A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se familiarizar com seu banco de dados Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS Profa. Suzi Camey Depto de Estatística - UFRGS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se familiarizar com seu banco de dados Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS Profa. Suzi Camey Depto de Estatística - UFRGS."— Transcrição da apresentação:

1 Como se familiarizar com seu banco de dados Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS Profa. Suzi Camey Depto de Estatística - UFRGS

2 Como se familiarizar com seu banco de dados Construção de BD O banco de dados (BD) pode ser construído diretamente no SPSS ou em qualquer tipo de planilha eletrônica (como por exemplo Excel) –Principal desvantagem: ausência de um sistema de controle de entrada de dados –Alternativa: EpiData que pode ser obtido gratuitamente no endereço http://www.epidata.dk/

3 Como se familiarizar com seu banco de dados Construção de BD Usando o Excel lembrar que: –Colocar o nome de cada variável na primeira linha da planilha; –Cada linha representa um sujeito; –Cada coluna uma variável; –Dados perdidos (missing): é mais fácil deixar a casela vazia; –Não colocar letras em colunas destinadas à variáveis numéricas.

4 Como se familiarizar com seu banco de dados Construção de BD Usando o Excel lembrar que: –Cada variável só pode aparecer uma vez no banco, não podendo haver 2 colunas com o mesmo nome. –Não incluir no nome de uma variável acentos, cedilhas, espaços ou caracteres especiais (%, vírgulas, pontos, *, &...), pois dependendo da versão do SPSS, eles serão lidos de um jeito diferente. –Mesmo já existindo a numeração padrão do excel, deve existir uma coluna enumerando os casos no arquivo.

5 Como se familiarizar com seu banco de dados Construção de BD Usando o Excel lembrar que: –Para facilitar a digitação, algumas linhas e algumas colunas podem ficar fixas na planilha. Por exemplo se você quer fixar o nome do paciente (coluna b) e o nome das variáveis (linha 1), então deve colocar o cursor na célula C2 e clicar em Janela no menu superior, e depois em congelar painéis. Neste caso, em qualquer ponto da planilha que você estiver, sempre aparecerá o nome do paciente e o nome da variável.

6 Como se familiarizar com seu banco de dados Construção de BD O ideal é que daqui em diante os próximos passos sejam executados no arquivo milsa.xls

7 Como se familiarizar com seu banco de dados Iniciando o SPSS Quando abrimos o SPSS ele tem a seguinte aparência: Clicar aqui

8 Como se familiarizar com seu banco de dados Lendo dados do Excel Escolher tipo de arquivo Clicar aqui

9 Como se familiarizar com seu banco de dados Lendo dados do Excel Escolher tipo de arquivo Clicar aqui

10 Como se familiarizar com seu banco de dados Lendo dados do Excel Escolher arquivo: primeiro escolher o subdiretório onde o arquivo se encontra. Clicar 2x aqui

11 Como se familiarizar com seu banco de dados Lendo dados do Excel Escolher a planilha Escolher esta opção se houver o nome das variáveis na 1a. linha do arquivo Excel Aqui pode ser escolhida a planilha do arquivo Excel Clicar aqui

12 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das variáveis e categorias, no. de casas decimais e dados perdidos Clicar aqui

13 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das variáveis Nesta coluna podemos colocar os rótulos das variáveis. Basta clicar em uma das caselas e digitar o rótulo.

14 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das variáveis Neste exemplo ficaria assim

15 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das categorias Nesta coluna podemos colocar os rótulos das categorias. Clicando na 2a. casela.

16 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das categorias Clique aqui

17 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das categorias Aqui digite o rótulo Aqui digite o valor

18 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das categorias Para a variável civil fica assim. Após adicionar cada Value e seuLabel deve-se clicar aqui.

19 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Rótulos das categorias: colocar rótulos das variáveis abaixo. Instrução: –1: Ensino Fundamental –2: Ensino Médio –3: Superior Região: –1: capital –2: interior

20 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Casas decimais Nesta coluna podemos definir o no. de casas decimais. Basta clicar em uma das caselas e digitar o no. de casas decimais ou usar as setas.

21 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Dados perdidos Nesta coluna podemos definir quais são os códigos para valores perdidos.

22 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Dados perdidos Clicar aqui

23 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pelo Menu Dados perdidos Podem ser definidos até 3 valores diferentes. No nosso exemplo o valor perdido é definido pelo número 9.

24 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Agora vamos definir rótulos das variáveis e categorias, no. de casas decimais e dados perdidos construindo um arquivo de sintaxe. Esse método é útil principalmente quando se pretende fazer análises parciais do banco de dados, pois cada vez que lemos um BD do Excel temos que reaplicar as definições.

25 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Clicar aqui

26 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Esta é a janela do arquivo de sintaxe. O arquivo de sintaxe pode ser construído em qualquer editor de texto e é conveniente que seja salvo com a terminação.sps

27 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Nomes dos comandos

28 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Nomes das variáveis a serem definidas

29 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Número da categoria Código do valor perdido Nome da categoria Rótulo da variável

30 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Os rótulos devem estar entre aspas simples e o código do dado perdido está entre parênteses. Agora você deve definir os rótulos de variáveis e categorias para todas as variáveis! Todos os comandos devem terminar com ponto final.

31 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Clicando aqui após selecionar o comando com o mouse, o comando será executado.

32 Como se familiarizar com seu banco de dados Definições: pela sintaxe Lembrar de salvar a sintaxe!

33 Como se familiarizar com seu banco de dados Lembrar de salvar o banco de dados!

34 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Após colocar todos os rótulos e definir quais são os valores perdidos devemos fazer uma distribuição de freqüências de todas as variáveis para detectar possíveis erros de digitação.

35 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Clicar aqui

36 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Clicar aqui depois de selecionar todas as variáveis com o mouse. Depois clicar em OK.

37 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Quando esse comando é executado, uma nova janela é aberta: a janela de resultados.

38 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Aqui temos todas as variáveis analisadas, o número de casos válidos e o número de casos perdidos. Por exemplo: temos 13 observações perdidas na variável Região onde mora e 23 observações válidas.

39 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Agora vamos fazer uma análise de cada uma das variáveis buscando inconsistências.

40 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Número do sujeito: Como esta é a variável de identificação dos casos não podemos ter nenhuma freqüência diferente de 1, pois neste caso teríamos dois sujeitos com a mesma identificação.

41 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Estado civil: Aqui encontramos um problema: na distribuição de freqüência aparece um código 4. Temos que identificar qual o caso corrigí-lo.

42 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Temos várias maneiras de localizar o caso. Uma delas é marcando a coluna da variável onde se encontra o problema e depois clicar emFind.

43 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Digitar aqui o valor estranho e depois em Find Next.

44 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Depois de identificado o sujeito...

45 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD... verificar o erro e corrigí-lo.

46 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Grau de instrução: Aqui não nenhuma inconsistência. Uma das possíveis observações que podemos fazer é: 33,3% de pessoas que concluíram o Ensino Fundamental.

47 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Número de filhos: Nesta variável aparece um sujeito com 55 filhos. Devemos novamente localizar o sujeito e verificar se a informação está correta.

48 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Agora vamos ver outra maneira de localizar o caso. Quando o valor procurado for o maior ou o menor de todos, basta marcar a coluna da variável onde se encontra o problema, clicar com o botão direito do mouse e depois clicar em Sort Descending ou Sort Ascending, dependendo do caso.

49 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Identificado o sujeito e o erro, devemos corrigir o banco. Neste caso corrija para 5.

50 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Número de salários mínimos: Nesta variável não há inconsistência. A partir da tabela podemos ver que 50,0% dos sujeitos ganham no máximo 9,8 salários mínimos.

51 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Idade-anos: Há um sujeito com 330. Escolha um dos métodos descritos anteriormente e corrija a idade do sujeito para 33.

52 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Idade-meses: Não há inconsistência.

53 Como se familiarizar com seu banco de dados Limpeza do BD Variável Região onde mora: Há um código 8, identificar o sujeito e corrigir para 9.

54 Como se familiarizar com seu banco de dados FIM Agora este banco está pronto para ser analisado!!!


Carregar ppt "Como se familiarizar com seu banco de dados Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS Profa. Suzi Camey Depto de Estatística - UFRGS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google