A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acesso: 5 pontos para discussão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acesso: 5 pontos para discussão"— Transcrição da apresentação:

1 Acesso: 5 pontos para discussão
Paulo A. Lotufo Universidade de São Paulo

2 5 pontos para debate A atenção terciária está organizada?
A atenção secundária existe? Atenção primária necessita ter impacto epidemiológico? Atenção primária reduz custo? Investimentos públicos diminuem a desigualdade?

3 A atenção terciária está organizada?
Exemplo # 1 Atendimento desorganizado para pacientes com câncer que se matriculam em mais de dois hospitais. Há hospital com duas listas de espera independente para o mesmo tipo de câncer. Exemplo # 2 A fila de espera para transplante cardíaco é às vezes menor do que a existente para troca valvar.

4 A atenção secundária existe?
Exemplo # 1 Vários hospitais-escola não alcançaram metas de atendimento de complexidade média porque desviam o atendimento para os procedimentos terciários. Exemplo # 2 As enfermarias “gerais” são balcanizadas pelos especialistas. Exemplo # 3 Ambulatórios de especialidade costumam ter UM ou no máximo DOIS especialistas. E, as férias e afastamentos?

5 Atenção primária necessita ter impacto epidemiológico?

6 Atenção primária necessita ter impacto epidemiológico?

7 Atenção primária reduz custo?
Exemplo Paciente de 65 anos acamado por hérnia inguinal gigante. Após visita de agente comunitário foi encaminhado para Hospital. No hospital foi diagnosticado hipertensão e diabetes sendo operado. Ele voltou a andar e sentiu dor no peito. Retornou ao hospital onde foi submetido a avaliação de insuficiência coronariana.

8 Investimentos públicos diminuem a desigualdade?
Exemplo #1: As linhas do metro dirigidas a bairros populares aumentam o preço dos terrenos e casas das proximidades. Exemplo #2: Cidades com boas escolas públicas têm valores de aluguéis mais elevados.

9 Afinal, para que a atenção básica?
Garantir um pressuposto da cidadania, o acesso aos serviços de saúde.

10 O que significa “garantir acesso” ?
Realizar atendimento na sua integralidade com competência técnica específica a cada profissional atendendo às necessidades mais vitais da população como o alívio da dor e do sofrimento.


Carregar ppt "Acesso: 5 pontos para discussão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google