Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Formação: saberes e fazeres humanizados
Maria Cezira Fantini Nogueira Martins
2
Cuidando do futuro cuidador
Fonte: Encontros dos Serviços de Apoio ao Estudante de Graduação da Área da Saúde – SP
3
Serviços de Apoio orientação aos professores para encaminhamento precoce de alunos com dificuldades diagnóstico precoce (entrevistas com primeiranistas) aplicação de questionários para rastrear dificuldades adaptativas atendimento psiquiátrico atendimento psicológico
4
Serviços de Apoio apoio psicopedagógico para alunos com baixo rendimento reorientação vocacional e colocação ocupacional orientação sobre como conciliar lazer e estudos grupos de apoio para alunos que vêm de outras cidades, estados e países
5
grupos de discussão para resolver algum problema comum a vários alunos
Serviços de Apoio grupos de discussão para resolver algum problema comum a vários alunos entrevistas e/ou atendimentos a familiares dos alunos, quando necessário entrevistas com alunos que apresentam: problemas de natureza sócio-econômica, número de faltas preocupante, busca por trancamento de matrícula, reprovação por mais de uma vez, risco de não integralizar o curso
6
O ambiente de aprendizagem
condições psicológicas que permeiam o processo de ensino-aprendizagem
7
Ambiente de aprendizagem
conter o excesso de ansiedade frente a algumas situações estressantes criar atmosfera aberta e facilitadora criar condições para que o aluno possa ser ouvido e compreendido ressaltar os acertos (não centrar a atenção só nos erros) promover a relação professor-aluno, de tal forma que o professor seja aquele que acompanha
8
Ambiente de aprendizagem: dimensão grupal
dimensão grupal: importante para o processo de aprendizagem, podendo favorecê-lo ou não diminuir: competição / cristalização de papéis aumentar: flexibilidade / criatividade
9
Representação de dificuldades vivenciadas por alunos ao realizar atendimento durante a graduação
11
Representação do desenvolvimento da relação expectativas x realidade
em atendimento durante a graduação
13
Desenvolvimento do papel de docente humanizado
14
grupos de reflexão sobre a tarefa assistencial
grupos de role-playing do papel profissional, enfocando questões relativas à relação professor-aluno, relação professor-grupo seminários, workshops, grupos de sensibilização abordando temas como dinâmica de grupo, relação professor-aluno
15
grupos de discussão com supervisores - e demais encarregados das supervisões - para integração dos aspectos psicológicos inerentes à atividade assistencial oficinas de humanização, em que se combinam dois ou mais elementos anteriores, com objetivos adequados às características do grupo
16
profissional-paciente
A questão da relação profissional-paciente
17
Relação profissional-paciente
Relação interpessoal com elementos: racionais - irracionais realísticos - irrealísticos maduros - infantis conscientes - inconscientes
18
Formação em nível de Pós-Graduação
19
Programa de Pós Graduação em Ciências Secretaria de Estado da Saúde - SP
pós-graduação stricto sensu criação em 1998 funcionamento a partir de 2000 caráter multiprofissional objetivo: qualificação de recursos humanos para a investigação na esfera dos serviços públicos de saúde
20
Instituições participantes do Programa
Centro de Referência DST/AIDS Centro de Vigilância Epidemiológica Instituto Adolfo Lutz Instituto Butantã Instituto de Infectologia Emilio Ribas Instituto Lauro de Souza Lima Instituto de Saúde
21
Algumas dissertações produzidas
Cuidados com o cuidador na área de oncologia pediátrica (Mirian Aydar Nascimento Ramalho) Processo de adoecimento (lutos e perdas) de pacientes com aids (Tânia Regina Correa de Souza) Formação do estudante de Psicologia para o trabalho humanizado na área de Saúde Pública (Roselia Bezerra Paparelli) Atenção farmacêutica: humanização no trabalho da farmácia (Chizuru Minami Yokaichyia)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.