A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
NR 26 – Sinalização de Segurança Bruno Bernardes A. Campos Cibele Souza Lopes Líbia Diniz S. Marquez

2 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Normas para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras: Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados em toda sua altura. OOs equipamentos utilizados na movimentação de materiais serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho. Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.

3 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas e correntes, que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas. Para os equipamentos destinados à movimentação do pessoal serão exigidas condições especiais de segurança. Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mãos.

4 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
OOs operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados,cuja validade desta é de 1 ano, e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho se portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível. Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora.

5 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Normas em atividades de transporte de sacas: TRANSPORTE MANUAL DE SACOS: toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição. É É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores a 1,00m. As pranchas deverão ter a largura mínima de 0,50m.

6 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Fica estabelecida a distância máxima de 60,00m para o transporte manual de um saco. Além do limite previsto nesta norma, o transporte descarga deverá ser realizado mediante impulsão de qualquer tipo de tração mecanizada. As pilhas de sacos, nos armazéns, terão a altura máxima correspondente a 30 fiadas de sacos quando for usado processo mecanizado de empilhamento e 20 fiadas quando for usado processo manual .

7 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
O piso do armazém deverá ser constituído de material não escorregadio, sem aspereza e mantido em perfeito estado de conservação. Deve ser evitado o transporte manual de sacos em pisos escorregadios ou molhados.

8 NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Armazenamento de materiais: O peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso. O material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio, saídas de emergências, etc. Material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 0,50m. O armazenamento deverá obedecer aos requisitos de segurança especiais a cada tipo de material **

9 NR 26 – Sinalização de Segurança
Utilização de cor na segurança do trabalho A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador. A indicação de cor, sempre que necessário, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras.

10 NR 26 – Sinalização de Segurança
VERMELHO DDistinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndios. Não deverá ser usado para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo e o alaranjado. Será usada excepcionalmente com sentido de advertência de perigo: Nas luzes a serem colocadas em obstruções temporárias; Em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.

11 NR 26 – Sinalização de Segurança
Aplicações: - hidrantes; equipamentos e utensílios de combate a incêndios; - tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água; - transporte com equipamentos de combate a incêndio; - portas de saídas de emergência; - rede de água para incêndio (sprinklers);

12 NR 26 – Sinalização de Segurança
Exemplos

13 NR 26 – Sinalização de Segurança
AMARELO Em canalizações: identificar gases não liquefeitos. O amarelo deverá ser empregado para indicar “CUIDADO!”. Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.

14 NR 26 – Sinalização de Segurança
Aplicações: - partes baixas de escadas e estruturas, pilastras, postes, colunas ; - corrimões, parapeitos, meios-fios; - faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento; - paredes de fundo de corredores sem saída; - cabines, caçambas, guindastes, escavadeiras, etc.; - fundos de letreiros e avisos de advertência; - cavaletes, porteiras; - pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.

15 NR 26 – Sinalização de Segurança
Exemplos

16 NR 26 – Sinalização de Segurança
BRANCO Aplicações: passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas; - direção e circulação, por meio de sinais; áreas em torno dos equipamentos de socorro de urgência, de combate a incêndio ou outros equipamentos de emergência; - áreas destinadas à armazenagem; zonas de segurança.

17 NR 26 – Sinalização de Segurança
PRETO Indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. Poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este quando condições especiais o exigirem.

18 NR 26 – Sinalização de Segurança
AZUL Indicar CUIDADO ficando seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos que deverão permanecer fora de serviços. Aplicações: - empregado em barreiras e bandeirolas de advertência a serem localizadas nos pontos de comando, de partida, ou fontes de energia dos equipamentos. - canalizações de ar comprimido; prevenção contra movimento acidental de qualquer equipamento em manutenção;

19 NR 26 – Sinalização de Segurança
VERDE Caracteriza “SEGURANÇA” Aplicações: canalizações de água; caixas de equipamento de socorro de urgência; - chuveiros de segurança e fontes lavadoras de olhos; caixas contendo EPI; - emblemas de segurança; - mangueiras de oxigênio.

20 NR 26 – Sinalização de Segurança
Exemplos

21 NR 26 – Sinalização de Segurança
LARANJA Aplicações: - canalizações contendo ácidos; - partes móveis de máquinas e equipamentos; - botões de arranque de segurança; - dispositivos de corte, borda de serras,

22 NR 26 – Sinalização de Segurança
PÚRPURA Indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares. Em portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados pela radioatividade. SSinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

23 NR 26 – Sinalização de Segurança
LILÁS Indicar canalizações que contenham alcális. Indicar lubrificantes(nas refinarias de petróleo). CINZA Cinza – claro: usado para identificar canalizações em vácuo. Cinza – escuro: usado para identificar eletrodutos. ALUMÍNIO Utilizado em canalizações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustível de baixa viscosidade.

24 NR 26 – Sinalização de Segurança
MARROM Identifica qualquer fluido não identificado pelas demais cores.

25 NR 26 – Sinalização de Segurança
As canalizações industriais, para condução de líquidos e gases deverão receber a aplicação de cores, em toda a sua extensão, a fim de facilitar a identificação do produto e evitar acidentes. A canalização de água potável deverá ser diferenciada das demais obrigatoriamente. Quando houver a necessidade de uma identificação mais detalhada (concentração, temperatura, pressões, pureza, etc.), a diferenciação far-se-á através de faixas de cores diferentes, aplicadas sobre a cor básica.

26 NR 26 – Sinalização de Segurança
A identificação por meio de faixas deverá ser feita de modo que possibilite a sua visualização em qualquer parte da canalização. Depósitos ou tanques fixos que armazenem fluidos deverão ser identificados pelo mesmo sistemas de cores que as canalizações.

27 NR 26 – Sinalização de Segurança
Sinalização para armazenamento de substâncias perigosas: O armazenamento de substâncias perigosas deverá seguir os padrões internacionais. SUBSTÂNCIA PERIGOSA : é todo material que isoladamente ou não seja corrosivo, tóxico, radioativo, oxidante e que durante o seu manejo, transporte e armazenamento possa conduzir efeitos prejudiciais sobre trabalhadores, equipamentos e ambiente de trabalho.

28 NR 26 – Sinalização de Segurança
Rotulagem preventiva Todas as instruções dos rótulos deverão ser breves e precisas, contendo os seguintes tópicos: Nome técnico do produto; PPalavra de advertência; Indicação de risco; PPrimeiros socorros; Instruções especiais em caso de fogo, derrame ou vazamento.

29 NR 26 – Sinalização de Segurança
Palavras de Advertência “PERIGO” – substâncias de alto risco “CUIDADO” – substâncias de risco médio “ATENÇÃO” – substâncias de risco leve


Carregar ppt "NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google