Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDerek Gonsales Alterado mais de 10 anos atrás
1
PESQUISA DE OPINIÃO MEIO AMBIENTE RECIFE PESQ. Nº 037/2010
2
ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade do Recife. DATA DA COLETA: 30 de setembro e 01 de outubro de 2010. UNIVERSO: População residente na cidade do Recife. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio foram sorteados os setores censitários. No segundo estágio é realizado um número fixo de 12 entrevistas em cada setor selecionado. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 816 entrevistas.
3
ANÁLISE 1.Destaca-se, na pesquisa, que 51% dos entrevistados têm interesses por temas relacionados ao meio ambiente. Contudo, não se deve desprezar o fato de que 30,8% têm pouco interesse. Qual é a razão disto? 2.Acredita-se que parte dos entrevistados tenha a capacidade de relacionar as discussões ambientais com o debate econômico, pois 64,4% afirmam que o crescimento econômico deve existir com respeito ao meio ambiente. 3.Os dados da pesquisa mostram que majoritariamente, os pesquisados respeitam o meio ambiente, pois 80% deles afirmam que, numa hipotética situação, após terem consumido um refrigerante, eles continuam a caminhar à procura de uma lata de lixo para jogar a lata do refrigerante. 4.Destaca-se que 87,6% dos pesquisados sabem o que é lixo reciclável. Contudo, 74,9% afirmam que, quando compram um produto, não procuram saber se a embalagem é reciclável. Portanto, a prática do consumo não é influenciada pela possibilidade de a embalagem ser reciclável. Salienta-se, ainda, que 80,8% afirmam que, na compra do produto, eles não têm interesse em saber se a empresa (fabricante do produto) tem preocupação com o meio ambiente. 5.Por outro lado, observa-se que, quando o consumidor é alertado quanto ao fato de determinada empresa não respeitar o meio ambiente, parte dele não efetua a compra desejada – 48% afirmam que não comprariam um tênis caso saibam que a empresa fabricante deste não respeita o meio ambiente.
4
Perfil dos entrevistados: Sexo
5
Perfil dos entrevistados: Faixa etária
6
Perfil dos entrevistados: Grau de instrução:
7
Perfil dos entrevistados: Renda individual
8
Perfil dos entrevistados: Renda familiar
9
Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia
10
Perfil dos entrevistados: Religião
11
Perfil dos entrevistados: Estado civil
12
Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?
13
Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos?
14
Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?
15
Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família:
16
Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica
17
[P. 01] Você tem interesse por temas relacionados a meio ambiente?
18
[P. 02] Em sua opinião:
19
[P. 03] Considere a seguinte situação: "Você está no centro da cidade, sobre a ponte Duarte Coelho. Daí, abre uma lata de refrigerante, pois está morrendo de sede. Após tomar o refrigerante, você procura um lixeiro próximo e não encontra". Diante desta situação, o que você faz?
20
[P. 04] O que é lixo reciclável?
21
[P. 05] Você, em sua casa, separa costumeiramente o lixo reciclável?
22
[P. 06] Quando compra um produto, você procura saber se a embalagem é reciclável?
23
[P. 07] No bairro em que você mora, costumeiramente, passa coleta de lixo?
24
[P. 08] Diariamente, qual a forma de transporte que você costuma utilizar?
25
[P. 09] Você é favorável que a pessoa deixe o seu carro em casa e vá para o trabalho através de transporte público, com o objetivo de preservar o meio ambiente?
26
[P. 10] Quantos banhos você geralmente toma por dia?
27
[P. 11] O seu banho dura em média quantos minutos:
28
[P. 12] Enquanto você escova os dentes, você costuma deixar a torneira aberta?
29
[P. 13] Você, diariamente, procura economizar energia em sua casa?
30
[P. 14] Quando compra produtos, você tem interesse em saber se a empresa tem preocupação ambiental?
31
[P. 15] "Você, ao entrar na loja, constata que o tênis que você sonha está em promoção. Então você decide comprar, já que possui dinheiro para isso. Porém, o seu amigo informa que a fabricante do tênis polui rios e, por consequência, não respeita o meio ambiente. Que atitude você tomaria?
32
INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU Rua Betânia, 40, Derby – fone: (81) 3413-4611 www.institutomauriciodenassau.com.br instituto@mauricionassau.com.br JÂNYO DINIZ PRESIDENTE janyo@mauricionassau.com.br INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL inacio@mauricionassau.com.br SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO smurilojr@mauricionassau.com.br BSc. ROBERTO SANTOS SUPERVISOR DE PESQUISA/CIENTISTA SOCIAL roberto.santos@rec.mauriciodenassau.edu.br MSc. CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO carlos.gadelha@mauricionassau.com.br SIMARA COSTA ESTAGIÁRIA DE ESTATÍSTICA simara.costa@maurciodenassau.edu.br ROBERTA TEKAVITA ECONOMISTA roberta.tekavita@mauriciodenassau.edu.br ISABEL FRANÇA ASSESSORA DE IMPRENSA isabel.franca@rec.mauriciodenassau.edu.br EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMENTO emmanuelle.cesar@mauriciodenassau.edu.b r
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.