A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seleção Natural Evolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seleção Natural Evolução."— Transcrição da apresentação:

1 Seleção Natural Evolução

2 Carlos Linneu, ( ) Dedicado à botânica e à física, tem como grande contribuição a criação da taxonomia, ciência que trata da classificação dos seres vivos. “Systema Naturae”; Fixista ( número de espécies existentes são os mesmos desde a sua criação ); Geração espontânea;

3 Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Cavalheiro de Lamarck ( 1774 – 1829 )
Zoologista e botânico francês, nascido em Bazantin, um dos pioneiros na formulação das teorias da evolução biológica. Filosofia Zoológica (1809) Leis: 1. Adaptação ao meio; 2. Lei do Uso e desuso; 3. Hereditariedade dos caracteres adquiridos.

4 Exemplo Segundo Lamarck, as girafas teriam, a princípio, pescoços curtos e viveriam em ambientes onde a vegetação rasteira era relativamente escassa.

5 Quem foi Charles Darwin?
( 1809 – 1882)

6 Dados biogeográficos :
Darwinismo Dados biogeográficos :

7 Dados biogeográficos :
As ilhas Galápagos, localizadas a 1000 km da América do Sul, no Oceano Pacífico, propriedade do Equador e Patrimônio da Humanidade, apresentam uma fauna e flora peculiares. Darwin observou que haviam variedades dentro de cada espécie, distribuídas cada uma em sua ilha.

8 Darwinismo Colaboradores

9 Colaboradores Thomas Malthus ( 1766-1834, sociólogo)
“ população humana tende a crescer para além das possibilidades do meio, cresce exponencialmente, geometricamente , enquanto que os recursos alimentares crescem em progressão aritmética” Livro sobre as populações, afirma que muitas espécies produzem um grande nº de descendentes, mas apenas alguns poucos sobrevivem. Alfred Russel Wallace( , cientista) Obra “A tendência das variedades de se afastarem indefinidamente do tipo original”

10 Darwinismo Seleção natural

11 Seleção natural: O conceito que verdadeiramente caracteriza a teoria da evolução de Darwin; Este sugere que em cada geração uma parte dos indivíduos de uma população são eliminados porque estabelecem entre eles uma "Luta pela sobrevivência" devido à competição pelo alimento, refúgio, espaço e fuga aos predadores; Deste modo sobrevivem os que melhor se adaptarem ao meio’. Os indivíduos mais aptos transmitem essas características à descendência.

12 Resumo da origem das espécies, 1859
FATOS CONSEQUÊNCIAS Rápido aumento na pop. Luta pela vida. Luta pela vida, uso da Herança. Sobrevivência do mais apto:seleção natural Sobrevivem indivíduos diferentes em meios diferentes: origem das novas espécies Seleção Natural - Variação do meio

13 Exemplo Segundo Darwin, a explicação para a evolução do pescoço das girafas se deve ao fato de que já existiam girafas que apresentavam pescoço com tamanhos diferentes, havendo, portanto, variação nessa característica.

14 Pontos Positivos Pontos Negativos
Darwinismo Pontos Positivos Pontos Negativos

15 Pontos Positivos e Negativos
Atitude científica correta, observação da natureza, elaborando o conceito da seleção natural; Estabeleceu que todas as espécies, incluindo o homem, tem um ancestral comum. Negativos Falta de explicação da origem das espécies; Contaminação com o Lamarckismo ( uso e desuso e hereditariedade)

16 Seleção Natural, Charles Darwin
“A reprodução de um ser vivo em outro, crescendo e se multiplicando milhares de vezes, faz com que aconteçam mudanças ( mutações ou variações) ao longo de muitos anos”. Seleção Natural, Charles Darwin

17 VARIABILIDADE DAS ESPÉCIES
NEODARWINISMO OU TEORIA SINTÉTICA EXPLICOU A VARIABILIDADE DAS ESPÉCIES

18 RECOMBINAÇÃO GENÉTICA
FONTES MUTAÇÃO RECOMBINAÇÃO GENÉTICA FATORES SELEÇÃO NATURAL ISOLAMENTO REPRODUTIVO

19 ESPECIAÇÃO UMA POPULAÇÃO VIVE EM UMA DETERMINADA REGIÃO.
UMA ALTERAÇÃO NO AMBIENTE PROVOCA A MIGRAÇÃO DA POPULAÇÃO EM AMBIENTES GEOGRÁFICOS DIFERENTES FORMANDO DUAS POPULAÇÕES DIVIDIDAS EM X E Y. AS POPULAÇÕES FICAM IMPOSSIBILITADAS DE SE INTERCRUZAREM ESOFREM REAÇÕES DIFERENTES POR ESTAREM EM AMBIENTES DIFERENTES, CONSTITUINDO RAÇAS DIFERENTES COM O PASSAR DO TEMPO.

20

21 EVOLUÇÃO DIVERGENTE OU IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA
EVOLUÇÃO DE UMA ESPÉCIE ANCESTRAL EM VÁRIAS FORMAS QUE OCUPAM AMBIENTES DIFERENTES. MAMÍFEROS QUE EVOLUÍRAM DE UM ÚNICO ANCESTRAL

22 EVOLUÇÃO CONVERGENTE OU CONVERGÊNCIA EVOLUTIVA
CONSISTE NA SEMELHANÇA ENTRE ORGANISMOS DE ORIGENS DIFERENTES QUE PRO VIVEREM AS MESMAS PRESSÕES AMBIENTAIS ACABAM POR SE ASSEMELHAR. TUBARÃO, GOLFINHO E ICTIOSSAURO


Carregar ppt "Seleção Natural Evolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google