A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENINC - Encontro Nacional de Inovação na Construção Civil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENINC - Encontro Nacional de Inovação na Construção Civil"— Transcrição da apresentação:

1 ENINC - Encontro Nacional de Inovação na Construção Civil
Tendências Tecnológica e Organizacionais Maringá – 30 de outubro de 2009 Unidade de Prospectiva do Trabalho – UNITRAB SENAI – Departamento Nacional

2 Objetivo Identificar a necessidade de mão-de-obra qualificada, decomposta nas seguintes dimensões: 1.Estimativa da quantidade de trabalhadores qualificados. 2.Mudanças prováveis no perfil da ocupação. 3.Mudanças prováveis na oferta de educação profissional (cursos regulares e de requalificação).

3

4 Prospecção Tecnológica
Número de especialistas envolvidos: 21 Número de tecnologias prospectadas: 77 Número de tecnologias selecionadas: 18 Ferramenta utilizada: questionário delphi estruturado Número de rodadas: 2 Tecnologias de difusão “rápida” Tecnologias de difusão “tradicional”

5 Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas
Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Sistemas Estruturais Aditivos superplastificantes para concreto. Formas metálicas para estruturas de concreto. Estruturas mistas de concreto e aço. Estruturas de concreto protendido. Alvenaria estrutural de blocos de concreto

6 Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas
Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Sistemas de Vedações Alvenarias racionalizadas sem função estrutural de blocos cerâmicos ou de concreto Portas e janelas prontas. Painéis de gesso acartonado para paredes internas de vedações e forros (dry wall). Tecnologias para Infra-estrutura de Canteiros Equipamentos a laser para controle geométrico de obras. Sistema de pallets para transporte de materiais.

7 Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas
Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Tecnologia da Informação em Sistemas de Gestão Sistemas Web para relacionamento com clientes e assistência técnica pós-entrega. Sistemas Web para desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Aplicativos Web para planejamento e gerenciamento de obras. Sistemas Web para e-business & e-commerce adequados ao setor. Softwares Integrados Tipo ERP - Enterprise Ressource Planning

8 Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas
Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Sistemas Prediais Banheiros prontos e paredes hidráulicas para ambientes sanitários com diferentes graus de integração e pré-montagem. Sistema de automação predial para condicionamento de ar baseado no controle simultâneo da temperatura, umidade, da movimentação e da pureza do ar de recintos fechados. Sistema de automação de segurança baseado em CFTV (Circuito Fechado de TV) em edificações. Tubulações flexíveis (PEX e Alumínio com revestimentos de poliolefinas) para distribuição de água quente e fria; e de gás combustível. Sistemas hidráulicos poupadores de água de fechamento automático.

9 Prospecção Organizacional
Número de especialistas envolvidos – 20 Ferramenta utilizada: questionário delphi estruturado Número de rodadas: 2 O questionário para a 1ª e 2ª rodadas foi estruturado com 11 questões divididas em quatro áreas: Fatores sistêmicos, Configuração da cadeia, Migração das atividades de valor para a cadeia Recursos humanos.

10 Tendências Organizacionais
Compartilhamento de atividades entre as construtoras e empresas de projeto e engenharia consultiva. Deslocamento das ações estratégicas da cadeia para a “ponta”. Provável formação de redes de fornecedores, devido ao deslocamento de etapas construtivas para fora do canteiro. Maior preocupação com as legislações ambientais, de segurança e de saúde. Aumento da importância dos serviços pós-venda. Aumento da importância do ciclo de vida do ambiente construído.

11 Tendências Organizacionais
Aumento da importância e uso de processos e sistemas padronizados, devido ao crescimento dos subsistemas integrados feitos fora do canteiro de obras. Aumento da importância dos sistemas de medidas. Aumento da importância e uso das ferramentas de gestão da cadeia produtiva e de qualidade. Forte tendência aos processos de terceirização, fazendo com que os fornecedores de serviços ganhem maior importância. Maior aproximação e articulação entre os elos, gerando uma cadeia produtiva de valores específica para um determinado nicho de mercado ou tipo de empreendimento.

12 Tendências Ocupacionais
Aumento de importância das atividades de gerenciamento para profissionais da área técnica. Surgimento da função Controlador de Produtividade nas Obras. Surgimento da função Analista de Engenharia. Surgimento da função Engenheiro de Prospecção de Processos. Surgimento da função de Gestor de Informações

13 Tendências Educacionais
Incorporação de conhecimentos relacionados à gestão da produção na formação de técnicos e engenheiros. Incorporação de conhecimentos relacionados às tecnologias de informação na formação de técnicos e engenheiros. Incorporação de habilidades comportamentais na formação de trabalhadores. Incorporação de conhecimentos sobre metrologia, modulação, processos racionalizados e sistemas construtivos na formação de trabalhadores, técnicos e demais profissionais do setor de Construção Civil.

14 Novos Conhecimentos Específicos
Assistência técnica (serviços pós-venda e manutenção) Atendimento e relacionamento com os clientes. CAD Desenvolvimento de projetos para a construção. Gestão ambiental Logística Processos racionalizados Retrofitting Segurança do trabalho Sistemas construtivos Tecnologias web

15 Recomendações (Exemplos)

16 Recomendações As Recomendações objetivam fornecer sugestões, aos tomadores de decisão do SENAI, para a atualização dos cursos já existentes, oferecimento de novos cursos e especializações e de novos Serviços Técnicos e Tecnológicos. Elas podem estar divididas nas seguintes categorias: Atualização Curricular de Discentes Atualização Curricular de Docentes Oferecimento de Serviços Técnicos e Tecnológicos

17 Contexto Considerado Difusão de novos processos e sistemas e subsistemas construtivos. Integração entre os segmentos (agentes) da cadeia produtiva. Aumento da importância das atividades de gestão. Aumento da importância no atendimento às normas ambientais e de segurança. Potencialidade do processo de certificação de pessoas.

18 Atualização Curricular de Discentes
Atualizar o desenho curricular de cursos técnicos de edificações com unidades curriculares (disciplinas) relacionadas aos seguintes temas: logística, sistemas construtivos e processos racionalizados. Oferecer cursos de educação continuada sobre os seguintes temas: logística, processos racionalizados e sistemas construtivos, para técnicos e demais profissionais da CC. Oferecer cursos técnicos de edificações com saída (ênfase) em logística. Inserir o sistema de vedação drywall nas disciplinas e áreas associadas ao sistema construtivo (custos, planejamento de obras, sistemas prediais e projetos para produção).

19 Atualização Curricular de Discentes
Atualizar ou Intensificar no desenho curricular dos cursos técnicos de edificações unidades (disciplinas) relacionadas aos temas CAD (Computer Assistance Design) e Tecnologia da Informação no que se refere às tecnologias web para desenvolvimento e gerenciamento de projetos, planejamento e gerenciamento de obras, relacionamento com clientes e assistência técnica e comercialização B2C e B2B. Atualizar o desenho curricular dos cursos técnicos de edificações com unidades (disciplinas) relacionadas aos seguintes tema: atendimento e relacionamento com clientes e desenvolvimento de projetos para a produção.

20 Oferecimento de Serviços Técnicos e Tecnológicos
Desenvolver novas fontes de informação sobre as TEEs, através da: Criação de lista de sites com endereços de fornecedores. Divulgação das publicações de tendências tecnológicas e organizacionais. Cadastramento de empresas usuárias e potenciais usuárias. Produção de mecanismos sistemáticos de informação tecnológica (Boletim Tecnológico), que ofereçam ao público-alvo informações a respeito das tecnologias prospectadas.

21 Boletim de Difusão Tecnológica
Desenvolvimento de um boletim digital, com informações sobre as novas tecnologias e tendências para os setores estudados. Este informativo é enviado a um grupo de empresas de cada Departamento Regional do SENAI, bem como docentes e instituições setoriais através dos Núcleos de Informação Tecnológica (NITs) ou Escolas do SENAI.

22 Boletim de Difusão Tecnológica

23 MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
(61)


Carregar ppt "ENINC - Encontro Nacional de Inovação na Construção Civil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google