Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Liderança e Comportamento Empreendedor
Profa Joysi Moraes, Dra. LID –Professora Joysi Moraes
3
MBA em Gestão Empreendedora
iEAD Introdução a EAD Módulo Gestão PROC Gestão de Processos ESTR Gestão Estratégica GRH Gestão de Pessoas MKT Marketing e Comunicação NEG Negociação e Mediação de Conflito FIN Gestão Financeira GQT Gestão da Qualidade Módulo Empreendedorismo INEM Inovação e Empreendedorismo LID Liderança e Comportamento Empreendedor Módulo Educação MGE Modelos de Gestão Educacional ARE Ambiente Regulatório da Educação PPE Políticas Públicas de Educação PLEM Plano de Empreendimento LID –Professora Joysi Moraes
4
LID –Professora Joysi Moraes
Agenda Apresentação da disciplina A liderança empreendedora no contexto da gestão Liderança e comportamento empreendedor Aspectos conceituais e técnicos Identificação do papel do líder a partir da sua realidade. Abordagens de liderança relacionadas à gestão. Desempenho organizacional e liderança. Estilos de liderança adequados à realidade do gestor LID –Professora Joysi Moraes
5
Apresentação da disciplina
Aula Título da Aula Metas da Aula Objetivos da Aula 1 Liderança: aspectos conceituais e técnicos • Caracterizar a liderança como um dos elementos fundamentais para o desempenho organizacional. • identificar o papel de um líder a partir de uma realidade escolar; • diferenciar abordagens de liderança e relacioná-las à gestão em escolas; • reconhecer elementos do desempenho organizacional e relacioná-los com atividades de liderança. 2 Competências das lideranças empreendedoras Caracterizar a liderança como uma competência gerencial capaz de identificar e mobilizar recursos nas organizações, principalmente na escola. • conceituar competência; • identificar tipos de competências que contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais; • relacionar as competências aos tipos de conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atividades gerenciais; • identificar as competências essenciais para o exercício da liderança. 3 Lideranças empreendedoras Apresentar a liderança empreendedora e as principais habilidades e características necessárias ao líder empreendedor. • definir a missão, a visão e os valores organizacionais da sua escola; • elaborar um diagnóstico que indique as forças e fraquezas da sua escola, bem como as oportunidades e as ameaças que a afetam; • identificar as principais habilidades necessárias ao exercício da liderança; • reconhecer o perfil do intraempreendedor. 4 Liderando equipes Apresentar estilos de liderança mostrando que cada estilo é eficaz se for adequado à maturidade dos seus liderados ou da equipe. • identificar os principais estilos de liderança; • diferenciar os estilos de liderança que podem ser utilizados em cada contexto; • reconhecer que o estilo de liderança pode ser modificado de acordo com o tipo de maturidade de cada equipe ou liderado; • reconhecer que o estilo de liderança mais apropriado é aquele que se adequa às características predominantes nos liderados ou na equipe. INEM –Professora Sandra Mariano
6
Apresentação da disciplina
Aula Título da Aula Metas da Aula Objetivos da Aula 5 Centralização e descentralização na Administração Apresentar o tema da centralização/descentralização na teoria administrativa destacando sua importância para a organização do trabalho e agilidade dos processos organizacionais. Reconhecer a centralização/descentralização na teoria administrativa; Identificar as principais vantagens e desvantagens da centralização; Identificar as principais vantagens e desvantagens da descentralização; Identificar como a escolha pela centralização ou pela descentralização pode definir o tipo de gestão do líder. 6 Avaliação de desempenho: uma tarefa do líder Apresentar a avaliação de desempenho como um instrumento de gestão e uma tarefa do líder gestor. Reconhecer a importância da avaliação de desempenho para a organização; Reconhecer a importância da definição de indicadores de desempenho para monitoramento de desempenho da organização; Identificar a gestão compartilhada; Reconhecer que a avaliação de desempenho quando é realizada através da gestão compartilhada é mais efetiva e gera comprometimento. 7 Metodologias de avaliação de desempenho Apresentar algumas metodologias de avaliação de desempenho que podem ser utilizadas com o apoio de equipes. Reconhecer que o perfil da própria equipe facilita o desenvolvimento do trabalho organizacional coletivo. Reconhecer uma metodologia de avaliação de desempenho. Identificar algumas metodologias de avaliação de desempenho. Desenvolver metodologias de avaliação de desempenho considerando sua organização e contexto. INEM –Professora Sandra Mariano
7
Apresentação da disciplina
Aula Título da Aula Metas da Aula Objetivos da Aula 8 Principais Desafios à liderança Apresentar alguns dos principais desafios da liderança para os gestores. Reconhecer que um dos principais desafios da liderança é o trabalho em equipe, pois ele é fundamental para o desenvolvimento da organização; Reconhecer que é preciso delegar atividades para os membros da equipe; Reconhecer que o tipo de relações estabelecidas na organização são fundamentais para o exercício da liderança; Identificar o líder como um facilitador dos processos organizacionais e do desenvolvimento dos trabalhos INEM –Professora Sandra Mariano
8
Apresentação da disciplina
Avaliação a distância (40%) Fórum de discussão Atividade individual a ser enviada para o tutor Pesquisa – “Seus pontos fortes” Avaliação Presencial (60%) Atividade individual e/ou em grupo, baseada em análise de uma situação real (caso) INEM –Professora Sandra Mariano
9
A liderança na Organização Escolar
Aspectos conceituais e técnicos Identificação do papel do líder a partir da sua realidade. Abordagens de liderança relacionadas à gestão. Desempenho organizacional e liderança. Estilos de liderança adequados à realidade do gestor
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.