A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexão de uma superfície

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexão de uma superfície"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexão de uma superfície
A iluminação de uma superfície é resultado da combinação da refletância da superfície com a luz incidente Neste trabalho adotamos a refletância da superfície como sendo uma gaussiana centrada em 555nm e variância de 50nm.

2 Reflexão Lambertiana Há somente a componente difusa da reflexão.
Id= Distribuição espectral difusa N= Vetor nromal da superfície L = Vetor da luz incidente I=Id * N * L

3 Modelo de Phong Um modelo aproximado, baseado na intuição. Leva em consideração A componente difusa e especular. Il = Distribuição espectral da fonte de luz Rd= Distribuição espectral difusa Rs= Distribuição espectral especular N= Vetor normal da superfície L = Vetor da luz incidente V = Vetor do ponto de vista do observador H = Vetor de meio caminho entre a luz e o observador n = Define o quão especular é a reflexão da superfície I=Il * (Rd * N * L + Rs*(H*V)n)

4 Modelo de Cook-Torrance
Primeiro modelo com embasamento físico, considera-se componentes difusas e especulares. Baseia-se no conceito de microfaces. Rs= Distribuição espectral especular F = Refletância de Fresnel para o ângulo incidente D = Distribuição das microfaces G = Fator de atenuação I=Il * N * L *( Rd*Rs) Rs = (F*D*G)/[(N*L)(N*V)*π]

5 Modelo de Ashikhmin-Shirley
Modelo recente(2000), leva em consideração diversos fatores como conservação de energia, componente difusa não constante e reflexão anisotrópica. Fenômeno de “Color shift” pode ser observado

6 Modelo de Ashikhmin-Shirley
É possível modelar fenômenos de distorção das componentes especulares.

7 Modelo utilizando dados experimentais Modelo de Ashikhmin-Shirley
Reflexão baseada em dados experimentais obtidos no website da universidade de Cornell Estruturas quadradas aparecem devido ao método de interpolação adotado. Uma interpolação mais suave, ocasionará em uma renderização mais real. A componente especular não está presente nos dados experimentais, somente a difusa.


Carregar ppt "Reflexão de uma superfície"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google