A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APOSTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APOSTO."— Transcrição da apresentação:

1 APOSTO

2 CONCEITO Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas, depois de dois pontos ou travessão.

3 Há alguns tipos de apostos e
estudaremos apenas três tipos: 1) Explicativo 2) Enumerador 3) Resumidor

4 Usado para explicar o termo anterior
Aposto Explicativo Usado para explicar o termo anterior

5 Exemplos: a) Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro. b) Hagar foi ao restaurante, aquele perto de sua casa, para comer seu prato preferido. .

6 c)Alexandre, presidente do clube, fez a premiação.
d)Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro

7 Enumerador Seqüência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior.

8 Exemplos: a) O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.

9 b) Hagar comprou alguns produtos: cenoura, ervilha, bananas, leite e ovos.
c)Tocaram duas músicas: um samba e um forró.

10 Resume termos anteriores.
Resumidor Resume termos anteriores.

11 Exemplos a) Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.

12 b) Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá
b) Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá. c) O olhar, os cabelos, a beleza da mulher, tudo encantava Hagar.

13 Podemos concluir que o aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.

14 O Aposto, do ponto de vista sintático, tem o mesmo valor que o termo ao qual se refere, podendo substituí-lo sem que a construção sofra prejuízo em sua estrutura.

15 Hagar, personagem das tirinhas, é um viking galanteador.
Exemplo Hagar, personagem das tirinhas, é um viking galanteador. Sujeito Aposto EQUIVALE A A personagem das tirinhas é um viking galanteador. Sujeito A expressão A personagem das tirinhas passa a exercer a mesma função sintática que a palavra Hagar na outra oração: sujeito.

16 Além de referir-se ao sujeito da oração, o aposto também pode referir-se ao objeto direto ou indireto.

17 Observe os exemplos. A) Hagar comprou algumas frutas: banana, laranja e abacaxi . OD APOSTO O Aposto relaciona-se ao objeto direto algumas frutas. 

18 - O Aposto relaciona-se ao objeto indireto aos dois.
B) O gracejo de Hagar incomodou aos dois: marido e mulher. OI APOSTO - O Aposto relaciona-se ao objeto indireto aos dois.

19 EXERCITANDO – em seu caderno:
Identifique e classifique o aposto nas orações abaixo: Jussara, minha prima querida, me telefonou. Raul, o namorado de Isabel, é porteiro do prédio. Bolinha, a velha gatinha, morreu. Elis Regina, grande cantora brasileira, fez belíssimas gravações.

20 2) Analise sintaticamente as orações. a) Célio, o meu amigo, canta bem
2) Analise sintaticamente as orações. a) Célio, o meu amigo, canta bem. b)Meu filho comprou muitas roupas na promoção: bermudas, camisetas e pijamas. c)As flores no jardim, o cheiro da comida, a tranquilidade da sala, tudo era familiar.

21 3) Leia a seguinte notícia hipotética e depois responda ao que se pede.
Caiu, ontem a tarde, mais um avião da TAM com 200 passageiros. Os únicos sobreviventes foram um bebê, uma senhora de 98 anos, natural de Salvador, Luís, o piloto do avião, Maria dos Remédios, juíza do Paraná e Maria Joaquina, comissária de bordo. Ainda não foi detectada a causa da queda. * Quantas pessoas sobreviveram? Explique.


Carregar ppt "APOSTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google