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Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES

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Apresentação em tema: "Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES"— Transcrição da apresentação:

1 Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
XX Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES

2 CURSO DE PEDAGOGIA ênfase EDUCAÇÃO POPULAR

3 O curso originou-se da proposta apresentada pelas seguintes entidades:
Associação de Educadores Populares de Porto Alegre – AEPPA; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre – CME; Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

4 Convênio celebrado entre PUCRS e AEPPA
com interveniência e anuência do MEC.

5 Condições para ingresso e permanência:
ter concluído o Ensino Médio na modalidade Normal; ter aprovação no ENEM; trabalhar como Educador Popular; comprovar uma renda média familiar per capita até 1 ½ salário mínimo (com vistas à bolsa integral).

6 O curso é financiado com bolsa integral, sustentada pela Filantropia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (com anuência do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS). Conta com 126 alunos; 60 alunos em Educação Infantil e 66 em Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

7 O projeto pedagógico do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular foi uma construção da Faculdade de Educação da PUCRS em conjunto com representantes da AEPPA, CMDCA, CME e da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

8 O Curso desenvolve-se mediante metodologia que pressupõe trabalho interdisciplinar por meio de atividades propostas sob Eixos Temáticos que transversalizam a produção de conhecimentos, os quais são socializados em Seminários Integradores, planejados por professores e alunos numa complexificação crescente de saberes.

9 Os Seminários Integradores articulam as diferentes áreas do conhecimento numa relação dialógica, provocando a teorização do refletir e do fazer pedagógico por meio da reflexão teórica e prática dos contextos, das particularidades e abrangências da ação pedagógica da Educação Popular.

10 Os componentes Curriculares são articulados e orientados sob os diferentes Eixos Temáticos, os quais propiciam a construção interdisciplinar do conhecimento e dos saberes envolvidos na prática da Educação Popular.

11 O estudo teórico-prático aborda: as concepções em Educação Popular;
a relação existente entre educação e movimentos populares/sociais; educação e comunicação comunitária; educação e trabalho/economia popular e solidária.

12 O Curso estrutura-se sob a seguinte organização curricular

13 Eixo Integrador Fundamentos da Educação Educação e Infância
Nível III Planejamento e avaliação educacional I Gestão democrática e práticas inclusivas em educação I Organização da prática pedagógica – a interdisciplinariedade na aprendizagem I Nível IV Teorias do currículo e conhecimento Planejamento e avaliação educacional II Nível V Organização da prática pedagógica – a interdisciplinariedade na aprendizagem Gestão democrática e práticas inclusivas II Seminário Integrador I Estudos psico-pedagógicos – práticas e abordagens metodológicas de educação para crianças, jovens e adultos Nível VI A fantasia e o lúdico: brincadeira, jogos e música Seminário Integrador II Nível VII Organização da prática pedagógica – a interdisciplinariedade na aprendizagem II Seminário Integrador III Nível I Educação e as tecnologias da informação e comunicação I Nível II Educação e as tecnologias da informação e comunicação II Nível IV Literatura erudita e popular Código e linguagens: libras e braile Nível VI Campos do conhecimento I Nível VII Função social da escrita Campos de conhecimento II Nível VIII Campos do conhecimento III Linguagens Estudo teórico prático dos diferentes códigos, linguagens e campos específicos do conhecimento Educação Popular Estudo teórico-prático que aborda as concepções em educação popular; a relação existente entre educação e movimentos populares/sociais; educação e comunicação comunitária; educação e trabalho/economia popular e solidária. Nível I Educação e movimentos populares/ sociais Concepções teórico práticas em educação popular Nível II Trabalho e educação: economia popular e solidária Nível III Educação e comunicação comunitária Nível IV Práticas pedagógicas de educação popular Teoria e Prática em Educação Relação teórico prática envolvendo estudos de teoria currículo e conhecimento; planejamento e avaliação educacional; gestão democrática e práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, incluindo os Seminários Integradores e o Estágio Supervisionado. Eixo Integrador O curso de Pedagogia terá ênfase em Educação Popular, nesta perspectiva a proposta metodológica pressupõe o trabalho interdisciplinar através do estudo de eixos temáticos transversalizados, aliando teoria e prática que se desvelarão em Seminários Integradores, planejados por professores e alunos numa complexificação crescente. Os Seminários Integradores articulam as diferentes áreas do conhecimento numa relação dialética provocando a teorização do refletir e do fazer pedagógico. Os componenetes curriculares articulados e orientados pelos diferentes eixos temáticos organizam a construção interdisciplinar do conhecimento. Nível VI História e políticas píblicas da EJA Juventude adultez e contemporaneidade Identidades culturais: gênero, etnia e sexualidade no cenário de EJA Fundamentos da Educação Estudo teórico-prático que aborda os fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos, psicológicos e de investigação em educação. Educação Juventude e Adultez Estudo teórico-prático que aborda a história e políticas da EJA no mundo, no Brasil e em Porto Alegre; políticas públicas em educação básica; estudos psicopedagógicos e abordagens metodológicas de educação para crianças, jovens e adultos; identidades culturais, gênero, etnia e sexualidade no cenário de EJA; juventude, adultez e contemporaneidade. Nível I História da educação Sociologia Pesquisa e produção textual em educação I Nível II Pesquisa e produção textual em educação II Psicologia da educação Filosofia da educação Nível V Humanismo e cultura religiosa Nível VI Ética e cidadania Nível VII Sociologia da Educação LEGENDA Vermelho Educação Infantil Azul Anos Iniciais Verde Ambos os cursos Educação e Infância Estudo teórico-prático que aborda história e concepção de infância; políticas públicas e legislação para a infância; estudos sócio-psico-antrolológicos para a infância. Nível II Organização e políticas da educação infantil e do ensino fundamental Nível III Estudo sócio -psico -antropológico sobre a infância Nível V Crianças e infâncias: perspectiva histórica e cultural O cuidado e a educação das crianças Nível VI Identidades e subjetividades das crianças

14 Objetivos Gerais: O curso de Pedagogia, referenciado na Educação Popular e no ideário educativo marista, visa a oferecer formação de nível superior a educadores que já atuam em instituições comunitárias e beneficentes, visando a qualificar seu trabalho e, através dele, elevar as condições dos grupos sociais em que se inserem. Convênio: MEC / PUCRS / AEPPA

15 O desenvolvimento do curso
conta com o acompanhamento sistemático de uma comissão integrada por representantes de cada uma das entidades anteriormente referidas.

16 CME (Conselho Municipal de Educação)
O curso representa uma significativa possibilidade de qualificação pessoal e profissional que vem atender às exigências atuais de formação e qualificação docente, bem como legitimar a luta dos movimentos sociais que buscam espaços de qualidade de educação para as crianças pequenas, alfabetização de jovens e adultos e para os anos iniciais do ensino fundamental.

17 AEPPA (Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre)
Os educadores populares evoluíram, especialmente na relação teoria x prática, enriquecendo as atividades que já desempenham com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais da EJA.

18 As temáticas estudadas nestes três
Alunos e alunas As temáticas estudadas nestes três semestres foram válidas e contribuíram para a formação e desenvolvimento profissional: Liberdade de expressão; auto-estima fortalecida; reconhecimento social e cultural nos grupos em que atuam; maiores oportunidades profissionais (os que estavam desempregados estão atuando no mesmo campo em que estudam); criação de grupos para atuar com economia solidária, fruto de projetos desenvolvidos no curso.

19 O curso representa uma experiência diferenciada de acesso e permanência no processo de formação de professores para atuação consentânea com alunos de classe popular. Da mesma forma, o egresso terá, ao finalizá-lo, titulação e competência para atuar, seja em educação infantil, seja em anos iniciais do ensino fundamental, em escolas do Sistema de Ensino, em geral.

20 compromisso com a sociedade.
Nesse sentido o curso está em consonância com as linhas mestras balizadoras de atuação na Universidade: qualidade; pesquisa; empreendedorismo; compromisso com a sociedade.

21 O curso de Pedagogia tem ênfase em
Eixo Integrador O curso de Pedagogia tem ênfase em Educação Popular, nesta perspectiva a proposta metodológica pressupõe o trabalho interdisciplinar através do estudo de eixos temáticos transversalizados, aliando teoria e prática que se desvelarão em Seminários Integradores, planejados por professores e alunos numa complexificação crescente. Os Seminários Integradores articulam as diferentes áreas do conhecimento numa relação dialética provocando a teorização do refletir e do fazer pedagógico. Os componenetes curriculares articulados e orientados pelos diferentes eixos temáticos organizam a construção interdisciplinar do conhecimento.

22 Educação Popular Estudo teórico-prático que aborda as concepções em educação popular; a relação existente entre educação e movimentos populares/sociais; educação e comunicação comunitária; educação e trabalho/economia popular e solidária.

23 Fundamentos da Educação
Estudo teórico-prático que aborda os fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos, psicológicos e de investigação em educação.

24 Educação e Infância Estudo teórico-prático que aborda história e concepção de infância; políticas públicas e legislação para a infância; estudos sócio-psico-antrolológicos para a infância.

25 Educação Juventude e Adultez
Estudo teórico-prático que aborda a história e políticas da EJA no mundo, no Brasil e em Porto Alegre; políticas públicas em educação básica; estudos psicopedagógicos e abordagens metodológicas de educação para crianças, jovens e adultos; identidades culturais, gênero, etnia e sexualidade no cenário de EJA; juventude, adultez e contemporaneidade.

26 Teoria e Prática em Educação
Relação teórico-prática envolvendo estudos de teoria currículo e conhecimento; planejamento e avaliação educacional; gestão democrática e práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, incluindo os Seminários Integradores e o Estágio Supervisionado.

27 Linguagens Estudo teórico-prático dos diferentes códigos, linguagens e campos específicos do conhecimento


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