A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE INFORMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE INFORMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE INFORMÁTICA

2 Localização APAE-Castanhal Assoc. de Pais e Amigos dos Excepcionais
Este projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2005 na Escola em Regime de Convênio APAE-Castanhal Assoc. de Pais e Amigos dos Excepcionais Alameda Capanema, nº 86 Bairro: Estrela – Castanhal-Pará Fone: Cep:

3 Tema: A informática educativa como instrumento mediador na relação
Tema: A informática educativa como instrumento mediador na relação... Educando, realidade,conhecimento...

4 Objetivos Facilitar e colaborar no processo ensino-aprendizagem dos educandos com necessidades educativas especiais através da tecnologia dos programas educativos adaptados e acessíveis a eles visando o seu desenvolvimento e a sua inclusão digital.

5 Justificativa: As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm causando um impacto significativo no processo de ensino aprendizagem dos educandos com necessidades especiais, abrindo-lhes perspectivas de acesso ao conhecimento universal e possibilitando uma interessante maneira de produzir conhecimentos na rede digital de comunicação. E essa tendência se expandiu do espaço da sala de aula para muito além de suas paredes. Portanto com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos no mundo informatizado, propomos para os mesmos se familiarizarem com esses novos recursos adaptados e que possam desenvolver sua criatividade no processo ensino- aprendizagem.

6 Metodologia Conversa informal com os alunos estimulando-os a falarem sobre os seus desejos e sonhos na informática; Criação dos seus endereços eletrônicos na Internet; Construção de texto e histórias em quadrinhos usando software Hagáquê e Turma da Mônica; Desenho e arte usando LOGO micromundos, paint e outros; Acesso a Internet – fazendo uso de recursos que a mesma oferece para seus usuários; Que haja interdisciplinaridade na exploração dos recursos e adaptações.

7 Recursos Infra-estrutura de informática
O laboratório de informática da escola está equipado com: 1- 13 microcomputaores (completos) scanner impressora (jato de tinta) impressora (laser) 5- 02 web cam 6- 13 mesas 7- 13 cadeiras armário 9- Softwares educativos (variados) Necessidades futuras 1- Mouse adaptado 2- Colméia para teclado 3- pulseira de pesos 4-Estabilizador de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação 5- Software infantis

8 Ferramentas computacionais
Precisamos de recursos que possam ser adaptados como: Adaptações Físicas, órteses e de hardware para alunos com necessidades especiais que são pulseiras de peso, que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação do tônus que se torna mais eficiente a digitação, estabilizador de punho que é principalmente para alunos com paralisia cerebral, mouse adaptados, teclados especiais (colméia e simulador de teclado), impressora Braille e outros, os mesmos serão utilizados nas atividades contidas no plano de ação que serão desenvolvidas na melhoria de sua auto-estima e conseqüentemente do seu aprendizado.

9 Cronograma Atividades Junho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Planejamento do projeto. * Reunião com equipe pedagógica e direção da escola. Reunião com a família Apresentação do projeto para os alunos. Desenvolvendo atividades com softwares educativos Turma da Mônica, Hagáquê e outros. Desenvolvimento das atividades propostas contemplando as áreas de conhecimento. Conhecendo programas paint, Word e LOGO micropmundos etc. Criação de s, pesquisa na Internet e jogos educativos.

10 Resultados Esperados Esperamos ao longo deste projeto que os alunos com necessidades especiais desenvolvam maior autonomia com as novas tecnologias educacionais na informática educativa, melhorando a interação e o desenvolvimento de suas habilidades no mundo competitivo e globalizado em que vivemos.

11 Bibliografia Pesquisas
Projeto Político Pedagógico da Escola em Regime de Convênio Apae- Castanhal. Páginas 04, 05, 07 e 21. Outros projetos realizados na escola.


Carregar ppt "PROJETO DE INFORMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google