A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO

2 O LUGAR DO PASTOR DE CONGREGAÇÃO

3 UM PASTOR DE CONGREGAÇÃO USA MUITOS CHAPÉUS. . .

4 . . . MAS O ALVO É MUITO BEM FOCALIZADO!

5 ALGUMAS VEZES O PASTOR DE CONGREGAÇÃO PODE SENTIR-SE ATOLADO

6 . . . MAS O MINISTÉRIO DA CONGREGAÇÃO É TREMENDAMENTE RECOMPENSÁVEL!

7 O OBJETIVO DO PASTOR DE CONGREGAÇÃO: A CADA ANO. . .
Formar um auxiliar de pastor de congregação Formar cinco novos auxiliares de supervisores Formar 25 novos auxiliares de líderes de células Multiplicar 25 células por meio de conversões Desafiar implantadores de igrejas em potencial Ver crianças sendo nutridas nas células

8 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ALCANÇA ESSES ALVOS SENDO. . .
Cuidando do rebanho ADMINISTRADOR Liderando 25 líderes de célula LÍDER Compartilhando a visão do Reino

9 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PASTOR ADMINISTRADOR LÍDER

10 LC 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PASTOR 80%
ADMINISTRADOR % LÍDER 10% LC

11 LC S 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PASTOR 20%
ADMINISTRADOR % LÍDER 10% LC S

12 PC LC S 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PASTOR 40%
ADMINISTRADOR 40% LÍDER 20% LC S

13 PC LC S PD 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PASTOR 20%
ADMINISTRADOR % LÍDER 50% LC S PD

14 PC LC S PD PG 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PASTOR 20%
ADMINISTRADOR 15% LÍDER 65% LC S PD PG

15 PARA UMA IGREJA EM CÉLUAS COM 25 CÉLULAS OU MENOS
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PG PASTOR 20% PARA UMA IGREJA EM CÉLUAS COM 25 CÉLULAS OU MENOS ADMINISTRADOR 30% LÍDER 50% LC S PC/

16 PARA UMA IGREJA EM CÉLULAS COM 50-100
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PC PD/PG PASTOR 40% PARA UMA IGREJA EM CÉLULAS COM 50-100 ADMINISTRADOR 40% LÍDER 20% LC S

17 QUALIFICAÇÕES “Apto para ensinar” (treinar, mentorear)
Perfil DISC estudado: I e S são ambos convenientes (veja pág. F-4). Precisa mais de um telefone do que de uma mesa. Um peso pela salvação dos perdidos. Paciência para treinar outros. Pronto para delegar tarefas.

18 UMA TÍPICA AGENDA SEMANAL
Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo M A N H Ã T R D E O I ADORAÇÃO COM OS OBREIROS ADORAÇÃO COM OS OBREIROS ENCONTRO COM LÍDERES ADORAÇÃO COM OBREIROS ENCONTRO COM LÍDERES TREINA-MENTO DE LÍDERES LER RELATÓRIOS ADORAÇÃO COM OS OBREIROS ACONSELHA-MENTO LER RELATÓRIOS E ENCAMINHAR AÇÕES 1.º SAB: ENCONTRO COM SUPERVISORES 2.º SAB: ENCONTRO COM OS LÍDERES DE CÉLULA ENCONTRO DO DISTRITO ACONSELHA-MENTO ALMOÇO COM INCRÉDULO ENCONTRO COM PASTOR GERAL VISITAR UMA CÉLULA VISITAR UMA CÉLULA VISITAR OU PARTICIPAR DE UM GRUPO DE INTERESSE OU DE AMIZADE CULTO

19 RESUMO DAS ATIVIDADES Leitura dos relatórios e planejamento Devocional com obreiros Reunião com equipe pastoral Aconselhamento e visitas Reuniões de liderança “Sacramentos” Evangelismo e discipulado

20 Para conversar . . . Na sua igreja, quanto o papel do pastor de congregação será diferente do que é atualmente? Por quê? Se uma igreja tem 15 células, quantos supervisores deve haver? Essa igreja deve ter um pastor de congregação?

21 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO PASTOR
1. Deve ter chamado. 2. Deve ter domínio da Bíblia. 3. Deve proteger as células de erros. 4. Deve criar estilos de vida do Reino. 5. Deve ter um foco definido, coerente. 6. Deve servir com o caráter de Deus. 7. Deve ser livre e irrepreensível. 8. Deve ser remunerado por seu ministério.

22 SER CHAMADO É UM PROCESSO
Experiência anterior requerida: Membro de célula, terminou o Ano de treinamento. Líder de célula, multiplicou ao menos uma vez. Supervisor, multiplicou 1-2 vezes. O caráter de Deus é visível. Vida pessoal faz do ministério uma possibilidade óbvia (a esposa está de acordo).

23 VIDA PESSOAL Caminhada com Deus Vida familiar Vida social

24 MINISTÉRIOS DE LIDERANÇA
Levantando novos líderes. Situações de liderança. Modelando estratégias evangelísticas. Cuidando dos líderes atuais.

25 O PROCESSO DE PREPARO Ano de treinamento 1 e 2. Treinamento do auxiliar de líder de célula. Treinamento do auxiliar de supervisor. Treinamento do auxiliar de pastor de congregação.

26 4 REGRAS PARA O PASTOR DE CONGREGAÇÃO
1. O sistema de células deve ser capaz de preparar as pessoas com menos habilidades para compartilharem a estratégia. 2. O sistema de células deve ser visto como uma estrutura impecável, descentralizada e controlada. 3. Todo o treinamento e operação do sistema de células está documentado em manuais. 4. O sistema de células deve prover um ministério prático para as pessoas que o recebem.

27 LISTA DE LIVROS RECOMENDADOS
Será muito bom que sua igreja comece uma biblioteca de livros relacionados com a visão e os valores de células para os pastores de congregação. As apostilas dos módulos devem fazer parte constante das leituras e de consultas.

28 LEVANTANDO NOVOS LÍDERES
Na I.B.P., pouco ou nenhum esforço é feito para a necessidade de encontrar líderes em potencial. Então, o pastor de congregação em uma igreja em transição está em desvantagem! Nenhum modelo, nenhuma experiência . . . Por isso são importantes congressos como esse e assessoria para troca de experiências .

29 LEVANTANDO NOVOS LÍDERES
Cada líder de célula deve constantemente avaliar líderes em potencial e sugeri-los para o supervisor. O pastor de congregação deve dar prioridade no seu trabalho à condução dessas pessoas. Use o teste D.I.S.C. para ajudá-lo na seleção de futuros líderes. O teste DISC está preparado para ser usado pelas igrejas em células!

30 “MOSTRE E FALE” EDIFICA LÍDERES MAIS RAPIDAMENTE!
O pastor de congregação procura treinar pela demonstração – MODELO. O lema do pastor de congregação: “T.O.P.!” (Tempo para Outras Pessoas!) Ofereça o maior número possível de experiências para os membros das células, líderes e supervisores.

31 CUIDADO PELOS LÍDERES ATUAIS
O supervisor bem-sucedido nunca afasta um líder de célula do seu relacionamento. “Licença de descanso” para líder de célula é o máximo. Retiros de planejamento duas vezes por ano em um acampamento devem incluir famílias e atividades de recreação.

32 MOLDAR ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO PARA ALCANÇAR O PERDIDO
Um pastor de congregação em treinamento fará bem em retornar a estas páginas toda terça de manhã para planejar a agenda e as atividades para a semana.

33 Para conversar . . . Compartilhe três novas dicas que você recebeu na apresentação do papel do pastor de congregação na. . . Vida pessoal Responsabilidade de liderança Tarefas de treinamento

34 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO ADMINISTRADOR
Administrando supervisores Administrando líderes de célula Monitorando o crescimento das células Monitorando o crescimento das sub-congregações administradas pelos supervisores Planejando e executando o calendário de atividades da congregação

35 A IMPORTÂNCIA DOS GRÁFICOS DAS CÉLULAS
Gráficos nas paredes são absolutamente necessários! Monitorar o crescimento deve ser diário, não mensal, examinados pelo pastor de congregação. Lembre-se: crescimento não é o OBJETIVO: é o RESULTADO de fazer muitas coisas da maneira certa!

36 CUIDANDO DOS RELATÓRIOS
1. Relatório dos membros da célula 2. Relatório da célula 3. Relatório do supervisor 4. Relatório do pastor de congregação feito para o pastor de distrito e/ou geral 5. Uma secretária tipo “C” eficiente pode ajudar com os relatórios de cinco pastores de congregação.

37 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO AS CÉLULAS
O crescimento nas células é monitorado de muitas maneiras: Por meio de visitas semanais Por meio de relatórios semanais Por meio de relatórios gerais das células Por meio dos relatórios de visitas dos supervisores das células

38 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO OS LÍDERES
Encontro mensal com os líderes de células & supervisores Encontro de planejamento mensal com os supervisores, um a um Contatos pessoais com os líderes Retiro anual de líderes Encontros quinzenais com os supervisores

39 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO A CONGREGAÇÃO
Por meio de um encontro mensal com os supervisores. Por meio de um relatório mensal resumido apresentado para o pastor de distrito ou para o pastor geral. Por meio de um relatório trimestral apresentado para o pastor de distrito ou geral. Por meio de retiros de planejamento anual com os supervisores.

40 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO O EVANGELISMO
Evangelismo pessoal recebe alta prioridade. O evangelismo no nível da célula é guiado cuidadosamente. Supervisão dos grupos de amizade e interesse. O culto de celebração evangelístico é preparado e executado pelo escritório do pastor de congregação.

41 Para conversar . . . Esse é um ótimo período de conversa e reflexão para você e seu grupo. Completem a página 33. Conversem a respeito das atividades de um pastor de congregação, a sua agenda semanal, e como você pode começar a aplicar o que você aprendeu.

42 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO LÍDER
Visionário Motivador Representante da igreja Tem a visão da igreja Oferece retorno para o PD/PG a respeito da congregação Toma as decisões pela vida da congregação Fala em nome da igreja em relação a situações de dúvida

43 AQUELE QUE TOMA AS DECISÕES PARA A CONGREGAÇÃO
Quando multiplicar células Quando fechar células Como lidar com os problemas das células Designa líderes de células e supervisores Trata rebeldia e pecado na congregação após o trabalho do líder ou supervisor.

44 ORIENTADOR DOS INTERESSES DA IGREJA
Questionamentos bíblicas Questões éticas Preparação de noivos Questões de divórcio Membresia Divulgação das informações a respeito das atividades do calendário da igreja

45 Para conversar . . . A sua igreja tem padrões definidos a respeito de como unir a igreja, questões de divórcio, ética etc.? Como o pastor de congregação deve ser orientado nesses assuntos?

46 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO UM LÍDER VISIONÁRIO
Planejando objetivos e fazendo projeções Estudo e pesquisa História & Demografia da congregação Reconhecimento das fortalezas espirituais na congregação e oração de batalha contra elas

47 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO MOTIVADOR
Auto-motivado, não precisa de supervisão muito próxima “Controla” a responsabilidade da congregação É um “marca-passo”: lidera fazendo É orientado a pessoas, está com as pessoas, ama as pessoas, ora pelas pessoas.

48 Para conversar . . . Gaste alguns minutos para pensar a respeito de maneiras específicas que o Senhor está mostrando para você alcançar os objetivos de seu próprio ministério como um... Visionário Motivador

49 Para conversar . . . Você é um pastor de congregação. Uma de suas responsabilidades é assegurar que os membros de suas células sejam treinados pelo Ano de treinamento. Para cada estação, identifique 2 problemas comuns encontrados pelos membros das células e pelos líderes das células. O que você diria para um líder de célula se ele perguntasse a respeito desses problemas?

50 É SÁBIO O HOMEM QUE DÁ O QUE NÃO PODE GUARDAR PARA GANHAR
LEMBRE-SE . . . É SÁBIO O HOMEM QUE DÁ O QUE NÃO PODE GUARDAR PARA GANHAR O QUE NÃO PODE PERDER!

51 INTERVALO


Carregar ppt "AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google