A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio."— Transcrição da apresentação:

1 Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio. b) Velhos barcos cruzam vagarosamente o enorme rio. Em b, a palavra vagarosamente relaciona-se ao verbo cruzam e acrescenta à frase uma informação: o modo como ocorre o fato verbal. Vagarosamente é, por isso, um advérbio de modo. Ex.: a) O governo divulgou novos dados sobre o crescimento do país. b) Ontem, o governo divulgou novos dados sobre o crescimento do país. A palavra destacada na frase b relaciona-se ao verbo divulgar, acrescentando a ele uma idéia de tempo. A palavra ontem é um exemplo de advérbio de tempo. Podemos, então, conceituar assim essa classe gramatical. Advérbio é uma palavra invariável que se relaciona ao verbo para indicar as circunstâncias (de tempo, de lugar, de modo, etc.) em que ocorre o fato verbal.

2 Locução adverbial que exprime circunstância de modo.
Ás vezes, a circunstância em que ocorre o fato verbal é expressa não por uma palavra só, e sim por um conjunto de palavras denominado locução adverbial. Ex.: Velhos barcos cruzam sem nenhuma pressa o enorme rio. Locução adverbial que exprime circunstância de modo. Classificação do advérbio Os advérbios e as locuções adverbiais sempre exprimem uma circunstância (idéia complementar) em relação ao verbo a que se referem, e são classificados de acordo com o sentido que têm na frase.

3 Classificação Principais Exemplo
Afirmação Sim, certamente, realmente. Nós vimos, sim, o filme. Dúvida Talvez, eventualmente, acaso. Talvez viajemos juntos. Intensidade Pouco, bastante, muito, tão, demais. Ela trabalha muito. Lugar Aqui, lá, perto, longe, por dentro. O hotel fica na praia. Modo Mal, assim, devagar, às pressas. O frio ia chegando devagar. Negação Não, de modo algum. Eles não querem nos apoiar. Tempo Agora, sempre, nunca, brevemente, à noite, de vez em quando. Você nunca viaja à noite?

4 Distinção entre advérbio e adjetivo
Relaciona-se ao substantivo. É variável (pode ter masculino/feminino; singular/plural). Relaciona-se ao verbo. É invariável (não admite masculino/feminino; singular/plural).

5 Preposição É a palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. A preposição, ao relacionar duas outras palavras, estabelece entre elas um vínculo tal, que uma delas funciona como palavra principal (mais importante) e a outra, como secundária. Ex: Brinquedos de Isabel. Caixas de plástico. Palavra Palavra Palavra Palavra principal secundária principal secundária

6 Classificação das preposições
As preposições subdividem-se em dois grupos: *Essenciais: palavras que exercem exclusivamente o papel de preposição. *Acidentais: palavras de outras classes que, ocasionalmente, funcionam como preposição. Essenciais Acidentais a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre. como, conforme, durante, fora, mediante, segundo, senão, visto.

7 Conjunção Considere as seguintes informações sobre as condições do clima de uma região: Uma frente fria chegará amanhã. A temperatura cairá bastante. O sol aparecerá pouco. Essas três orações podem ser reunidas em uma única frase: Uma frente fria chegará amanhã e a temperatura cairá bastante, porque o sol aparecerá pouco. Em relação às palavras destacadas nessa frase, observe as seguintes indicações:

8 porque  palavra que liga a oração 2 à 3  Conjunção
Uma frente fria chegará amanhã (oração 1) e  palavra que liga a oração 1 à 2.  Conjunção a temperatura cairá bastante. (oração 2) porque  palavra que liga a oração 2 à 3  Conjunção o sol aparecerá pouco. (oração 3) Considere agora esta outra frase: sujeito Chuva e frio atrapalharão o fim de semana dos gaúchos. palavras de mesma função (núcleos do sujeito) Note que a palavra e não liga duas orações, e sim duas palavras de mesma função. A palavra e também nesse caso é conjunção.

9 Conjunção é a palavra invariável que liga:
* duas orações; * duas palavras de mesma função em uma oração.  Classificação das conjunções Existem dois mecanismos básicos por meio dos quais duas orações podem se ligar uma à outra: a coordenação e a subordinação. Relações de coordenação  Compare as orações de a com as de b: a) O verão começou. As estradas para o litoral estão movimentadas. oração oração 2 conjunção b) O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração oração 2

10 Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto
Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto. Em b, as mesmas orações aparecem ligadas pela conjunção, mas continuam mantendo sua autonomia: a oração 1 não depende da oração 2, nem a 2 depende da 1. são orações independentes um da outra. Orações independentes entre si recebem o nome de orações coordenadas, e a conjunção que as relaciona classifica-se como conjunção coordenativa. No exemplo anterior, temos, portanto: conjunção coordenativa O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração coordenada oração coordenada

11 Principais conjunções coordenativas
As conjunções coordenativas podem estabelecer cinco diferentes relações de sentido entre duas orações coordenadas. Esses sentidos é que determinam a classificação das conjunções. Principais conjunções coordenativas Relação de sentido Exemplos aditivas (e, nem, não só ... mas também) soma/adição Fez as malas e sumiu da cidade. adversativas (mas, porém, entretanto etc.) oposição Fez as malas, porém não viajou. alternativas (ou ... ou, ora ...ora etc.) opção/escolha Ele ficará aqui ou viajará para a casa dos pais. conclusivas (logo, portanto, por isso etc.) conclusão Ele está de férias, portanto pode viajar. explicativas (porque, que, pois etc.) explicação/justificativa Faça suas malas, porque viajaremos amanhã.

12 Relações de subordinação
Observe: Pesquisa revela que maioria da população apóia democracia. oração 1 oração 2 Veja que: Na oração 1, temos um verbo de sentido incompleto: revelar; A oração 2 junta-se à oração 1 para completar o sentido do verbo revela. Pode-se dizer, então, que a oração é dependente da oração 1, já que serve para completar-lhe o sentido. Nesse tipo de relação entre orações, emprega-se a seguinte nomenclatura: Oração subordinada – oração dependente de outra. Oração principal – oração à qual se liga uma subordinada. Conjunção subordinativa – conjunção que relaciona uma oração subordinada a uma principal..

13 conjunção subordinativa
Ex: Pesquisa revela que a maioria da população apóia a democracia. oração principal oração subordinada Classificação das orações subordinativas As conjunções subordinativas podem iniciar dois diferentes tipos de oração subordinada. Quando iniciam as orações subordinadas substantivas denominam-se conjunção integrante. As demais conjunções subordinativas introduzem orações subordinadas adverbiais e classificam-se de acordo com a relação de sentido que estabelecem.

14 Principais conjunções subordinativas
Classificação (relação de sentido) Principais conjunções subordinativas Exemplos Causais porque, como, visto que Viajou às pressas, porque o pai ficara doente. Concessivas embora, mesmo que, ainda que Mesmo que seja tarde, partiremos. Condicionais se, caso, desde que Se você aceitar, ele nos ajudará. Conformativas conforme, como, segundo Fiz o texto, conforme ele pediu. Consecutivas (tão/tanto) ... que Ela é tão chata, que eu não tolero. Comparativas (mais/menos) ... que, como Corria pelas ruas como um louco. Finais a fim de que, para que Irei lá, para que me contem tudo. Proporcionais a proporção que, à medida que À medida que escureceu, esfriou. Temporais quando, enquanto, desde que, logo que Ela mora aqui, desde que se casou.


Carregar ppt "Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google