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Action Oriented System

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Apresentação em tema: "Action Oriented System"— Transcrição da apresentação:

1 Action Oriented System
Interface Homem-Máquina ( Task and TAOS Action Oriented System ) Prof: José Eustáquio Rangel de Queiroz Carga Horária: 60 h

2 “User and task analysis is the process of learning about ordinary users by observing them in action.” [Hackos & Redish, User and Task Analysis for Interface Design (1998)]

3 Roteiro I Considerações Iniciais Modelo de Representação
Relacionamento Conceitual Conceito Conceito Estático Objeto Agente Instrumento Método Situação

4 Roteiro II Relacionamento Conceitual Exemplo Bibliografia Consultada
Conceito Dinâmico Processo Tarefa Ação Exemplo Bibliografia Consultada

5 Considerações Iniciais I
TAOS (Task and Action Oriented System) I Formalismo para aquisição e representação do conhecimento Fundamentação na modelagem do domínio Focalização original na construção de Sistemas Baseados em Conhecimento (SBC) Validação no domínio da Biologia Molecular (IA)

6 Considerações Iniciais II
TAOS (Task and Action Oriented System) II Fundamentação no conhecimento do especialista sobre um determinado tema Extração do conhecimento a partir de técnicas de sondagem (e.g. condução de entrevistas, administração de questionários) Representação hierárquica do conhecimento extraído Similaridade da Modelagem da Tarefa ao desenvolvimento de um SBC

7 Considerações Iniciais III
Preenchimento dos requisitos exigidos para Análise e Modelagem da Tarefa Objetivos da Tarefa Lógica da Execução da Tarefa Objetos Envolvidos Procedimentos Utilizados Condições Necessárias à Execução da Tarefa Verificação de Incoerências e Incompletude da Descrição Fatores Críticos

8 Considerações Iniciais IV
Composição do Formalismo TAOS Módulos TAME (Task and Action Modeling Environment) e Graph TAME Definição da linguagem para a modelagem do conhecimento a partir de representação taxonômica Validação de completude e coerência do conhecimento Graph Possibilidade de visualização do processo de modelagem do conhecimento

9 Modelo de Representação
Conceito Ação Tarefa Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Diferença entre relações lógicas dos conceitos estáticos e dinâmicos Consideração de relações de temporalidade, generalização e decomposição no âmbito dos conceitos dinâmicos Nós são classes e instâncias Arcos são os relacionamentos entres as classes ou entre as classes e instâncias

10 Relacionamento Conceitual
Tarefa Agente Instrumento são executadas por são executadas com o auxílio de gerencia execução lógico/temporal entre possui Situação Inicial (Ponto de Partida) Situação Final (Objetivo) Ações Sub-Tarefas composta de Métodos habilitado a executar é uma deve ser operado por para a execução de Conceitos Estáticos Conceitos Dinâmicos

11 Conceito Nome Descrição <Atributo-adicional> Conceito
Ação Tarefa Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Classe com grau de abstração mais elevado Classe Conceito Nome Cadeia de caracteres Descrição <Atributo-adicional> Tipo do atributo atributo-adicional – mapa entre o atributo adicional e seu valor Legenda: <> Atributo Opcional

12 Conceito Estático Nome Descrição <Instante> <Localização>
Tarefa Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Inalterabilidade de seus valores durante um intervalo de tempo considerável Classe Conceito Estático Nome Cadeia de caracteres Descrição <Instante> Tempo <Localização> Posição <Atributo-adicional> Tipo do atributo Instante – tempo da criação InstanceOfCriation Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo

13 Objeto Nome Descrição <Localização> <Instante>
Conceito Ação Tarefa Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Definição de um objeto envolvido na execução de uma Ação (Agente ou Instrumento) Classe Objeto Nome Cadeia de caracteres Descrição <Localização> Posição <Instante> Tempo <Componentes> Listas de Componentes <Atributo-adicional> Tipo do atributo Quais componentes constituem esse objeto? Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo

14 Agente I Conceito Conceito Dinâmico Conceito Estático Ação Tarefa
Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Instrumento Agente Interlocutores podem influenciar tomadas de decisão dos agentes através de suas mensagens O agente pode saber realizar uma ação mas pode não estar habilitado para realiz-a-la Definição de um tipo de objeto habilitado a executar uma ação

15 Agente II Nome Descrição <Localização> <Instante>
Classe Agente Nome Cadeia de caracteres Descrição <Localização> Posição <Instante> Tempo <Componentes> Listas de Componentes Competência Lista de objetos do tipo ação <Interlocutores> Lista de objetos do tipo agente Experiência-com-a-Tarefa (Alta, Média, Baixa) Experiência-com-Computadores <Atributo-adicional> Tipo do atributo Interlocutores podem influenciar tomadas de decisão dos agentes através de suas mensagens O agente pode saber realizar uma ação mas pode não estar habilitado para realiz-a-la Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo Sublinhado Evolução MAD*

16 Instrumento I Conceito Conceito Estático Conceito Dinâmico Objeto
Método Situação Processo Tarefa Ação Agente Instrumento Definição de um objeto (ferramenta) que é utilizada por agentes para executar ações

17 Instrumento II Nome Descrição <Localização> <Instante>
Classe Instrumento Nome Cadeia de caracteres Descrição <Localização> Posição <Instante> Tempo <Componentes> Listas de Componentes Operador Lista de objetos do tipo agente Emprego Lista de objetos do tipo tarefa/ação <Atributo-adicional> Tipo do atributo Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo

18 Método I Conceito Conceito Dinâmico Conceito Estático Ação Tarefa
Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Descreve os planos e as ações necessárias para realizar a tarefa Definição da estratégia de execução de uma tarefa

19 Método II Nome Descrição <Localização> <Instante>
Classe Método Nome Cadeia de caracteres Descrição <Localização> Posição <Instante> Tempo <Componentes> Listas de Componentes Corpo Expressão <Atributo-adicional> Tipo do atributo Descreve os planos e as ações necessárias para realizar a tarefa Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo

20 Método III Corpo I Conjunto de expressões que possibilita o estabelecimento de relações temporais e/ou lógicas entre sub-tarefas e/ou ações que compõem uma tarefa

21 Método IV Corpo II <Expressão> ::= <Lista_expressão>
Expressões <Expressão> ::= <opr>(<lista_expressão>) <Lista_expressão> <ação>, <lista_expressão> | <tarefa>, <lista_expressão> | <expressão>, <lista_expressão> | <ação>, <expressão_simples> | <tarefa>, <expressão_simples> | <expressão>, <expressão_simples> | <Expressão_simples> <ação> | <tarefa> | <expressão> <Operador> SEQ | OR | XOR | AND | SIM | PAR <operador>(<lista_expressão>)

22 Método V Corpo III SEQ OR XOR AND SIM PAR Operadores
Execução seqüencial de sub-tarefas e/ou ações OR Execução de pelo menos uma das sub-tarefas e/ou ações XOR Execução de apenas uma das sub-tarefas e/ou ações AND Execução de todas as sub-tarefas e/ou ações, independentemente da ordem SIM Execução simultânea e independente de sub-tarefas e/ou ações PAR Execução concorrente (i.e. com pontos de sincronização) de sub-tarefas e/ou ações

23 Situação I Conceito Conceito Dinâmico Conceito Estático Ação Tarefa
Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Expressão – pré ou pós situação Definição do estado do mundo em um dado instante e as formas de atingir tal estado

24 Situação II Nome Descrição <Instante> Objetos Restrições
Classe Situação Nome Cadeia de caracteres Descrição <Instante> Tempo Objetos Lista de objetos do tipo objeto Restrições Expressão Formas-de-atingir-estado Lista de tarefas e/ou ações <Atributo-adicional> Tipo do atributo Expressão – pré ou pós situação Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo

25 Conceito Dinâmico Nome Descrição Pré-situação Pós-situação
Tarefa Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Representação da evolução de uma situação observada em um dado intervalo de tempo Classe Conceito Dinâmico Nome Cadeia de caracteres Descrição Pré-situação Objeto do tipo situação Pós-situação <Atributo-adicional> Tipo do atributo Essa evolução pode ser ocasionada pela intervenção intencional de um agente ou pela resposta automática de um artefato Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo

26 Processo Nome Descrição Pré-situação Pós-situação Situação
Conceito Conceito Estático Conceito Dinâmico Objeto Método Situação Processo Tarefa Ação Registro da execução de uma tarefa através de um conjunto de situações observadas em diferentes instantes Classe Processo Nome Cadeia de caracteres Descrição Pré-situação Objeto do tipo situação Pós-situação Situação Lista de objetos do tipo situação <Atributo-adicional> Tipo do atributo Um processo é uma seqüência de situações, compreendendo a situação inicial, final e intermediárias, que exprimem o histórico de um evento. Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo

27 Tarefa I Conceito Conceito Dinâmico Conceito Estático Ação Tarefa
Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Seqüência de ações (abstratas ou elementares) estruturadas de modo a se atingir um objetivo Conjunto de sub-planos e ações que podem estar em níveis diferentes de abstração, formando uma hierarquia

28 Tarefa II Nome Descrição Pré-situação Pós-situação Ocorrência Ações
Classe Tarefa Nome Cadeia de caracteres Descrição Pré-situação Objeto do tipo situação Pós-situação Ocorrência (0,0), (0,1), (0,n), (1,1), (1,n) (while(situação)) Ações Lista de objetos do tipo ação Sub-Tarefas Lista de objetos do tipo tarefa Modo-de-Execução Lista de objetos do tipo método Número Identificador da tarefa na árvore Prioridade Número inteiro que identifica prioridade da tarefa Interruptabilidade (não interruptível, interruptível com reinício a partir do começo, interruptível com reinício em curso) Tipo (Sensório motora, Mental, Verbal) Modalidade (Automática, Manual, Interativa) Freqüência (Alta, Média, Baixa) <Atributo-adicional> Tipo do atributo Conjunto de sub-planos e ações que podem estar em níveis diferentes de abstração, formando uma hierarquia Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo Sublinhado Evolução MAD*

29 Ação I Conceito Conceito Dinâmico Conceito Estático Ação Tarefa
Processo Situação Método Objeto Conceito Dinâmico Conceito Estático Não podem mais ser decompostas Status: ação automática: realizada por um artefato ou instrumento como resposta ou reação a uma ação de um agente ação não automática: realizada por um agente Descrição de uma ação elementar

30 Ação II Nome Descrição Pré-situação Pós-situação Ocorrência Agentes
Classe Ação Nome Cadeia de caracteres Descrição Pré-situação Objeto do tipo situação Pós-situação Ocorrência (0,0), (0,1), (0,n), (1,1), (1,n) (while(situação)) Agentes Lista de objetos do tipo agente Instrumentos Lista de objetos do tipo instrumento Status (Automática, Não Automática) Número Identificador da tarefa na árvore Prioridade Número inteiro que identifica prioridade da tarefa Interruptabilidade (não interruptível, interruptível com reinício a partir do começo, interruptível com reinício em curso) Tipo (Sensório motora, Mental, Verbal) Modalidade (Automática, Manual, Interativa) Freqüência (Alta, Média, Baixa) <Atributo-adicional> Tipo do atributo Não podem mais ser decompostas Status: ação automática: realizada por um artefato ou instrumento como resposta ou reação a uma ação de um agente ação não automática: realizada por um agente Legenda: <> Atributo Opcional Negrito Novo Atributo Sublinhado Evolução MAD*

31 Exemplo I Navegar na WEB  Busca de informação Ativar o navegador
Visualizar o navegador na tela Escolher uma opção de navegação Descrever o endereço no navegador Manipular o arquivo Editar arquivo Ir para determinada página no navegador Solicitar ajuda Finalizar tarefa

32 Exemplo II Nome Descrição Pré-situação Pós-situação Ocorrência Ações
Classe Tarefa Nome Navegar na Web Descrição "Usuário acessa a Web mediante um navegador em busca de informação" Pré-situação Situação_Inicial Pós-situação Situação_Objetivo Ocorrência (1,n) Ações {Ativar_Navegador, Visualizar_Navegador, Finalizar_Tarefa} Sub-tarefa {Escolher_Opção, Solicitar_Ajuda} Modo-de-Execução {Método_Navegar_na_Web} Número 1 Prioridade Interruptabilidade Interruptível com reinício a partir do começo Tipo Sensório motora Modalidade Interativa Freqüência Alta Importância

33 Exemplo III Pré- e Pós-Situação Descrição Objetos Restrição
Situação Situação_Inicial Descrição “Situação ou estado do mundo antes de realizar a tarefa” Objetos {Usuário, Navegador, Tela} Restrição Visível_ícone(Navegador, Tela) AND Disponível(Usuário) Formas-de-atingir-estado {} Situação Situação_Objetivo Descrição “Objetivo a atingir” Objetos {Informação} Restrição Obtida(Informação) Formas-de-atingir-estado {Navegar na Web}

34 Exemplo IV Método Descrição Corpo Método Navegar_na_Web
“Estratégia para navegar na Web” Corpo SEQ((Ativar_Navegador, Visualizar_Navegador) OR(Escolher_Opção, Solicitar_Ajuda, Finalizar_Tarefa))

35 Exemplo V Ação I Descrição Pré-situação Pós-situação Ocorrência
Ação Ativar_Navegador Descrição “Inicialização do navegador do usuário” Pré-situação Situação_Inicial Pós-situação Navegador_na_Tela Ocorrência (1,1) Agentes {Usuário} Instrumentos {Navegador} Status Não automática Número 1.1 Prioridade 1 Interruptabilidade Interruptível com reinício a partir do começo Tipo Sensório motora Modalidade Interativa Freqüência Alta Importância

36 Exemplo VI Situação I Descrição Objetos Restrição
Situação Navegador_na_Tela Descrição “Navegador visível e disponível na tela para utilização pelo usuário” Objetos {Navegador, Usuário, Tela} Restrição Ativado(Navegador) AND Disponível(Usuário) Formas-de-atingir-estado {Ativar_Navegador}

37 Exemplo VII Ação II Descrição Pré-situação Pós-situação Ocorrência
Ação Visualizar_Navegador Descrição “Visualização do navegador pelo usuário” Pré-situação Navegador_na_Tela Pós-situação Navegador_Visualizado Ocorrência (1,1) while(Navegador_na_Tela) Agentes {Usuário} Instrumentos {Navegador} Status Não automática Número 1.2 Prioridade 1 Interruptabilidade Interruptível com reinício a partir do começo Tipo Mental Modalidade Automática Freqüência Alta Importância

38 Exemplo VIII Situação Descrição Objetos Restrição
Situação Navegador_Visualizado Descrição “Navegador acessível visualmente pelo usuário” Objetos {Navegador, Usuário, Tela} Restrição Ativado(Navegador) AND Disponível(Usuário) Formas-de-atingir-estado {Visualizar_Navegador}

39 Exemplo IX Agente e Instrumento Descrição Competência
Agente Usuário Descrição “Usuário que realiza a tarefa navegar na Web” Competência {Navegar_na_Web} Experiência-com-tarefa Alta Experiência-com-computadores Instrumento Navegador Descrição “Navegador utilizado pelo usuário para navegar na Web” Operador {Usuário} Emprego {Navegar_na_Web}

40 Determinar Endereço (1,n)
Exemplo X Visualização Gráfica Navegar na Web (1,n) Ativar Navegador (1,1) Visualizar Navegador Escolher Opção Solicitar Ajuda (0,n) Finalizar Tarefa (0,1) Determinar Endereço (1,n) Manipular Arquivo (0,n) Editar Arquivo (0,n) Ir para SEQ XOR OR 1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4

41 Bibliografia Consultada
CORDEIRO, P. B. (2003), Projeto e implementação do módulo TAME da ferramenta iTAOS para análise e modelagem da tarefa. Dissertação de Mestrado – COPIN/ UFCG, Campina Grande - PB, Fevereiro de 2003. KAFURE, I. M. (2000), Validação do Formalismo TAOS para a Concepção de Interfaces Homem-Computador. Dissertação de Mestrado – COPIN/ UFPB, Campina Grande - PB, Junho de 2000. MEDEIROS, F. P. A. (2003), Projeto e implementação do módulo TAOS-Graph da ferramenta iTAOS para análise e modelagem da tarefa. Dissertação de Mestrado – COPIN/ UFCG, Campina Grande - PB, Fevereiro de 2003.

42 José Eustáquio Rangel de Queiroz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO GRUPO DE INTERFACES HOMEM-MÁQUINA


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