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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Turismo no Litoral do Paraná - Resultados de T1 -

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Turismo no Litoral do Paraná - Resultados de T1 -

2 2 Sumário I – Introdução 04 II – Perfil do Público Alvo 16 III – Resultados do Projeto 23 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 50

3 3 Dados Técnicos do Projeto Projeto: Turismo no Litoral do Paraná Gestor do Projeto Patrícia Albanez Coordenador Nacional Dival Schmidt Coordenador Estadual Aldo Cesar Carvalho Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Turismo

4 Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta informalidade : A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público-alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. O Que é o GEOR Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Turismo no Litoral do Paraná Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Turismo no Litoral do Paraná

8 8 Objetivo Geral do Projeto Ampliar a atratividade do destino turístico Litoral do Paraná, com ênfase na segmentação, roteirização, estruturação, no fortalecimento das governanças instituídas e no artesanato como produção associada ao turismo Turismo no Litoral do Paraná

9 9 Foco Estratégico do Projeto Ampliação e qualificação da oferta de produtos e roteiros turísticos; Ampliação da atratividade pelos estudos de oportunidades e disponibilização a potenciais investidores nos destinos turísticos; Promoção, divulgação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos; Gestão e monitoramento da evolução da competitividade empresarial. Turismo no Litoral do Paraná

10 10 Público Alvo do Projeto Cadeia produtiva do turismo, formada por: meios de hospedagem; serviços de alimentação de interesse turístico; serviços de agenciamento; serviços de transportes turísticos; empresas de entretenimento e lazer; artesanato como produção associada ao turismo. Turismo no Litoral do Paraná

11 11 Turismo no Litoral do Paraná 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: meios de hospedagem, serviços de alimentação de interesse turístico, serviços de agenciamento e serviços de transporte turístico, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 2 - Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagem nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 %2012; 3 - Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagem nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012; 4 - Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011; 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR. Resultados Buscados pelo Projeto

12 12 Turismo no Litoral do Paraná 6 - Aumentar o faturamento em 10% em 2009; 7 - Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009; 8 - Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009; 9 - Aplicar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 11 - Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009; 12 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Resultados Buscados pelo Projeto

13 13 Turismo no Litoral do Paraná 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: meios de hospedagem, serviços de alimentação de interesse turístico, serviços de agenciamento e serviços de transporte turístico, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR. 9 - Aplicar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 12 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Resultados Buscados pelo Projeto Estes resultados não foram mensurados porque não dependem de informações obtidas diretamente com o público alvo:

14 14 Períodos de Análise T1 Período no qual são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Dezembro de 2009 T1 Período no qual são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Dezembro de 2009 Este relatório traz os resultados de T1. T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2011 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2011 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 Turismo no Litoral do Paraná

15 15 Metodologia de Coleta e Amostra Público AlvoAmostra Margem de Erro 1345610% A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados. A coleta ocorreu entre os dias 31 de agosto a 16 de setembro de 2010. Os dados desta pesquisa referem-se a fase T1 do projeto.

16 Capítulo II – Perfil do Público Alvo

17 17 Perfil do Público Alvo Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 14 anos Base: 42** Mediana: 10 anos Média Interna*: 11 anos *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. ** Total de entrevistados que informaram o ano de fundação da empresa.

18 18 Perfil do Público Alvo Idade dos Entrevistados Base: 56 Idade média é de 44 anos O entrevistado mais velho possui 78 anos O entrevistado mais novo possui 25 anos Mediana: 45 anos Média Interna: 43 anos

19 19 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 56

20 20 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 56

21 21 Mediana: 10 anos Média Interna: 10 anos Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Base: 56 Tempo Médio de Atuação no Mercado 11 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 30 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui 6 meses de experiência

22 22 Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 56 Atividades Desenvolvidas Base: 42* * Entrevistados que exerciam alguma atividade anteriormente.

23 Capítulo III – Resultados do Projeto

24 24 Segundo Resultado Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagem nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5% em 2010, 5% 2011 e 5% 2012 Medida Taxa de Ocupação Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Média 47%48% Mediana 50% Desvio Padrão 17%19% Mínimo 9% Máximo 80% Total De Empresas Respondentes* 23 Meta para T2 (2010) 50% Meta para T3 (2011) 53% Meta para T4 (2012) 56% * Responderam essa questão as empresas do segmento Hospedagem

25 25 Segundo Resultado Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagem nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5% em 2010, 5% 2011 e 5% 2012 Resultado T0 (Ano 2008) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T4 (Ano 2012) Taxa de Ocupação

26 26 Mediana 50% Segundo Resultado Distribuição das Empresas por Taxa de Ocupação em 2009 % de Empresas Taxa de Ocupação Base: 23* Média 48% * Responderam essa questão as empresas do segmento Hospedagem

27 27 Terceiro Resultado Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagem nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Medida Taxa de permanência (em dias) Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Média 2,82,7 Mediana 3,0 Desvio Padrão 1,11,2 Mínimo 1,0 Máximo 5,0 Total De Empresas Respondentes* 25 Meta para T2 (2010) 2,9 Meta para T3 (2011) 3,0 Meta para T4 (2012) 3,2 * Responderam essa questão as empresas do segmento Hospedagem

28 28 Terceiro Resultado Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagem nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Resultado T0 (Ano 2008) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T4 (Ano 2012) Taxa de Permanência (em dias)

29 29 Terceiro Resultado Distribuição das Empresas por Taxa Média de Permanência em 2009 Mediana 3,0 % de Empresas Permanência média (dias) Base: 25* Média 2,7 * Responderam essa questão as empresas do segmento Hospedagem

30 30 Quarto Resultado Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011 Meta para T2 (2010) Ter 80% dos Clientes Registrados Meta para T3 (2011) Ter 100% dos Clientes Registrados Medida Ano 2009 T1 Clientes do projeto registrados no Cadastur 27 Percentual de clientes do projeto registrados no Cadastur 48% NOTA: Valores não mensurados em T0

31 31 Quarto Resultado Ter 80% dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100% dos clientes registrados em 2011 Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009)

32 32 Sexto Resultado Aumentar o faturamento em 10% em 2009 Faturamento Medida Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total R$ 5.763.600 R$ 7.171.800 Média R$ 137.229 R$ 170.757 Mediana R$ 55.000 R$ 60.000 Desvio Padrão R$ 310.167 R$ 417.673 Mínimo R$ 1.000 R$ 2.000 Máximo R$ 1.900.000 R$ 2.500.000 Total De Empresas Respondentes* 42 Meta para T1 (2009) R$ 6.339.960 * Empresas que informaram o faturamento nos dois anos.

33 33 Sexto Resultado Resultado T1 (Ano 2009) Aumentar o faturamento em 10% em 2009 Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Faturamento

34 34 % de Empresas Faturamento Base: 42* * Empresas que informaram o faturamento Sexto Resultado Distribuição de Empresas por Faturamento em 2009 Média R$ 170.757 Mediana R$ 60.000

35 35 Sétimo Resultado Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 Meta para T1 (2009) Ter 544 pessoas ocupadas na empresa Número de ocupações Medida Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total 518517 Média 10 Mediana 55 Desvio Padrão 15 Mínimo 11 Máximo 96 Total De Empresas Respondentes* 53 * Empresas que informaram o número de ocupações nos dois anos.

36 36 Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 Sétimo Resultado Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Número de Ocupações

37 37 % de Empresas * Empresas que informaram o número de ocupações Média 10 Mediana 5 Número de Ocupações Base: 53* Distribuição de Empresas por Número de Ocupações em 2009 Sétimo Resultado

38 38 Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem classificada em 8 em 2009 Resultado não mensurado Base: 47-56 NOTA: foram atribuídas notas de 1 a 10 para cada atributo. *Média aritmética de todos atributos.

39 39 Oitavo Resultado Resultado não mensurado MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimoMáximo Qualidade nas relações interpessoais 9,40,810,07,010,0 Credibilidade9,40,910,07,010,0 Comunicação9,31,010,06,010,0 Qualidade de suporte técnico9,21,110,05,010,0 Qualidade no atendimento ao cliente9,11,29,05,010,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos9,01,39,54,010,0 Liderança de mercado8,91,09,06,010,0 Oferta de produtos8,81,39,05,010,0 Preços competitivos, bons preços8,71,29,06,010,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 9,10,89,27,210,0 Base47-56 Imagem (para MPE e stakeholders): Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem classificada em 8 em 2009 NOTA: foram atribuídas notas de 1 a 10 para cada atributo.

40 40 Oitavo Resultado Média 20092008 Δ%Δ% Qualidade nas relações interpessoais9,49,23% Credibilidade9,4 0% Comunicação9,39,03% Qualidade de suporte técnico9,29,02% Qualidade no atendimento ao cliente9,19,01% Eficácia dos conteúdos oferecidos9,0 0% Liderança de mercado8,98,81% Oferta de produtos8,88,63% Preços competitivos, bons preços8,78,44% Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 9,18,92% Imagem (para MPE e stakeholders): Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem classificada em 8 em 2009 NOTA: foram atribuídas notas de 1 a 10 para cada atributo.

41 41 Oitavo Resultado Qualidade nas relações interpessoais Credibilidade Comunicação Qualidade de suporte técnico Qualidade no atendimento ao cliente Eficácia dos conteúdos oferecidos Liderança de mercado Oferta de produtos Preços competitivos, bons preços 20092008 Imagem (para MPE e stakeholders): Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem classificada em 8 em 2009

42 42 Oitavo Resultado Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Imagem (para MPE e stakeholders): Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem classificada em 8 em 2009

43 43 Décimo Primeiro Resultado Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009 Meta para T1 (2009) Ter 29.531 visitantes Fluxo Turístico (visitantes) Medida Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total 28.12530.095 Média 1.2231.308 Mediana 1.000900 Desvio Padrão 1.1331.315 Mínimo 20130 Máximo 4.5005.000 Total De Empresas Respondentes* 23 * Empresas que informaram o fluxo turístico nos dois anos

44 44 Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Fluxo Turístico (visitantes) Décimo Primeiro Resultado Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009

45 45 % de Empresas * Empresas que informaram o número de ocupações Média 1.308 Mediana 900 Base: 23* Décimo Primeiro Resultado Distribuição de Empresas por Média Mensal de Visitantes em 2009 Fluxo Turístico (visitantes)

46 46 Décimo Primeiro Resultado Fluxo Turístico por Período Período20082009 Variação Janeiro a Março11.07511.4904% Abril a Junho5.7666.1106% Julho a Setembro4.7885.1007% Outubro a Dezembro6.4967.39514% Total28.12530.0957%

47 47 Décimo Segundo Resultado Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Produtos Turísticos 1929 Meta para T1 (2009) Oferta de 20 produtos turísticos FONTE: Revista de Roteiros Turístico do Paraná/SETU – Paraná Turismo

48 48 Décimo Segundo Resultado Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Produtos Turísticos

49 49 Resumo dos Resultados Resultados Resultado T0Resultado T1Meta T1 Δ%Δ% 2º Taxa de ocupação dos meios de hospedagem 47%48%-- 3º Taxa de permanência média (dias) 2,82,7-- 4ºClientes registrados no Cadastur -48%-- 6ºFaturamento R$ 5.763.600 R$ 7.171.800R$ 6.339.96013% 7ºNúmero de ocupações 518517544-5% 8º Índice de avaliação dos atributos de imagem 8,99,18,014% 11ºFluxo turístico 28.12530.09529.5312% 12ºProdutos Turísticos 19292045%

50 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto

51 51 Informações Adicionais Base: 56 Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Base: 24* * Nunca participaram ou não participam mais de entidades de classes ou atividades associativas. Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 42% Não 58% Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 42% Não 58%

52 52 Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas De Quais Associações Participa? Base: 28* * Total de empresas que participam de associações e informaram quais participam. NOTA: Associações com 1 citação: Associação Comercial do Paraná, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo, Associação de Mulheres Florença Maria Clara, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba, Copescarte Associação dos Comerciantes da Ilha do Mel 5 citações Adetur Litoral 8 citações Associação Brasileira de Serviços de Entretenimento e Lazer 2 citações Associação de Pousadas e Hotéis de Morretes 2 citações

53 53 Informações Adicionais Base: 56 Realização de Parcerias Base: 25* Com Quem a Empresa Realiza Parcerias?** Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? *Total de empresas que realizam parcerias. ** Embora não sejam consideradas parcerias válidas, um entrevistado afirmou ter parceria com a Gazeta do Povo, outro com a Prefeitura de Antonina e outro com a TV Paraná Educativa.

54 54 Informações Adicionais Base: 7* Realização de Parcerias Base: 23** Que Tipo de Parcerias Realizou? Estas empresas com as quais o senhor manteve parcerias, pertenciam ao projeto de turismo do qual o senhor faz parte? *Total de empresas que realizam parcerias e souberam informar se o parceiro pertencia ao projeto Turismo no Litoral do Paraná. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Foi aceito mais de um item como resposta Sim, algumas 2 citações Não 5 citações

55 55 Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 49* *Total de entrevistados que participaram de atividades promovidas pelo Sebrae em 2009.

56 56 Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Base: 56 Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ 129.574 Mediana: R$ 40.000 Média Interna: R$ 51.043 Base: 27* *Empresas que realizaram investimento em 2009. Um entrevistado não informou o valor. Menor Investimento Declarado: R$ 2.000 Maior Investimento Declarado: R$ 2.000.000

57 57 Informações Adicionais Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 28* *Empresas que realizaram investimento em 2009. Aquisição de equipamentos 61% Ampliação do negócio 11% Reformas, melhorias 61% Investimentos Abertura do negócio 4% Propaganda, divulgação 4% Treinamentos 4%

58 58 Informações Adicionais Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? *Empresas que informaram quais foram os principais diferenciais Diferenciais da Empresa Base: 52*


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