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Parâmetros Geométricos de Câmeras
Realidade Aumentada Cooperativa Marcelo Gattass
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Parâmetros da câmera Calibração de câmeras:
Extrínsecos ou externos Localização e orientação da câmera Intrínsecos ou internos Definem a relação entre um ponto em coordenadas da câmera e o pixel Calibração de câmeras: estimativas destes parâmetros.
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Câmera segue um modelo simples
caixa filme objeto pinhole raios de luz imagem Câmera plano de projeção centro de projeção Projeção cônica
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Objetos distantes aparecem pequenos
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Linhas paralelas se encontram
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Notação y' yc p’ zc x' xc
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(X,Y,Z)T (x’,y’)T(xim,yim)T
yc y' eixo óptico zc y0 x' oc xc x0 f xim yim y' vista lateral yc oy zc fovy h pixels x' oc ox xim f w pixels
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(xim,yim)T (x’,y’)T yim y’ x’ xim sx p' sy oy o ox Verificando: 3 2 1
xim 1 ox 2 3 4 5 Verificando:
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(X,Y,Z)T (xim,yim)T
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Parâmetros intrínsecos com cisalhamento
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Parâmetros intrínsecos com distorção radial
Projeção cônica, distância focal: f Transformação câmera para imagem: Deformação radial:
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Um caso mais simples valor médio Projeção ortigráfica
seguida de escala
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Parâmetros extrínsecos
xc yc zc Pc t yw xw zw Pw Outras notações:
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Parâmetros extrínsecos
Translação –Tx, Ty, Tz (3 g.l.) Rotação (3 g.l.)
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Formulações para rotação
90° + 90°
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Velocidade de rotação B B’ B’ B A
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Re-escrevendo de forma matricial
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Produto vetorial aplicado 2 vezes
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Rotações finitas em torno dos eixos cartesianos
y qy x qx qz z
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Rotações não comutam.
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Yaw-Pitch-Rol x z y
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Ângulos de Euler Transforma x-y-z em x’-y’-z’ em 3 passos
Rotação de f em torno eixo z Rotação de q em torno do eixo x Rotação de y em torno do eixo z’
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Ângulos de Euler Transforma x-y-z em x’-y’-z’ em 3 passos
Rotação de f em torno eixo z Rotação de q em torno do eixo x Rotação de y em torno do eixo z’
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z y x
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Composição com sistema local móvel
xL yL TL x y x,xL y,yL x yL y xL R p3= R p e p2 = TL p3 p2 = R T R-1 R p p2 = R T p ou x T R y p1= T p e p2 = R p1 p2 = R T p
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Ângulos de Euler na ordem x,y,z
qz y y y qy qx x x x
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Problemas com ângulos de Euler: Gimbal lock
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Ângulos de Euler Gimbal lock
z z z qz y y y qy=90o qx x x x
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Interpolação não gera posições “entre”
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Algebra da rotação em torno de um eixo unitário ê
z y x
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Rotação em torno de um eixo ê
z y x
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A coluna da matriz é a transformada dos vetores da base
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Matriz da rotação em torno de um eixo ê
y x
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Matriz de rotação em torno de um eixo
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Demonstração de:
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Transformações em 3D (rotação em torno de um eixo qualquer)
y’ z’ 1 m12 m22 m32 m13 m23 m33 y z x = m11 m21 m31 z m11 = ex2 + cosq (1- ex2) m12 = exey(1-cosq ) - ez sen q m13 = ezex(1-cosq ) + ey sen q m21 = exey(1-cosq ) + ez sen q m22 = ey2 + cosq (1- ey2) m23 = eyez(1-cosq ) - ex sen q m31 = exez (1-cosq ) - ey sen q m32 = eyez(1-cosq )+ ex sen q m22 = ez2 + cosq (1- ez2) y x
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Fórmula de Rodrigues 1
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Fórmula de Rodrigues 2
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Quatérnios e rotações Dada uma rotação definida por um eixo ê e um ângulo construímos o quatérnio unitário: Dado um ponto qualquer p do R3 construímos o quatérnio: Calculamos o produto:
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Demonstração …
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Modelo de câmera do livro
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Linearização do problema
Neglecting radial distortion
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Casos particulares
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Problema yim oy ox xim y' yc zc x' 1000 vista lateral fovy 480
oc zc 1000 fovy oy xim yim 480 ox w pixels x' y'
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