A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE OPINIÃO MEIO AMBIENTE RECIFE PESQ. Nº 037/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE OPINIÃO MEIO AMBIENTE RECIFE PESQ. Nº 037/2010."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE OPINIÃO MEIO AMBIENTE RECIFE PESQ. Nº 037/2010

2 ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade do Recife. DATA DA COLETA: 30 de setembro e 01 de outubro de 2010. UNIVERSO: População residente na cidade do Recife. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio foram sorteados os setores censitários. No segundo estágio é realizado um número fixo de 12 entrevistas em cada setor selecionado. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 816 entrevistas.

3 ANÁLISE 1.Destaca-se, na pesquisa, que 51% dos entrevistados têm interesses por temas relacionados ao meio ambiente. Contudo, não se deve desprezar o fato de que 30,8% têm pouco interesse. Qual é a razão disto? 2.Acredita-se que parte dos entrevistados tenha a capacidade de relacionar as discussões ambientais com o debate econômico, pois 64,4% afirmam que o crescimento econômico deve existir com respeito ao meio ambiente. 3.Os dados da pesquisa mostram que majoritariamente, os pesquisados respeitam o meio ambiente, pois 80% deles afirmam que, numa hipotética situação, após terem consumido um refrigerante, eles continuam a caminhar à procura de uma lata de lixo para jogar a lata do refrigerante. 4.Destaca-se que 87,6% dos pesquisados sabem o que é lixo reciclável. Contudo, 74,9% afirmam que, quando compram um produto, não procuram saber se a embalagem é reciclável. Portanto, a prática do consumo não é influenciada pela possibilidade de a embalagem ser reciclável. Salienta-se, ainda, que 80,8% afirmam que, na compra do produto, eles não têm interesse em saber se a empresa (fabricante do produto) tem preocupação com o meio ambiente. 5.Por outro lado, observa-se que, quando o consumidor é alertado quanto ao fato de determinada empresa não respeitar o meio ambiente, parte dele não efetua a compra desejada – 48% afirmam que não comprariam um tênis caso saibam que a empresa fabricante deste não respeita o meio ambiente.

4 Perfil dos entrevistados: Sexo

5 Perfil dos entrevistados: Faixa etária

6 Perfil dos entrevistados: Grau de instrução:

7 Perfil dos entrevistados: Renda individual

8 Perfil dos entrevistados: Renda familiar

9 Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

10 Perfil dos entrevistados: Religião

11 Perfil dos entrevistados: Estado civil

12 Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?

13 Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos?

14 Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?

15 Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família:

16 Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

17 [P. 01] Você tem interesse por temas relacionados a meio ambiente?

18 [P. 02] Em sua opinião:

19 [P. 03] Considere a seguinte situação: "Você está no centro da cidade, sobre a ponte Duarte Coelho. Daí, abre uma lata de refrigerante, pois está morrendo de sede. Após tomar o refrigerante, você procura um lixeiro próximo e não encontra". Diante desta situação, o que você faz?

20 [P. 04] O que é lixo reciclável?

21 [P. 05] Você, em sua casa, separa costumeiramente o lixo reciclável?

22 [P. 06] Quando compra um produto, você procura saber se a embalagem é reciclável?

23 [P. 07] No bairro em que você mora, costumeiramente, passa coleta de lixo?

24 [P. 08] Diariamente, qual a forma de transporte que você costuma utilizar?

25 [P. 09] Você é favorável que a pessoa deixe o seu carro em casa e vá para o trabalho através de transporte público, com o objetivo de preservar o meio ambiente?

26 [P. 10] Quantos banhos você geralmente toma por dia?

27 [P. 11] O seu banho dura em média quantos minutos:

28 [P. 12] Enquanto você escova os dentes, você costuma deixar a torneira aberta?

29 [P. 13] Você, diariamente, procura economizar energia em sua casa?

30 [P. 14] Quando compra produtos, você tem interesse em saber se a empresa tem preocupação ambiental?

31 [P. 15] "Você, ao entrar na loja, constata que o tênis que você sonha está em promoção. Então você decide comprar, já que possui dinheiro para isso. Porém, o seu amigo informa que a fabricante do tênis polui rios e, por consequência, não respeita o meio ambiente. Que atitude você tomaria?

32 INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU Rua Betânia, 40, Derby – fone: (81) 3413-4611 www.institutomauriciodenassau.com.br instituto@mauricionassau.com.br JÂNYO DINIZ PRESIDENTE janyo@mauricionassau.com.br INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL inacio@mauricionassau.com.br SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO smurilojr@mauricionassau.com.br BSc. ROBERTO SANTOS SUPERVISOR DE PESQUISA/CIENTISTA SOCIAL roberto.santos@rec.mauriciodenassau.edu.br MSc. CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO carlos.gadelha@mauricionassau.com.br SIMARA COSTA ESTAGIÁRIA DE ESTATÍSTICA simara.costa@maurciodenassau.edu.br ROBERTA TEKAVITA ECONOMISTA roberta.tekavita@mauriciodenassau.edu.br ISABEL FRANÇA ASSESSORA DE IMPRENSA isabel.franca@rec.mauriciodenassau.edu.br EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMENTO emmanuelle.cesar@mauriciodenassau.edu.b r


Carregar ppt "PESQUISA DE OPINIÃO MEIO AMBIENTE RECIFE PESQ. Nº 037/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google