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PublicouLavínia Dutra Alterado mais de 9 anos atrás
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SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola – PPGEA Centro de Ciências Rurais Área de avaliação: Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1972 Doutorado: 2001 Coordenador: Jerson Carús Guedes Coord. Substituto: Marcia Xavier Peiter
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UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes O documento de área é amplo e genérico demais para ser avaliado ou discutido em um espaço/tempo tão exíguo. Muitos dos seus aspectos são debatidos sistematicamente no PPGEA, alguns perseguidos firmemente e alguns deles atingidos.
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UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano293137 Número de titulados cada ano-previsão até dez/121312 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano413649 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12050812
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UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Dissertações/Teses concluídas
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UFSM Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes A possibilidade real de crescimento para conceito 5 é pouco provável; O Conceito 4 do PPGEA o coloca com produção intermediária entre os concorrentes. Há um programa com conceito 3 com possibilidade de ameaçar o PPGEA e não é possível ter a avaliação clara do mesmo.
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UFSM ArtigosPesos Produção Total 20102011 A110012 A28501 B1702219 B25527 B34001 B42523 B5102737 C031 Número de artigos equivalente A1/Docente Permanente 2010 = 1,03 2011 = 1,38 PRODUÇÃO INTELECTUAL
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UFSM Engenharia de Água e Solo 4 linhas de pesquisa Mecanização Agrícola 3 linhas de pesquisa Engenharia Ambiental 2 linhas de pesquisa CRIAÇÃO DE UMA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Dissertações/Teses concluídas Foco em Engenharia Ambiental de Agroecossistemas Três docentes permanentes na AC AC com linhas de pesquisa multidisciplinares Enfoque moderno e inovador no CCR Maior atratividade do PPGEA
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UFSM EVOLUÇÃO DO CORPO DOCENTE 2011 Docentes permanentes 16 Docentes colaboradores 2 Bolsistas PQ- 1D 2 Bolsistas PQ- 2 8 2012 (Inclusão nova área) Docentes permanentes 19 Docentes colaboradores 3 Bolsistas PQ- 1D 4 Bolsistas PQ- 2 9
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UFSM EVOLUÇÃO DO CORPO DOCENTE 2011 Docentes permanentes 16 Docentes colaboradores 2 Bolsistas PQ- 1D 2 Bolsistas PQ- 2 8 2012 (Inclusão nova área) Docentes permanentes 17 Docentes colaboradores 3 Bolsistas PQ- 1D 4 Bolsistas PQ- 2 9
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UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 A manutenção do Conceito 4 do PPGEA é muito provável. Melhoria da infraestrutura, qualificação docentes e internacionalização. Claros sinais de mudança de postura discente e docente quanto à produção. Criação de AC e linhas de pesquisa modernas inovadoras e atrativas.
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UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1-alta e 5- baixa) AmeaçasPrioridade (1-alta e 5- baixa) Aumentar a produção intelectual por docente 3Inércia, falta de tradição e ambiente competitivo 1 Equilibrar a produção intelectual por docente 3Diversidade temática do PPGEA 1 Melhorar infra-estrutura de laboratórios 2Falta de motivação de alguns DPs 1 Melhorar o ambiente de ensino(salas de aula e auditório próprio). 2Morosidade das obras na UFSM 2 Melhorar o ambiente administrativo (sala de reuniões e secretaria). 2Morosidade das obras na UFSM 2
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UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1-alta e 5- baixa) AmeaçasPrioridade (1-alta e 5- baixa) Motivar os docentes4Inércia e ambiente competitivo 1 Selecionar docentes mais produtivos 1Competitividade e coragem de mudar 1 Melhorar infra-estrutura2Morosidade das obras na UFSM e competição por recursos 3 Melhorar o ambiente do PPGEA 2Morosidade das obras na UFSM e competição por recursos 2
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UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA 1) Perfil dos discentes: - dedicação exclusiva - afastamento integral 2) Quatro anos para o doutorado 3) Doutorado sanduíche no exterior 4) Aumento de um ano de bolsa 5) Qualificação da disciplina de Seminários sobre projetos
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UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA 6) Criação da disciplina de redação científica 7) Ampliação das colaborações: - com outros PPGs da UFSM - com PPGs do Brasil e exterior - com Institutos do exterior 8) Maior interação: - entre professores/professores - entre professores/estudantes
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