publicações que apresentem algum tipo de informação relevante; Especialistas também podem ser consultados e suas observações sobre os dados armazenadas;

9 Modelagem Conceitual Modelo = simplificação da realidade;
Modelo Conceitual = representação semântica de um problema; Independe de um software específico; Sua intenção é facilitar a real compreensão do problema; A modelagem conceitual dos dados em um SIG auxilia na tomada de decisão, pois funciona como um “filtro” que ajuda a extrair a informação relevante a partir de um grande e complexo volume de dados (Burrough et al., 1996).

10 Modelagem Conceitual Representação esquemática de uma informação gerada em um SIG (adaptado de Burrough et al., 1996)

11 Modelagem Espacial Pré-processamento
Escolha da ferramenta computacional; Conversão e compatibilização de formatos, unidades, sistemas de coordenadas, resoluções e escalas; Desenvolvimento do Modelo Representação esquemática do problema Simulação da Implementação Implementação

12 Pré-processamento Modelagem Espacial
Escolha da ferramenta computacional: Capacidade instalada Custos Funcionalidade Objetivos Várias possibilidades: freewares, pacotes comerciais, etc. Exemplos: ArcGIS, Mapinfo, Geomedia, Idrisi, Spring, Grass, TerraView,etc.

13

14

15

16

17 Pré-processamento Modelagem Espacial
Dados oriundos de diferentes mídias Definição do formato mais adequado de armazenamento (vetor ou raster); Único sistema de referência espacial (ou georeferência); Compatibilização de unidades de medida, escala e resolução espacial (no caso de dados raster), etc; Verificação de possibilidades de entrada/saída de dados entre outros programas e o SIG.

18 Modelagem Espacial Desenvolvimento do Modelo
USO DO SOLO VAZIOS URBANOS Selecionar Lotes que não estão ocupados VIAS DE ACESSO RUAS NÃO PAVIMENTADAS Selecionar as ruas não pavimentadas Overlay ÁREAS PERMEÁVEIS Exemplo de modelagem espacial (ou cartográfica) para a obtenção de mapa de áreas permeáveis em uma área urbana.

19 Modelagem Espacial Implementação Fase final da modelagem;
É de fundamental importância o domínio das ferramentas computacionais a serem utilizadas; Flexibilidade da ferramenta=dinamismo e agilidade da implementação

20 Exemplo da implementação (simplificado) da modelagem espacial anterior


Carregar ppt "Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google