A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE SABER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE SABER."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SABER

2 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
Para melhor compreensão, o estudo foi dividido em três partes: BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO: nesta etapa você encontrará toda a fundamentação para a correta prescrição da atividade física, considerando objetivos, interesses e respostas adaptativas esperadas. AVALIAÇÃO FÍSICA: neste tópico serão discutidos os meios de avaliação do estado inicial de condicionamento físico e análise desses resultados, para que, a partir deles, você possa prescrever a atividade a ser realizada de maneira mais segura, prazerosa e eficiente. CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE ACADEMIAS CORPORATIVAS: aqui você terá uma melhor compreensão de como implantar e conduzir uma academia corporativa, suas particularidades e necessidades, além das diferenças de uma academia inserida fora do ambiente corporativo.

3 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
Para começar, temos uma pergunta para você: O QUE É ATIVIDADE FÍSICA?

4 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
Para começar, temos uma pergunta para você: O QUE É ATIVIDADE FÍSICA? Todo movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético acima dos níveis de repouso. (CARPERSEN,1985)

5 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
Essa é uma das definições dadas para Atividade Física, e tomando-a como referência podemos dizer que atividades do cotidiano humano, tais como dançar, carregar pesos, locomover-se, atividades de lazer, jogos, algumas atividades laborais etc., podem ser consideradas como atividades físicas. PARA REFLETIR Além das atividades citadas, como podemos introduzir um maior nível de atividade física na vida dos participantes do SESI CorporATIVO e motivá-lo à mudança de comportamento?

6 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
Dessa maneira, é esperado que a atividade física promova algum tipo de alteração no estado de equilíbrio do corpo, mudando do estado basal para o estado de esforço, não é mesmo? A partir desse raciocínio, quais as variáveis fisiológicas podem ser afetadas pela atividade física e qual o comportamento que podemos esperar dessas variáveis?

7 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
O padrão da resposta e amplitude dessas respostas é proporcional ao percentual de contração voluntária máxima, à duração do esforço e do tamanho do grupo muscular envolvido. Fatores endógenos como sexo, idade, dimensões corporais, além de fatores exógenos como alimentação e condições ambientais, também podem interferir nas respostas à atividade física (WEINECK,1999).

8 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
Quando a ATIVIDADE FÍSICA se transforma em um EXERCÍCIO FÍSICO? Qual a diferença? A partir do momento que passa a existir um controle sistemático, com base na modalidade, freqüência semanal, duração e intensidade pré-estabelecida e com previsão de progressividade, que visem a melhoria intencional de algum componente da aptidão física voltada para a SAÚDE, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA; desempenho atlético ou reabilitação.

9 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
A partir do momento que o estímulo aplicado é capaz de gerar uma adaptação, o organismo irá se preparando para que suporte cargas que sejam gradativamente maiores, e melhore o nível de aptidão física. A essa capacidade de adaptação a novos estímulos dá-se o nome de ALTERAÇÃO CRÔNICA ou ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA AO ESFORÇO.

10 BASES FISIOLÓGICAS DO TREINAMENTO FÍSICO
A partir deste momento você irá trabalhar na estruturação de um treinamento, a fundamentação da montagem de um programa de exercícios físicos, desde o embasamento teórico à aplicação prática, por meio da montagem dos treinamentos. BOM ESTUDO !!!


Carregar ppt "O QUE SABER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google