Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Psicologia do Desenvolvimento
Profª Ana Elisa S. B. de Carvalho
2
Compreender criança e adolescente.
DESENVOLVIMENTO Abordagem psicologia. Compreender criança e adolescente. Explorar as mudanças psicológicas. sofridas no decorrer do tempo.
3
Até século XIX – miniaturas de adultos.
O que é uma criança? Até século XIX – miniaturas de adultos. Cuidados especiais somente ao nascer.
4
Século XVII – Igreja percebe inadequação da mistura crianças X adultos.
Surgimento escolas: conteúdo moral e religioso.
5
Ascensão burguesia. Crítica clero e nobreza.
6
Importância da educação das crianças para o progresso da sociedade.
7
Iluminismo: racionalismo e despotismo esclarecido.
Classes: burguesia X proletariado.
8
Romantismo: quebra das estruturas rígidas modelo clássico.
Populariza, sai muralhas corte, nova bandeira da burguesia.
9
Século XIX: 2ª fase Rev. Industrial.
Freud: ousadia (sexualidade infantil)
10
Século XX – estudos da psicologia.
Objetivo: descrever os comportamentos típicos de cada faixa etária.
11
Alfred Binet: estudo funções mentais superiores (memória, atenção, compreensão) mediante provas inspiradas cotidiano.
12
Objetivo: descobrir crianças com nível intelectual insuficiente que não pudessem aproveitar o ensino primário normal.
13
Arnold Gesell: análise cpto crianças através filmagem
Objetivo: estabelecimento de um desenvolvimento intelectual por etapas, semelhante ao seu desenvolvimento físico.
14
Freud: importância relação pais X filhos.
15
Psicologia Desenvolvimento
Observar e descrever fenômenos (choro, agressão, linguagem, percepção). Explicar mecanismos internos que levam a determinados, cptos. Explicar o processo de desenvolvimento PDD.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.