A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS LUÍS ANTÔNIO NIRO PASSOS GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS LUÍS ANTÔNIO NIRO PASSOS GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DO."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS LUÍS ANTÔNIO NIRO PASSOS GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DO SETOR QUÍMICO BRASILEIRO Orientadora: Profª Drª Márcia Regina Gabardo Camara Londrina 2003

2 RESUMO A pesquisa analisa o impacto da postura ambiental das empresas químicas brasileiras sobre o desempenho competitivo dessas empresas. O método utilizado é o survey e para a coleta de dados utiliza-se um questionário estruturado, abrangendo uma amostra de 63 empresas. Para proceder a análise dos dados, utiliza-se a análise fatorial exploratória, a análise de clusters, o teste de Kruskal-Wallis e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Aponta como principais resultados: a) os principais programas de gestão ambiental utilizados pelas empresas são o Atuação Responsável e a Série ISO 14000; b) os principais fatores indutores da gestão ambiental são as regulamentações ambientais, a busca por melhor reputação, a busca de redução de risco e a diferenciação de produto; c) os fatores condicionantes da competitividade são representados por cinco constructos: política de gestão ambiental, qualidade dos produtos, novas tecnologias, orientação para resultados e imagem; d) as estratégias ambientais empresariais classificam-se em reativas, ofensivas e inovativas; e) o porte da empresa é a variável interveniente que exerce o maior nível de influência nos indicadores analisados. Conclui que a gestão ambiental apresenta correlação positiva com a competitividade (desempenho econômico e qualidade e diferenciação dos produtos) das empresas químicas brasileiras. Palavras-Chave: Gestão Ambiental, Competitividade, Inovação, Indústria Química.

3 Problema de Pesquisa Qual o impacto da postura ambiental das empresas químicas brasileiras sobre o seu desempenho competitivo?

4 Objetivo Geral Analisar o impacto da postura ambiental das empresas químicas brasileiras sobre o seu desempenho competitivo.

5 Objetivos Específicos a) Classificar as empresas químicas brasileiras conforme o capital social registrado, seu porte (número de empregados e vendas anuais) e sua atuação – mercado nacional e mercado internacional. b) Identificar os programas de gestão ambiental utilizados pelas indústrias químicas brasileiras além do Programa Atuação Responsável. c) Identificar os fatores indutores que levam as empresas químicas brasileiras a adotarem comportamentos ambientais reativos, ofensivos e inovativos. d) Identificar os fatores condicionantes da competitividade das empresas químicas brasileiras. e) Identificar as estratégias ambientais empresariais (reativas, ofensivas e inovativas) das empresas químicas brasileiras. f) Verificar a importância do comportamento ambiental para as empresas químicas brasileiras segundo o seu porte, sua origem de capital e as de atuação exportadoras. g) Verificar a associação existente entre a postura ambiental e desempenho competitivo das empresas químicas brasileiras.

6

7

8

9

10


Carregar ppt "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS LUÍS ANTÔNIO NIRO PASSOS GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google