A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definindo a Sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definindo a Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Definindo a Sociologia
Em todas as épocas e sociedades os homens procuraram entender uns aos outros; “O homem é por natureza um animal social” Aristóteles Muitos modelos caseiros foram elaborados, mas foi somente com o aparecimento de uma disciplina autônoma, a Sociologia que essa curiosidade ganhou métodos, técnicas, teorias e objeto definido nos moldes das ciências modernas

2 Processo de socialização
S O C I O L O G I A Processo de socialização Inicia-se quando o ser humano é expelido do útero materno para a sociedade, dado à luz e dado às necessidades e coerções da sociedade; Ocorre durante toda a vida, adquirindo dinâmicas diferentes. Fatos Sociais “... Consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores do indivíduo, dotados de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõe.”

3 Despertando a « Imaginação Sociológica »
S O C I O L O G I A Despertando a « Imaginação Sociológica » “... Consideremos o desemprego. Quando numa cidade de cem mil habitantes, somemente um homem está desempregado, isso é seu problema pessoal... ... Mas quando numa nação de 50 milhões de trabalhadores 15 milhões não encontram trabalho, isso é uma questão pública...”

4 Utilizando a Imaginação Sociológica
S O C I O L O G I A Utilizando a Imaginação Sociológica “... A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos.... Permite-lhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem freqüentemente uma consciência falsa de suas posições sociais”

5 “Exercitando a imaginação com temas atuais”
S O C I O L O G I A “Exercitando a imaginação com temas atuais”

6 Por que o casamento está tornando-se menos popular
Porque 45% dos casamentos no Brasil não dão certo? Por que o casamento está tornando-se menos popular Por que casais infelizes continuam juntos?

7 Às vezes você pensa sobre AIDS ?

8 AIDS é mais do que uma doença…
AIDS é um problema social

9 Quem vota em qual partido e por que?
Corrupção na política Quem vota em qual partido e por que? Por que políticos corruptos continuam recebendo votos?

10 O que é a flexibilização do trabalho?
Por que as greves diminuiram? Qual o papel do trabalho em nossa sociedade?

11 Como será nossa aposentadoria?

12 Cultura erudita ou Cultura popular?

13 Não vivemos sozinhos estamos sendo observados
Pense sociologicamente! Penso, logo existo. Descartes Basta pensar? Vêem-me, logo existo. Sartre Não vivemos sozinhos estamos sendo observados


Carregar ppt "Definindo a Sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google