A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica
UFCG / CTRN / UAEC / AERH Disciplina: Hidrologia Aplicada Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica

2 Água é sinônimo de vida;
Contudo, quase 4,6 milhões de crianças com menos de cinco anos, em paises pobres, morrem de doenças decorrentes de veiculação hídrica, anualmente; Parece uma incoerência especular-se sobre a falta de água num planeta cuja superfície é constituída por 75% dela. Impactos

3 Entretanto: apenas 3% da água disponível é adequada ao consumo humano (não salgada); sendo que 2% estão sob a forma das calotas polares; Deste 1% apenas 3% concentram-se nos rios e lagos, sendo o Brasil um dos países com maior riqueza hídrica no mundo; O restante 97% encontra-se em sub-superfície.

4 Ciclo Hidrológico É um intercâmbio entre os reservatórios oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor d’água da atmosfera, águas subterrâneas e água retida nos seres vivos, e que é movimentado pela energia solar, representando o processo mais importante da dinâmica externa terrestre.

5

6

7

8

9

10

11 Não esquecer: A água não se perde do sistema, mas sempre se conserva;
O balanço hídrico determina o equilíbrio da entrada e da saída da água dentro de uma bacia hidrográfica.

12 Bacia Hidrográfica É uma área delimitada geograficamente pelos divisores de água “sendo drenada para o mesmo curso de água tal que toda vazão seja descarregada através de uma simples saída”.

13

14

15

16

17 “Vista de longe a Terra é pura água; Mas não é água pura
“Vista de longe a Terra é pura água; Mas não é água pura. Essa é rara e cada vez mais cara.” Ricardo Arnst Atividade para a próxima aula: Estudar sobre esses dois tópicos!


Carregar ppt "Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google