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DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
módulo dois PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2 Redes, telecomunicações
Capítulo 7 Redes, telecomunicações e tecnologia móvel

3 VISÃO GERAL SEÇÃO 7.1 – Redes e telecomunicações Fundamentos da rede
Voz sobre IP Conectando as empresas Aumento da velocidade dos negócios Segurança de redes de negócios

4 VISÃO GERAL SEÇÃO 7.2 – Tecnologia móvel
Direcionadores de negócios para uma força de trabalho móvel Uso de tecnologias de celulares nos negócios Uso de tecnologias de satélite nos negócios Uso de tecnologias sem fio nos negócios Tendências da força de trabalho móvel

5 REDES E TELECOMUNICAÇÕES
SEÇÃO 7.1 REDES E TELECOMUNICAÇÕES AULA DE ABERTURA Iniciar a aula perguntando para os sobre quem entende como a Internet funciona? Como um vai da Universidade de Denver para a Universidade de Boston? Ou como é que uma página web vai de um cliente para o servidor e de volta ao cliente? Vá até para ter uma visão geral de como funciona a infraestrutura de internet. Há alguns diagramas ótimos e explicações fáceis de entender.

6 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Comparar LANs, WANs e MANs. Descrever os benefícios de negócios associados ao VoIP. Explicar a diferença entre uma VPN e uma VAN. 1. Comparar LANs, WANs e MANs. Uma rede de área local (LAN, Local Area Network) é projetada para conectar um grupo de computadores próximos, como em um prédio comercial, uma escola ou uma casa. Ela é útil para compartilhar recursos, como arquivos, impressoras, jogos ou outros aplicativos. A LAN, muitas vezes, conecta‑se a outras LANs e à internet ou redes de longa distância. Uma rede de longa distância (WAN, Wide Area Network) abrange uma grande área geográfica, como uma região, um estado ou um país. As WANs geralmente conectam‑se a várias redes menores, tais como redes locais ou redes de área metropolitana (MANs). Uma rede de área metropolitana (MAN, Metropolitan Area Network) é uma grande rede de computadores normalmente abrangendo uma cidade. 2. Descrever os benefícios de negócios associados ao VoIP. VoIP utiliza a rede e a infraestrutura da internet existentes para direcionar chamadas telefônicas de forma mais eficiente e barata que o serviço de telefone tradicional, ele oferece às empresas economias significativas de custo, ganhos de produtividade e melhorias de serviços 3. Explicar a diferença entre uma VPN e uma VAN. Uma rede privada virtual (VPN, Virtual Private Net­work) é uma maneira de usar a infraestrutura pública de telecomunicação (por exemplo, a internet) para fornecer acesso seguro para a rede de uma organização. Uma rede de valor agregado (VAN, Valued­Added Network) é uma rede privada, fornecida por terceiros, para transferência de informações por uma conexão de alta capacidade.

7 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Identificar as vantagens e desvantagens da tecnologia de banda larga. Listar e descrever vários dos problemas de segurança da rede. 4. Identificar as vantagens e desvantagens da tecnologia de banda larga Linha de assinante digital (DSL) – Boas taxas de upload, usa linhas telefônicas existentes,mas a velocidade varia dependendo da distância do escritório central da companhia telefônica, download mais lento em comparação a alternativas mais baratas. Cabo – Usa a infraestrutura de cabo existente, equipamento de baixo custo, mas conexões compartilhadas podem sobrecarregar o sistema, retardando o tempo de upload. TI/T3 Linha dedicada – Utiliza a fiação de telefone existente, mas o desempenho cai significativamente com o período e suscetível à linha cruzada. Fibra para o lar (FTTH) – Velocidades rápidas de dados, infraestrutura com expectativa de vida longa, baixa manutenção, baixos custos de energia, mas não é amplamente disponível, custo de implantação significativo (por companhia). Sem fio fixa – Normalmente barata para instalar, sem escavação subterrânea, mas condições climáticas, topografia, construções e eletrônicos podem causar interferência. Satélite – Cobertura quase universal, disponível em áreas inacessíveis, mas equipamento/serviço caro, atrasos no upload/download. 5. Listar e descrever vários dos problemas de segurança da rede Uma empresa tem de se preocupar com a devida identificação de usuários e autorização de acesso à rede, com o controle de acesso e com a proteção da integridade dos dados. Quase todas as redes requerem algum tipo de log­on, incluindo nome de usuário e senha. Muitas pessoas são negligentes com suas senhas, tornando­as fáceis de adivinhar. Uma boa senha deve conter letras e números, juntamente com alguns sinais de pontuação para maior segurança. No entanto, grande parte da segurança corporativa vai muito além de senhas. Uma abordagem comum é um firewall, um computador que fica entre uma rede interna e a internet. Ele permite o acesso de sites específicos de entrada aos dados internos, e detecta tentativas de acesso não autorizado, impedindo que esse ocorra.

8 INTRODUÇÃO Sistemas de telecomunicação – permitem a transmissão de dados por redes públicas ou privadas. Network – sistema de comunicações, de troca de dados e de partilha de recursos criada pela ligação de dois ou mais computadores e com o estabelecimento de normas ou protocolos, de modo que eles possam trabalhar juntos. AULA DE ABERTURA HowStuffWorks Iniciar a aula perguntando para os sobre quem entende como a internet funciona? Como um vai da Universidade de Denver para a Universidade de Boston? Ou como é que uma página web vai de um cliente para o servidor e de volta ao cliente? Vá até para ter uma visão geral de como funciona a infraestrutura de internet. Há alguns diagramas ótimos e explicações fáceis de entender.

9 FUNDAMENTOS DA REDE Rede de área local (LAN) – projetada para conectar um grupo de computadores próximos, como em um prédio comercial, uma escola ou uma casa. Ela é útil para compartilhar recurso como arquivos, impressoras, jogos ou outros aplicativos. Rede de longa distância (WAN) – abrange uma grande área geográfica, como uma região, um estado ou um país. Rede de área metropolitana (MAN) – uma grande rede de computadores normalmente abrangendo uma cidade. Uma rede de área local (LAN) projetada para conectar um grupo de computadores próximos, como em um prédio comercial, uma escola ou uma casa. Ela é útil para compartilhar recursos, como arquivos, impressoras, jogos ou outros aplicativos. A LAN, muitas vezes, conecta‑se a outras LANs e à internet ou redes de longa distância. Uma rede de longa distância (WAN) abrange uma grande área geográfica, como uma região, um estado ou um país. As WANs geralmente conectam‑se a várias redes menores, tais como redes locais ou redes de área metropolitana. Uma rede de área metropolitana (MAN) é uma grande rede de computadores normalmente abrangendo uma cidade.

10 REDES E TELECOMUNICAÇÕES PARA VANTAGENS DE NEGÓCIOS
Redes e telecomunicações, vantagens competitivas incluem: Voz sobre IP Conectando as empresas Aumento da velocidade dos negócios Segurança de redes de negócios O sistema de reservas da companhia aérea Sabre é um exemplo clássico de um sistema estratégico de informação que depende da comunicação fornecida por uma rede. A Sabre Airline Solutions foi pioneira em avanços tecnológicos para o setor em áreas como a gestão de receitas, preços, programação de voo, carga, operações de voo e programação da tripulação. Além disso, a Sabre não apenas ajudou a inventar o e-Commerce (agora conhecido como e-Business) para o setor de viagens, como também reivindica soluções progressivas que definiram, e continuam a revolucionar, o mercado de viagens e transporte.

11 VOZ SOBRE IP(VOIP) Voz sobre IP (VoIP) – usa a tecnologia TCP/IP para transmitir chamadas de voz pelas linhas telefônicas de longa distância. Diversos fornecedores oferecem serviços de VoIP, no entanto, o serviço funciona de forma diferente dependendo da infraestrutura do fornecedor de TI. O lançamento Skype integra a tecnologia P2P (peer to peer) com a placa de som de um PC para criar um serviço de voz, que o usuário pode usar para chamar outros usuários Skype. A Vonage permite que o usuário faça chamadas para qualquer pessoa que tenha um celular ou telefone fixo. A Vonage envia a chamada por meio de um cabo por um conversor digital para analógico. Alguns fornecedores até oferecem um adaptador para um aparelho de telefone tradicional que se conecta a um modem de banda larga. Todos esses fornecedores estão oferecendo VoIP, mas o serviço e suas características podem variar significativamente. Infelizmente, o VoIP direciona as chamadas por meio dos mesmos caminhos utilizados pelo tráfego da rede e da internet − tem, portanto, as mesmas vulnerabilidades e está sujeito às mesmas ameaças. De modo muito parecido com o dos dados, o tráfego da VoIP pode ser interceptado, capturado ou modificado. Qualquer ameaça que retarda ou degrada o serviço, mesmo levemente, irá interromper os negócios. Desse modo, é preciso proteger o tráfego do VoIP.

12 CONECTANDO AS EMPRESAS
As empresas líderes de mercado têm desenvolvido bens e serviços baseados na internet para lidar com muitos aspectos da interação com o consumidor e o fornecedor. Consumidores esperam agora um varejo perfeito entre a loja online e a loja física. Algumas empresas, como a Best Buy, a Office Depot e a Sears, já têm suas lojas físicas e online integradas. Elas desenvolveram essa função porque já possuíam uma área em suas lojas para a retirada de mercadorias (geralmente para itens grandes e volumosos, como televisores e utensílios) e porque, muito antes da web, possuíam sistemas e processos em uso que facilitavam a transferência de uma venda de uma loja para outra. Para assumir o desafio da integração de negócios, uma empresa precisa de uma rede segura e confiável para sistemas de missão crítica.

13 CONECTANDO AS EMPRESAS
Rede privada virtual (VPN) – maneira de usar a infraestrutura pública de telecomunicação (por exemplo, a internet) para fornecer acesso seguro para a rede de uma organização. Rede de valor agregado (VAN) – rede privada, fornecida por terceiros, para transferência de informações por uma conexão de alta capacidade. Por que uma VPN seria importante para um negócio? Com a segurança em ascensão, manter registros eletrônicos em segurança é uma área de preocupação para muitas empresas.

14 CONECTANDO AS EMPRESAS

15 AUMENTO DA VELOCIDADE DOS NEGÓCIOS
Largura de banda – diferença entre a maior e a menor frequência que pode ser transmitida em um único meio, e é uma medida da capacidade média. Banda larga – refere-se a conexões de alta velocidade da internet que transmitem dados a velocidades superiores a 200 kilobytes por segundo (kbps). Para transmitir essa página por uma linha de assinante digital (DSL, Digital Subscriber Line) de bps (128 Kbps), levaria apenas quatro décimos de segundo. Gráficos requerem cerca de 1 milhão de bits para uma página, o que exigiria cerca de 8 segundos para uma DSL de 128 Kbps. A transmissão de um vídeo requer a enorme largura de banda de 12 milhões de bps, e, portanto, técnicas de compressão de dados devem ser empregadas para possibilitar o envio de um vídeo pela rede telefônica existente. A largura de banda determina quais tipos de comunicação (voz, dados, gráficos, vídeo) podem razoavelmente ser transmitidos por um meio específico.

16 AUMENTO DA VELOCIDADE DOS NEGÓCIOS

17 AUMENTO DA VELOCIDADE DOS NEGÓCIOS

18 SEGURANÇA DE REDES DE NEGÓCIOS
Problemas de segurança da rede – redes são um alvo tentador para danos e fraude Uma empresa tem de se preocupar com… A devida identificação de usuários e autorização de acesso à rede. Com o controle de acesso e com a proteção da integridade dos dados. Uma empresa tem de se preocupar com a devida identificação de usuários e autorização de acesso à rede, com o controle de acesso e com a proteção da integridade dos dados. Quase todas as redes requerem algum tipo de logon, incluindo nome de usuário e senha. Muitas pessoas são negligentes com suas senhas, tornando­as fáceis de adivinhar. Uma boa senha deve possuir letras e números, juntamente com alguns sinais de pontuação para maior segurança. Grande parte da segurança corporativa vai muito além de senhas como o uso de um "firewall," um computador que fica entre uma rede interna e a internet. Ele permite o acesso de sites específicos de entrada aos dados internos, mas tenta detectar tentativas de acesso não autorizado, impedindo que ocorra.

19 COMPARTILHAMENTO DE DADOS
Ainda mais importante do que o compartilhamento de recursos de tecnologia é o compartilhamento de dados. Tanto uma LAN quanto uma WAN permitem que os usuários da rede obtenham dados (se estiverem autorizados a fazê­lo) a partir de outros pontos da rede. Para os gerentes, por exemplo, é muito importante poder recuperar previsões globais de vendas corporativas em bancos de dados corporativos para uso em planilhas de desenvolvimento (ou qualquer outro programa utilizado para análise de negócios) para projetar a atividade futura. Para satisfazer os clientes, os revendedores de automóveis precisam ser capazes de localizar os modelos e cores particulares de veículo com equipamento específico instalado. Gerentes em vários pontos da cadeia de suprimento precisam ter dados precisos e atualizados sobre os níveis de estoques e as localizações. Os contadores na sede corporativa precisam ser capazes de recuperar resumos de dados sobre as vendas e despesas de cada uma das divisões dos centros de informática da empresa. O diretor executivo, utilizando um sistema de informação executiva, precisa ser capaz de acessar dados atualizados sobre as tendências de negócios a partir da rede corporativa.

20 SEÇÃO 7.2 TECNOLOGIA MÓVEL

21 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Explicar os benefícios aos negócios do uso da tecnologia sem fio. Identificar as vantagens e desvantagens da implantação da tecnologia celular. Descrever como funciona a tecnologia de satélite. 6. Explicar os benefícios aos negócios do uso da tecnologia sem fio. Benefícios aos negócios para o uso da tecnologia sem fio incluem: Aumentar a produtividade Entrega rápida ao mercado Reduzir custos operacionais Ter acesso universal à informação e aplicativos A automação dos processos de negócio Criar comodidade do usuário e pontualidade Capacidade de realizar negócios 24x7x365 7. Identificar as vantagens e desvantagens da implantação da tecnologia celular. Apenas serviço analógico de voz: 2G – Serviço de voz digital; Serviço de dados de 9,6 Kbps a 14,4 Kbps; Recursos aprimorados de chamada (como a identificação de chamada); Não há conexão permanente de dados; 3G – Qualidade superior de voz; Conexão permanente de dados de até 2 Mbps; Serviços de dados em banda larga (como de áudio e vídeo cotínuos); 4G – Redes de acesso wi­fi; Conexão permanente de dados de 20 a 100 Mbps; Dados convergentes e voz sobre IP. 8. Descrever como funciona a tecnologia de satélite Um satélite de comunicação é um grande repetidor de micro­ondas no céu, que contém um ou mais transponders que ouvem uma porção específica do espectro eletromagnético, amplificando os sinais de entrada e os retransmitindo de volta à Terra. Um transmissor de micro­‑ondas usa a atmosfera (ou espaço exterior) como meio de transmissão para enviar o sinal para um receptor de micro­ondas. Este retransmite, então, o sinal para outro transmissor de micro‑ondas ou o converte em alguma outra forma, como impulsos digitais.

22 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Explicar como LBS, GPS e GIS ajudam a criar valor de negócio. Descrever a RFID e como ela pode ser usada para ajudar a criar uma cadeia de suprimento mais eficaz Listar e discutir as tendências sem fio que podem beneficiar consumidores e empresas. 9. Explicar como LBS, GPS e GIS ajudam a criar valor de negócio. Como LBS, GPS e GIS ajudam a criar valor de negócio fornecendo ferramentas e técnicas, tais como serviços de emergência, serviços de navegação, serviços de rastreamento, localização de publicidade e serviços de segurança. 10. Descrever a RFID e como ela pode ser usada para ajudar a criar uma cadeia de suprimento mais eficaz. Identificação por radiofrequências (RFID) utilizam etiquetas ativas ou passivas na forma de chips ou etiquetas inteligentes que podem armazenar identificadores únicos e transmitir essa informação para leitores eletrônicos. Fabricantes melhoram o planejamento e a execução da cadeia de suprimento incorporando tecnologias RFID. Ao colocar tags RFID em caixas e paletes expedidos a partir dos fabricantes para os centros de distribuição, as empresas seriam capazes de fazer o controle de suas remessas. Por sua vez, isso permitiria que o centro de distribuição e seus fornecedores agilizassem suas cadeias de suprimento e, finalmente, garantissem que as prateleiras estivessem sempre completamente abastecidas. 11. Listar e discutir as tendências sem fio que podem beneficiar consumidores e empresas. As redes sociais se mobilizaram. A mobilidade é adicionada aos modelos, serviços e comportamentos de negócios existentes na internet, direcionando o tráfego para as operadoras sem fio. Os aplicativos de redes sociais são inicialmente pré­carregados em muitos dispositivos móveis vendidos e mais tarde tornam­se passíveis de download. Tv móvel. Compra por minutagem ou tipo pay-per-view para “furtividade”, uma tendência do consumidor de assistir aos minutos principais de um evento esportivo ou de um programa enquanto realiza outra atividade. A furtividade leva a uma visão mais regular e, dentro de três a cinco anos, a TV móvel vai se tornar um serviço indispensável. Os dispositivos multifunções tornam­se mais baratos e mais versáteis. A concorrência intensa e a pressão por margem continuarão no mercado de celulares, forçando a queda dos preços dos aparelhos da terceira geração (3G) para abaixo de US$ 90 e tornando‑os acessíveis a um grande número de usuários. Serviços baseados em localização. O GPS é a escolha de tecnologia de localização da indústria sem fio. Fabricantes de celulares continuarão a impulsionar os aparelhos habilitados com GPS, conforme a tecnologia evolui, de sistemas de navegação por satélite populares em carros para um recurso amplamente aceito em telefones sem fio. A publicidade móvel. As grandes marcas estão mudando do marketing básico de SMS para uma publicidade multimídia mais sofisticada. Os provedores sem fio mudam para o entretenimento em casa. A tecnologia móvel avança contra as operadoras de banda larga fixa, as quais dominaram a internet e a prestação de serviço de voz mais baratas em casa. Segurança sem fio. Há uma grande necessidade de colocar fortes medidas de segurança em atividade. Esse poderia ser o ano em que os hackers realmente comecem a prestar atenção nos milhões de dispositivos sem fio, no crescimento do uso de dados móveis e nos pontos vulneráveis ​​entre redes móveis e fixas. A mobilidade da empresa. As corporações trocam os celulares por computadores móveis para transações, coleta de dados e mensagens para uma grande variedade de funcionários. Muitos processos de comunicações de voz, como a localização de pedidos, as notificações de entrega, as operações de despacho e o monitoramento remoto de ativos continuam a ser trocados por dados sem fio para aumentar o acesso à informação e o volume de transações de campo entre as organizações. Muitas corporações substituirão completamente seus telefones celulares por dispositivos que combinem voz/dados ou dispositivos apenas de dados.

23 DIRECIONADORES DE NEGÓCIOS PARA UMA FORÇA DE TRABALHO MÓVEL
Empresas em todo o mundo estão se tornando móveis para aumentar a produtividade, a entrega rápida ao mercado e para reduzir custos operacionais. Transmissões sem fio dependem de ondas de rádio, micro-ondas e satélites para enviar dados por meio de faixas de alta frequência de rádio que mais tarde se conectam à mídia com fio. A conectividade livre, a qualquer hora e em qualquer lugar, tem alimentado uma importante ruptura de mercado e tecnologia, o que permeou quase todos os mercados consumidores no mundo inteiro. O efeito dominó do sucesso da tecnologia móvel resultou em oportunidades de inovação e criatividade em tecnologia, marketing e estratégia de negócios.

24 DIRECIONADORES DE NEGÓCIOS PARA UMA FORÇA DE TRABALHO MÓVEL
Os termos móvel e sem fio são frequentemente usados ​​como sinônimos, mas, na verdade, denotam duas tecnologias diferentes. Móvel quer dizer que a tecnologia pode viajar com o usuário, mas não é necessariamente em tempo real. As redes sem fio oferecem aos usuários uma conexão (internet) em tempo real via satélite ou rádio-transmissores. Órgãos governamentais do Estado, como o departamento de transporte, utilizam dispositivos sem fio para coletar informações de campo (monitorando o estoque, relatando horários, acompanhando a logística e preenchendo formulários), tudo isso a partir de um ambiente móvel. O setor de transporte está utilizando dispositivos móveis para ajudar a determinar as localizações atuais e as rotas alternativas para o transporte.

25 DIRECIONADORES DE NEGÓCIOS PARA TECNOLOGIA SEM FIO

26 DIRECIONADORES DE NEGÓCIOS PARA UMA FORÇA DE TRABALHO MÓVEL
Dispositivos móveis que estão mudando os negócios

27 USO DE TECNOLOGIAS DE CELULARES NOS NEGÓCIOS
Os telefones celulares funcionam utilizando ondas de rádio para se comunicar com antenas de rádio (ou torres) colocadas dentro de áreas geográficas adjacentes chamadas células. Uma mensagem de telefone é transmitida para a célula local pelo telefone celular e, em seguida, é passada de antena em antena, ou célula em célula. Em menos de 20 anos, a telefonia móvel deixou de ser um equipamento raro e caro da elite empresarial e tornou‑se um item difundido, pessoal e de baixo custo. Vários países, incluindo o Reino Unido, possuem agora mais telefones móveis do que habitantes. Existem mais de 500 milhões de contas ativas de telefone móvel na China. Luxemburgo tem a maior taxa de penetração do telefone móvel no mundo (164%). O número total de assinantes de telefonia móvel no mundo foi estimado em 3,3 bilhões no final de 2007, alcançando o equivalente a mais de metade da população do planeta. Atualmente, a África tem a maior taxa de crescimento de assinantes de celular no mundo, expandindo seus mercados quase duas vezes mais rápido que os mercados asiáticos. A disponibilidade de pré‑pagos ou pagamento por utilização de serviços, em que o assinante não está comprometido com um contrato em longo prazo, tem ajudado a estimular esse crescimento na África, bem como em outros continentes.

28 USO DE TECNOLOGIAS DE CELULARES NOS NEGÓCIOS

29 USO DE TECNOLOGIAS DE CELULARES NOS NEGÓCIOS

30 USO DE TECNOLOGIAS DE CELULARES NOS NEGÓCIOS
As últimas tendências em telefones celulares refletem uma convergência de voz, vídeo e comunicações de dados. Combinando informação com entretenimento, os celulares tornam­se o centro da tendência evolutiva do infoentretenimento móvel. AULA DE ABERTURA VÍDEOS: O futuro dos celulares de acordo com a NTT Pergunte aos seus alunos "Como será a aparência dos telefones celulares e para quê serão usados nos próximos 5 anos?" Você terá uma variedade de idéias ... então mostrar a eles isto

31 ASSISTENTES DE DADOS PESSOAIS
Assistentes digitais pessoais (PDAs) são computadores pequenos e portáteis capazes de transmissão de comunicações digitais. Smartphone – combina as funções de um telefone celular e um PDA em um único dispositivo. A primeira geração de PDAs bem sucedidos foi a dos Palm Pilots. Eles funcionavam basicamente como agenda eletrônica, com suporte para catálogo de endereços, calendários, e­mail, notas e assim por diante. O PDA precisa apenas ocasionalmente conectar‑se a um PC para sincronização. Por exemplo, um PDA pode ser sincronizado com um catálogo de endereços do PC, um calendário e uma caixa de e­mail por meio de um cabo USB. Os modelos mais recentes de PDA também podem se conectar a computadores sem fio via Bluetooth (descrito na próxima seção), ou se conectar à internet por meio da tecnologia sem fio

32 BLUETOOTH Bluetooth – especificação da indústria de telecomunicações que descreve como os telefones móveis, os computadores e os assistentes digitais pessoais (micro-ondas) podem ser facilmente interligados por meio de uma conexão sem fio de curta distância. Desde o desenvolvimento do Bluetooth, em 1994, pela empresa de telecomunicações sueca Ericsson, mais de empresas em no mundo todo passaram a criar produtos com a especificação sem fio. O nome Bluetooth foi escolhido para homenagear um rei viking do século X, Harald Bluetooth, a quem é creditada a unificação da Dinamarca e o estabelecimento da ordem no país.

33 USO DE TECNOLOGIAS DE SATÉLITE NOS NEGÓCIOS
Satélite – Comunicação é um grande repetidor de micro-ondas no céu, que contém um ou mais transponders que ouvem uma porção específica do espectro eletromagnético, amplificando os sinais de entrada e os retransmitindo de volta à Terra. Transmissor de micro-ondas – Comumente usado para transmitir sinais de rede a grandes distâncias. A General Motors fala sério quando o assunto é rádio via satélite. Anteriormente, a GM fez do XM o padrão em todos os Cadillacs, e agora o serviço de rádio por assinatura também estará disponível para todos os novos modelos Buick, Hummer e Saab. O movimento amplia a base de clientes do XM, enquanto também dá aos motoristas a oportunidade de testar a tecnologia por três meses gratuitamente.

34 USO DE TECNOLOGIAS DE SATÉLITE NOS NEGÓCIOS

35 USO DE TECNOLOGIAS DE SATÉLITE NOS NEGÓCIOS
Serviços baseados em localização (LBS) – são de conteúdo móvel sem fio, que fornecem informações específicas de localização para usuários móveis. A MasterCard agora oferece aos titulares de cartão uma pesquisa e serviço de diretório móveis baseados na localização de forma que possam pedir que a localização do caixa eletrônico mais próximo seja enviada para o seu celular via SMS (Short Message Service, ou mensagem de texto). O serviço, que funciona com todas as principais operadoras móveis nos Estados Unidos, é fornecido gratuitamente pela MasterCard aos titulares de cartão (embora as taxas de operador de mensagem de texto possam ser cobradas).

36 USO DE TECNOLOGIAS DE SATÉLITE NOS NEGÓCIOS

37 SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)
Sistema de Posicionamento Global (GPS) – Uma “constelação” de 24 satélites bem espaçados que orbitam a Terra e possibilitam às pessoas, com receptores no solo, obter sua localização geográfica. A precisão da localização é de 10 a 100 metros para a maioria dos equipamentos. O serviço mais popular de localização usado atualmente é o Sistema de Posicionamento Global (GPS). O GPS é propriedade e operado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, mas está disponível para uso geral em todo o mundo. Em 1993, o Departamento de Defesa tornou essa tecnologia de posicionamento global disponível para uso comercial por qualquer pessoa que tenha um dispositivo GPS. Estes têm microprocessadores especiais que analisam os sinais de satélite.

38 SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)

39 SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)
Sistema de informação geográfica (GIS) – Projetado para trabalhar com informações que podem ser mostradas em um mapa. Algumas operadoras de telefonia celular equipam seus celulares com chips GPS que permitem que os usuários sejam encontrados dentro de uma área geográfica do tamanho de uma quadra de tênis. Os automóveis têm GPSs ligados a mapas que exibem, em uma tela no painel, as direções e localização exata do veículo. A GM oferece o sistema OnStar, que envia um fluxo contínuo de informações para o centro do sistema sobre a localização exata do carro. A OnStar Vehicle Diagnostics realiza automaticamente centenas de verificações de diagnóstico em quatro sistemas operacionais – chave – o motor/transmissão, os freios ABS, os air bags e os sistemas OnStar – nos veículos da GM. O veículo é programado para enviar mensalmente os resultados por e­‑mail para o proprietário. O relatório único de e‑mail também fornece lembretes de manutenção com base na quilometragem atual, óleo restante para vida útil do motor e outras informações pertinentes à manutenção.

40 SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)
Usos comuns do GPS: Encontrar o que está nas proximidades. Informações de roteamento. Alertas de informação. Mapeamento de densidade. Mapeamento de quantidades. Um GIS é útil para aplicações móveis, mas oferece benefícios que vão muito além do que é exigido em um ambiente móvel. Por exemplo, utilizando um GIS, os usuários podem decidir qual informação é relevante para eles e formular as suas pesquisas com base em seus critérios pessoais. Ao contrário de um mapa em papel, um GIS permite a análise em profundidade e a resolução de problemas que podem tornar o marketing, as vendas e o planejamento muito mais bem sucedidos.

41 USO DE TECNOLOGIAS SEM FIO NOS NEGÓCIOS
Wireless Fidelity (Wi-Fi) – meio de ligação entre computadores por sinais infravermelhos ou de rádio. Alguns exemplos comuns de wireless incluem: Telefones celulares e pagers Sistema de Posicionamento Global (GPS) Dispositivos periféricos sem fio Entretenimento em casa – caixas de controle de sistema Rádios de duas vias Televisão por satélite As tecnologias móveis estão transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e jogamos. Os dispositivos portáteis continuam a oferecer uma funcionalidade adicional, e as redes de telefonia celular estão aumentando rapidamente sua velocidade e capacidade de transferência. Essas tecnologias alimentam a criação de novas e inovadoras formas de realizar negócios. Pergunte aos seus alunos quantos deles estão usando estes tipos de dispositivos sem fio. Peça aos seus alunos para discutir outros tipos de dispositivos sem fio que estão usando atualmente. Peça aos seus alunos para definir outros tipos de dispositivos sem fio que não estão usando atualmente.

42 USO DE TECNOLOGIAS SEM FIO NOS NEGÓCIOS

43 WIMAX O principal problema do acesso wi-­fi é que os pontos de acesso são muito pequenos, então, a cobertura é esparsa. WiMAX – tecnologia de telecomunicações para fornecer dados sem fio em longas distâncias em uma variedade de formas, desde links ponto a ponto até o tipo de acesso completo de telefones celulares. Pergunte aos seus alunos quantos dispositivos sem fio que utilizam para realizar suas tarefas. Quantos dispositivos sem fio que eles acham que vão precisar no futuro para realizar suas tarefas? Resp: Tomara que apenas um Você pode citar alguma outra tecnologia? Descrição online e diagrama de como funciona o WiMAX

44 WIMAX Um sistema WiMAX consiste em duas partes:
Uma torre WiMAX – única torre WiMAX pode fornecer cobertura para uma área bastante grande – até 3 mil metros quadrados. Um receptor WiMAX – o receptor e a antena poderiam ser construídos em um laptop da maneira que o acesso wi‑fi é feito hoje. Uma estação de torre WiMAX pode se conectar diretamente à internet usando uma banda larga com conexão com fio (por exemplo, uma linha T3). Ela também pode se conectar a outra torre WiMAX usando um link de micro­ ondas de visada direta. Essa conexão com uma segunda torre (muitas vezes referida como um backhaul) juntamente com a capacidade de uma única torre de cobrir até quilômetros quadrados, é o que permite à WiMAX fornecer cobertura a áreas rurais remotas.

45 WIMAX

46 WiMAX 7-44

47 IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID)
Identificação por radiofrequência (RFID) – Utiliza etiquetas ativas ou passivas na forma de chips ou etiquetas inteligentes que podem armazenar identificadores únicos e transmitir essa informação para leitores eletrônico. Tag RFID – Contém um microchip e uma antena e normalmente funciona transmitindo um número de série através de ondas de rádio para um leitor eletrônico, o que confirma a identidade de uma pessoa ou objeto com a tag. Descrever o RFID e como ele pode ser usado para ajudar a tornar uma cadeia de suprimento mais eficaz? Integrar o RFID na cadeia de suprimento vai mudar a maneira como as empresas operam desde o gerenciamento da manutenção e combate a roubo até o incremento das iniciativas Sarbanes-Oxley.

48 IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID)
Percorra cada um dos três componentes de um sistema RFID As etiquetas RFID serão adicionadas a cada produto e caixa de transporte. A cada etapa da viagem de um item, um scanner lê uma das tags e atualiza as informações no servidor. Fabricantes e varejistas podem observar padrões de vendas em tempo real e tomar decisões rápidas sobre a produção, pedidos e preços. EXERCÍCIO DE SALA DE AULA RFID Peça para os que encontrem exemplos de tags RFID na internet . Qual o tamanho destas tags? Como as tags estão sendo usadas? Quais são as ramificações de negócios de tags RFID de plástico? Lavável. Resistente às intempéries (pode ser usada em ambiente externo).

49 TENDÊNCIAS DA FORÇA DE TRABALHO MÓVEL
As redes sociais se mobilizaram. TV móvel. Os dispositivos multifunções tornam‑se mais baratos e mais versáteis. Serviços baseados em localização. A publicidade móvel. Os provedores sem fio mudam para o entretenimento em casa. As medidas de segurança sem fio se movem para o primeiro plano. A mobilidade da empresa. As redes sociais se mobilizaram. A mobilidade é adicionada aos modelos, serviços e comportamentos de negócios existentes na internet, direcionando o tráfego para as operadoras sem fio. Aqueles em sua adolescência e juventude acostumados à conectividade constante e sites que se tornavam habituais, como Myspace e Facebook, lideram uma onda de filiação em redes sociais móveis. A localização de redes sociais, incluindo serviços de busca de amigos e eventos, está ganhando popularidade até nos segmentos profissionais e acima da faixa etária dos 50. Google, Yahoo! e Skype são mais atraentes para os usuários do que as marcas sem fio, que são pressionadas para competir. Os aplicativos de redes sociais são inicialmente pré­carregados em muitos dispositivos móveis vendidos e mais tarde tornam‑se passíveis de download. TV móvel — Mostrando agora para os adeptos pioneiros. Em curto prazo, é pouco provável que os usuários sem fio paguem de US$ 5,99 a US$ 9,99 por mês para o serviço de TV móvel. Em vez disso, procurem pela compra por minutagem ou tipo pay-per-view para “furtividade”, uma tendência do consumidor de assistir aos minutos principais de um evento esportivo ou de um programa enquanto realiza outra atividade. A furtividade leva a uma visão mais regular e, dentro de três a cinco anos, a TV móvel vai se tornar um serviço indispensável. A TV aberta é a principal fonte de receitas e da adoção do consumidor, mas o vídeo ponto-a-ponto também está ganhando interesse. Os operadores estão em posição de defesa em relação aos provedores de conteúdo por meio do controle da relação de assinantes e experiência do usuário. Os dispositivos multifuncionais tornam­se mais baratos e mais versáteis. A concorrência intensa e a pressão por margem continuarão no mercado de celulares, forçando a queda dos preços dos aparelhos da terceira geração (3G) para abaixo de US$ 90 e tornando­os acessíveis a um grande número de usuários. Buscando repetir o sucesso dos celulares com câmera, os fabricantes de dispositivos vão produzir mais unidades multifuncionais com reprodução de música, localização, vídeo e outros recursos. Entre todos os celulares vendidos na América do Norte, 20% são aplicativos específicos: construídos para uma proposta de uso, como música ou vídeo ou de produtividade empresarial. Serviços baseados em localização: E o vencedor é ... o GPS! Sim! O GPS é a escolha de tecnologia de localização da indústria sem fio. Fabricantes de celulares continuarão a impulsionar os aparelhos habilitados com GPS, conforme a tecnologia evolui, de sistemas de navegação por satélite populares em carros, como o TomTom, para um recurso amplamente aceito em telefones sem fio. Com o Nokia tendo lançado o seu primeiro aparelho habilitado com GPS no início de 2007 e também banda larga disponível para suportar novos serviços multimídias, os provedores de serviços baseados em localização estão criando uma massa crítica. Como há de 10 a 20 vezes mais telefones celulares vendidos do que qualquer outro aparelho eletrônico, a tecnologia sem fio é um grande direcionador para a adoção de GPS. A publicidade móvel se liberta. As grandes marcas estão mudando do marketing básico de SMS para uma publicidade multimídia mais sofisticada. A RBC Capital Markets espera que a receita de marketing móvel cresça de US$ 45 milhões em 2005 para US$ 1,5 bilhões até Com a capacidade tecnológica para direcionar e medir a eficácia da publicidade móvel, as marcas estão mais estratégicas na sua abordagem. Os serviços 3G de conteúdo e vídeo e os avanços precisos nos serviços de localização baseados em GPS da Rich valorizam mais as marcas que procuram clientes existentes e potenciais de maneiras inovadoras. Os provedores sem fio mudam para o entretenimento em casa. A tecnologia móvel avança contra as operadoras de banda larga fixa, as quais dominaram a internet e a prestação de serviço de voz mais baratas em casa. O wi‑fi continuará a ser a principal tecnologia de acesso sem fio. As operadoras de telefonia fixa podem ser reforçadas pelos recursos wi­fi em dispositivos eletrônicos de consumo (set‑top boxes, consoles de jogos e tocadores de MP3), que permitem o download de conteúdo com custo-benefício. As medidas de segurança sem fio se movem para o primeiro plano. Há uma grande necessidade de colocar fortes medidas de segurança em atividade. Esse poderia ser o ano em que os hackers realmente comecem a prestar atenção nos milhões de dispositivos sem fio, no crescimento do uso de dados móveis e nos pontos vulneráveis ​​entre redes móveis e fixas. Os CIOs sempre mencionam a segurança como a sua maior preocupação para estender o acesso à rede de dispositivos sem fio. Ataques, vírus e segurança de dados ultrapassam hoje a perda ou roubo do dispositivo como preocupações. Os serviços emergentes, como VoIP e pagamentos móveis, fornecem novos desafios. As vulnerabilidades afetam diretamente o lucro final, a imagem corporativa, a adequação regulatória e a vantagem competitiva. A mobilidade da empresa — Agora é pra valer. As empresas não podem resistir aos pacotes de soluções móveis convenientes, confiáveis e com preço atraente que entram no mercado. As corporações trocam os celulares por computadores móveis para transações, coleta de dados e mensagens para uma grande variedade de funcionários. Muitos processos de comunicações de voz, como a localização de pedidos, as notificações de entrega, as operações de despacho e o monitoramento remoto de ativos continuam a ser trocados por dados sem fio para aumentar o acesso à informação e o volume de transações de campo entre as organizações. Muitas corporações substituirão completamente seus telefones celulares por dispositivos que combinem voz/dados ou dispositivos apenas de dados.


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