A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação de curva de respostas para High Dynamic Range Images Rodrigo Martins FCG 2005/1 Profº Marcelo Gattass.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação de curva de respostas para High Dynamic Range Images Rodrigo Martins FCG 2005/1 Profº Marcelo Gattass."— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação de curva de respostas para High Dynamic Range Images Rodrigo Martins FCG 2005/1 Profº Marcelo Gattass

2 Introdução Objetivo: criar um mapa de radiância a partir de um conjunto de imagens. Olho humano é capaz de perceber uma maior variação de dinâmica que as imagens digitais comuns. Permite a utilização de efeitos em imagem digital com qualidade muito maior.

3 Introdução Exposição X = E * Dt E = Radiancia. Dt = Tempo de exposição do pixel à luz.

4 Processo Após o processo de digitalização obtemos um valor Z para o pixel. Z é uma função não linear da exposição X. Z = f(X) Z = f(E*Dt)

5 Curva de respota Zij = f(Ei * Dj ) f -1 ( Zij ) = (Ei * Dj ) ln f -1 ( Zij) = ln(Ei) + ln(Dj) g( Zij ) = ln(Ei) + ln(Dj)

6 Curva de resposta Como os valores em x variam de 0..255, basta recuperar os valores da função neste domínio.

7 Curva de resposta O problema então pode ser definido como a resolução em mínimos quadrados para:

8 Curva de resposta Sistema linear super determinado O algoritmo proposto no paper utiliza Single Value Decomposition

9 Implementação Feita em C++. Lê um conjunto de imagens estáticas com tempos de exposição diferentes. Utiliza Single Value Decompositon para encontrar g(Zij) e o logarítmo da exposição Retorna as curvas de resposta para os canais R,G e B.

10 Programa

11

12

13

14

15

16 Escolha de pixels Em [Deb] a escolha dos pixels é feita manualmente. Escolha bem distribuida entre Zmin Zmax. Algoritmo pseudo aleatório simples Quão próximo do resultado final original ?

17 Resultados – Canal R

18 Resultados – Canal G

19 Resultados – Canal B

20 Conclusões Escolha pseudo aleatória de pixels pode permitir reconstruir a curva corretamente. O número de pixels para escolhas ruins torna o algortimo lento. A função do canal B não foi tão bem recuperada quanto aos canais R e G.

21 Proximas tarefas Definir um formato de arquivo para armazenamento de imagens HDR (RADIANCE, OpenEXR...) Implementar um algoritmo para a escolha de poucos pixels que permitam reconstruir a curva de resposta.

22 Referências [Deb] Paul Debevec, Jitendra Malik Recovering High Dynamic Range Radiance Maps from Photographs. Siggraph.


Carregar ppt "Recuperação de curva de respostas para High Dynamic Range Images Rodrigo Martins FCG 2005/1 Profº Marcelo Gattass."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google