A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes Citoplasmáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes Citoplasmáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes Citoplasmáticos

2 Ribossomos Grânulos citoplasmáticos formados de ribonucleoproteínas (RNAribossômico + proteínas). Atuam na síntese de proteínas.

3 Retículo Endoplasmático
Rede de tubos e bolsas presentes no citoplasma. Pode ser liso ou rugoso. Funções: rede de distribuição de substâncias; produção de lipídios; absorve e destrói substâncias tóxicas; produção de proteínas.

4 Complexo golgiense Armazenamento de substâncias para posterior liberação; Síntese de mucopolissacarídeos; Origina os lisossomos e o acrossomo; Secreção de enzimas digestivas; Secreção de mucina.

5 LISOSSOMOS Bolsas que contém grande número de enzimas hidrolíticas; portanto, estão ligados diretamente à digestão intracelular. Funções: digestão intracelular; autofagia celular (digerem organóides); autólise: citólise e histólise (digestão de células e tecidos); digestão extracelular.

6 Centríolos Organóide citoplasmático não membranoso encontrado nas células dos animais e de alguns vegetais (gametas de musgos e samambaias) São formados pelo agrupamento de nove jogos de três microtúbulos dispostos em círculo. Relacionado com a divisão celular, formação de cílios e flagelos.

7 Mitocôndrias Organóides citoplasmáticos em forma de bastonetes ou arredondados, exercendo função na respiração aeróbia. Apresentam capacidade de autoduplicação, pois apresentam moléculas de DNA, RNA e ribossomos.

8 Respiração Celular Existem dois tipos: aeróbia e anaeróbia.
A respiração aeróbia é aquela que usa o oxigênio para desdobrar a glicose em gás carbônico, água e energia. Produz 38 ATP de energia. A respiração anaeróbia quebra as moléculas de glicose sem utilização de oxigênio, promovendo a liberação de CO2 e outro produto, que pode ser um álcool ou um ácido. Produz 2 ATP de energia.

9 CLOROPLASTO São constituídos por duas membranas, uma externa e uma interna que subdivide o interior do cloroplasto. O estroma é o local onde ocorrem as reações de escuro da fotossíntese. Os tilacóides são vesículas membranosas repletas de clorofila (pigmento verde, responsável pela fotossíntese).


Carregar ppt "Componentes Citoplasmáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google