A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepts and Capabilities

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepts and Capabilities"— Transcrição da apresentação:

1 Concepts and Capabilities

2 + Bell Telephone Lab. = Multics

3 MULTICS: Um sistema modular montado em uma bancada de processadores, memórias e equipamentos de comunicação de alta velocidade. Fornecia acesso em linha aos recursos de sistema, tais como poder computacional, programas e dados. Compartilhar fácilmente os dados era uma prioridade elevada.

4 MULTICS: Alguns membros do Bell Telephone Lab deixaram o projeto.
O multics foi “deixado de lado” quando o jogo Space War pode funcionar nele. Usando o Multics como a plataforma de desenvolvimento, um sistema operacional pequeno, foi desenvolvido para o PDP-7.

5 UNIX: Desde sempre, Unix teve como prioridade dar o que um programador quer de um sistema operacional: simplicidade, flexibilidade e poder. Durante os anos 70 o unix foi disponibilizado para as universidades. A primeira aplicação real para o unix foi um processador de texto.

6 UNIX - EVOLUÇÃO: V1 (1971) a primeira versão do Unix, em assembler .Incluindo sistema de arquivos. V2 implmentação da chamada pipe(); V4 (1973): conversão do Unix para C; V6 (1975): foi a primeira versão do Unix largamente distribuída para entidades (principalmente universidades); V7 (1977): foi a primeira versão com portabilidade. Somente aproximadamente 3 por cento do código real requeriam programação assenbler para acesso ao hardware. 3BSD: Desenvolvido pela pela universidade de Berkeley na Califórnia. Teve como caracteristicas a memória virtual, paginação de demanda e recolocação de página.

7 UNIX - Small is Beautiful!
O sistema Unix consiste em tres partes:

8 UNIX - Kernel O kernel tem a função de executar todas as comunicações necessárias com o hardware e alocar os recursos de software e de hardware. Funções: Implementa o sistema de arquivos; Permite processos criar, ler, escrever e acessar estes arquivos; Gerencia Deamons; Gerencia software de rede que implementa serviços de rede; Move páginas do disco para memória; Gerencia drivers de dispositivos; Provê facilidades para criar, examinar e modificar processos; Provê funções de gerenciamento do sistema;

9 UNIX - Shell É o meio de interação entre o usuário e o computador. Este é um programa que recebe, interpreta e executa os comandos vindos do usuário. Qualquer programador pode fazer o seu shell. São exemplos de Shell o Bourne shell, o Korn shell e o C shell.

10 O modo Usuário é a aplicação propriamente dita.
UNIX - Usuário O modo Usuário é a aplicação propriamente dita.

11 UNIX - Multitasking A capacidade de multitasking permite que mais de uma tarefa seja realizada simultaneamente. As tarefas que estão em execução concorrem pelos recursos da máquina. Ex.: Atualização de um Banco de dados, enquanto é feita a impressão de um relátorio.

12 UNIX - Multi user Permite que vários usuários utilizem o computador ao mesmo tempo O sistema irá controlar todos os acessos aos seus recursos.

13 UNIX - Portabilidade A portabilidade é a possibilidade dos softwares que operam em uma máquina operarem em uma outra de arquitetura diferente.

14 UNIX - Sistema de arquivo
O UNIX tem uma organização de diretórios hierárquica em formato de árvore conhecida como filesystem. Todo espaço em disco disponível é combinado em uma única árvore de diretório abaixo do diretório raiz (“/”). A montagem de diretórios torna a arquitetura física da máquina totalmente transparente ao usuário final.

15 UNIX - Sistema de arquivo
/bin: bin é uma abreviatura para “binaries”, ou executáves. É onde muitos programas essenciais do sistemas residem. /dev: São armazenados os arquivos do tipo “device drives” Eles são usados para ter acesso aos dispositivos e recursos do sistema. /etc: Contém diversos arquivos de configuração do sistema. /home: contém os diretórios home dos usuários. /lib: Contém imagens de bibliotecas compartilhadas. Estes arquivos contêm códigos que muitos programas compartilham entre si. /tmp: Muitos programas têm necessidade de gerar informação e armazenar isto em um arquivo temporário. /usr: Contém vários subdiretórios que contém alguns dos programas mais importantes e úteis e arquivos de configuração usados no sistema. Basicamente /usr armazena os aplicativos do sistema. /var: Contém diretórios que freqüentemente mudam em tamanho ou tendem a crescer.

16 UNIX - X-Window System Uma grande diferença com relação ao Windows é que a aparência da interface gráfica não é determinada pelo X-Window, mas por um programa chamado "Window Manager". Multiplos desktops. Pode ser dado como exemplo de Window Manager o KDE e o Gnome. “O UNIX hoje existe em vários “sabores” ou tipos, em sua essencia eles permanecem os mesmo, havendo pequenas diferenças com relação a sintaxe de comandos e interfaces gráficas adotadas.”

17 CONCLUSÃO: Esse artigo foi por mim escolhido devido a minha dificuldade na transição e adaptação ao “ambiente” unix. Tendo em vista a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos no assunto. O artigo escolhido foi escrito por DAVID E. CARDARELLA para o desenvolvimento deste trabalho.


Carregar ppt "Concepts and Capabilities"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google