A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
Formando professores para ensinar inglês

2 Cenário Perguntas norteadoras da apresentação
Quem é o sujeito da formação nos cursos de licenciatura? Qual é o currículo que permite transformações identitárias desse sujeito? De que objeto do conhecimento estamos tratando? Quais desafios são mais prementes?

3 O SUJEITO DA FORMAÇÃO Mulheres (70%), na faixa entre 18 e 25 anos, solteiras, nascidas no Paraná, que no tempo livre navegam na Internet, utilizada também para ter acesso a informações; Grau de escolaridade dos pais geralmente 1º. grau incompleto; Frequentaram escola pública integralmente (68,33%), em período diurno; Não fizeram cursinho preparatório para o vestibular;

4 O SUJEITO DA FORMAÇÃO Maioria já tentou vestibular outras vezes;
Têm interesse pessoal na profissão; Esperam ter formação para o trabalho e formação para atividade pedagógica (55% e 11,67%, respectivamente); Maioria com renda familiar até 5 salários mínimos; Sem exercer atividade remunerada (55%) ou com renda até 3 salários mínimos (35%), contribuindo para a renda familiar (41,67%). Fonte: PROPLAN, UEL. Perfil dos ingressantes Letras Estrangeiras Modernas.

5 O currículo Objetivos do curso: Perfil do aluno:
Formar professores para atuar nas áreas de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, no ensino fundamental e médio, capazes de aliarem a formação teórica com a prática profissional, de forma crítica e reflexiva. Perfil do aluno: Profissional crítico e comprometido com a ética, com domínio de recursos didático-pedagógicos e tecnológicos voltados para práticas democráticas da educação e com habilidades investigativas diante de seu objeto de estudo e de práticas educacionais.  Fonte: Colegiado do Curso de Letras Estrangeiras Modernas

6 O currículo e as identidades
Disciplinas língua literatura ensino/aprendizagem Atividades participação em eventos, cursos de extensão, etc. participação em projetos monitoria Estágio

7 De usuário da língua a professor
Creio que a observância desse conjunto de diretrizes [ de formação de professores], com sua ênfase no caráter prático da formação, poderá mais facilmente construir uma identidade profissional do professor de inglês voltada para as questões contemporâneas. Como estabelecido nas diretrizes de Letras, os estudos lingüísticos e literários devem articular a reflexão teórico-crítica com os domínios da prática, e modo a dar prioridade à abordagem intercultural, que concebe a diferença como valor antropológico e como forma de desenvolver o espírito crítico frente à realidade.

8 De usuário da língua a professor
A esse conjunto creio ser preciso imprimir um caráter mais político, de comprometimento real com a defesa dos valores democráticos e justiça social. A identidade do professor que reflita esse comprometimento é tarefa de todos. Se nossos formandos continuarem se vendo (ou sendo vistos) apenas como usuários competentes da língua, a tarefa da educação pela língua inglesa corre o risco de tornar-se mais uma burocracia educacional e os professores como meros técnicos. GIMENEZ, T. Currículo e identidade profissional nos cursos de Letras/Inglês. In: TOMITCH, L. A et al. Interculturalidade no ensino de inglês. Florianópolis, UFSC, 2005.

9 Objeto de ensino Língua estrangeira que se distancia das demais realçando o caráter político de se conhecer uma língua de abrangência mundial; Educação em língua inglesa necessitando rever o conceito de falante nativo e de professor não nativo; Definição da língua a ser ensinada: Uma variedade adotada como padrão Duas ou mais variedades de países do círculo interno reconhecidas como igualmente válidas e necessárias Diversas variedades do círculo externo reconhecidas como igualmente válidas e necessárias Uma variedade emergente, surgida nas interações entre não-nativos e adotada como norma para aprendizes em países do círculo em expansão .

10 Objeto de ensino Elaboração de atividades didáticas que reconheçam o caráter de língua franca; Busca de fontes que possam subsidiar esse ensino; Criação de uma pedagogia local para dar conta dessas mudanças; Necessidade de engajamento com discussões contemporâneas sobre o inglês no mundo e na situação local (e.g. Londrina Global); Superação do ensino fragmentado pela articulação entre os docentes envolvidos na formação.

11 Desafios mais prementes
Superação do isolamento que ameaça a criação de espaços de reflexão coletiva; Definição de objetivos de aprendizagem voltados para o perfil profissional, de modo a integrar os diversos componentes curriculares e alcançar níveis de proficiência desejáveis para professores independentemente de seu local de trabalho, sem contudo, ignorar as peculiaridades de cada contexto; Avaliação permanente e contínua da formação profissional, levando-se em conta a missão da universidade; Ensino de inglês na universidade que leva em conta as inovações, de modo a formar melhor o professor para educar melhor o aluno da escola regular.


Carregar ppt "ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google