A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barroco Século XVII.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barroco Século XVII."— Transcrição da apresentação:

1 Barroco Século XVII

2 Momento histórico

3 Momento histórico Crise espiritual na cultura ocidental.
Duas mentalidades conviviam: ► paganismo ► sensualismo renascentista Presença de forte religiosidade, linha oposta ao Renascimento.

4 Cultismo e Conceptismo

5 Cultismo e Conceptismo
Duas tendências de estilo se manifestaram no Barroco. Estas tendências não se excluem, ou seja, podem estar juntas no mesmo texto: 1. Cultismo: ► gosto pelo rebuscamento formal; ► jogos de palavras; ► uso de figuras de linguagem; ► vocabulário sofisticado; ► exploração dos 5 sentidos. 2. Conceptismo: ► jogo de ideias; ► raciocínio lógico; ► exemplificações.

6 Características do Barroco

7 Características do Barroco
► Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica; ► Oposição entre o mundo ocidental e o mundo espiritual; ► Conflito entre fé e razão; ► Cristianismo; ► Sensualismo e sentimento cristão de culpa; ► Consciência da efemeridade do tempo; ► Raciocínios complexos intrincados, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas.

8 Escritores brasileiros de maior destaque no Barroco:
NA POESIA: Gregório de Matos, Bento Teixeira. NA PROSA: Padre Antônio Vieira, Sebastião da Rocha Pita.

9 Gregório de Matos □ É o maior poeta barroco brasileiro;
□ Um dos fundadores da poesia lírica e satírica; □ Foi irreverente ao afrontar os valores e a falsa moral da sociedade baiana; □ Denunciou as contradições da sociedade baiana e criticou os mais diversos grupos: governantes, fidalgos, comerciantes, escravos, etc.; □ Às vezes, usa linguagem de baixo calão; □ Basicamente, Gregório segue três linhas: lírica, religiosa e satírica.

10 Exemplo de poema lírico:
À mesma D. Ângela Anjo no nome, Angélica na cara! Isso é ser flor, e Anjo juntamente! Ser Angélica e flor, e Anjo florente! Em quem, senão em vós se uniformara? Quem veria uma flor, que a não cortara De verde pé, de rama florescente; E quem um Anjo vira tão luzente Que por seu Deus, o não idolatrara? Se pois como Anjo sois dos meus altares Fordes o meu Custódio, e a minha guarda, Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo, que por bela, e por galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

11 Exemplo de poema religioso:
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado Da vossa piedade me despido; Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto um pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na Sacra História: Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada; Cobrai-me; e não queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

12 Exemplo de poema satírico:
Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua língua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa; Quem menos falar pode, mais increpa: Quem dinheiro tiver, pode ser Papa. A flor baixa se inculca por Tulipa; Bengala hoje na mão, ontem garlopa: Mais isento se mostra, o que mais chupa. Para a tropa do trapo vazo a tripa, E mais não digo, porque a Musa topa Em apa, epa, ipa, opa, upa.


Carregar ppt "Barroco Século XVII."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google