A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008

2 De que trata a Economia ? 1.A Ciência Econômica como Ciência Social, mas preocupada com a formulação de Teorias de explicação das Ações Economicas. - Economia Teórica - Economia Aplicada. História Econômica. Economia Institucional. Econometria - Economia do Bem Estar 2. A objetividade na Ciência Econômica: - premissas claras quanto aos objetivos da análise - material empírico claramente definido - correta aplicação de regras de lógica às análises

3 De que trata a Economia ? (2) 3. As Unidades de Decisão no Sistema Econômico - Famílias (consumo para satisfazer necessidades ) - Empresas (produzem para viabilizar lucro) - Unidades prestadoras de serviços públicos (produzem para atingir objetivos sociais) Coordenação: a) pelo Mercado b) pelo Planejamento

4 De que trata a Economia ? (3) 4. Formas de Organização do Sistema Econômico (Tipos Ideais): - Capitalismo (ênfase mercado) - Socialismo (ênfase planejamento) - Economia Mista (por ex. grandes empresas públicas para serviços públicos, e produção de mercadorias por empresas privadas; ou infra-estrutura estatal – grandes empresas multinacionais – grandes empresas nacionais)

5 De que trata a Economia ? (4) 5. O postulado da Racionalidade. Uma unidade de decisão econômica age racionalmente quando seu objetivo é a maximização de uma variável - Empresas: lucro - Famílias:utilidade - Serviços Públicos: Bem estar social As leis econômicas seguirão uma lógica (matemática), utilizando variáveis adequadas.

6 As Grandes Questões Econômicas 1. O que produzir ? (implica opção entre tipos de bens) 2. Como produzir ? (implica opção entre tipos de técnicas) 3. Como distribuir ? (Diferenciado de acordo com o regime econômico: regime puro da empresa privada; sob o regime centralmente planificado; sob o regime misto). Administrar recursos (escassos/produzidos) na sociedade humana

7 De que deve tratar o desenvolvimento econômico ? (Celso Furtado,2000) A busca da eficácia Técnica A busca de propósito para vida Valores (Dúvida: porque a difusão do progresso técnico é muito maior do que a de valores ?) Desenvolvimento é medido pela lógica dos meios ( valores são epifenômenos), mas propõe-se que seja: - transformação de meios mas também de fins; - acumulação e ampliação da cap. produtiva mas também de apropriação e da configuração desse produto -div. social do trabalho e cooperação mas não estratificação social e dominação - novos produtos e diversificação de consumo, mas não destruição de valores e de capacidade criativa.

8 Alguns Conceitos Econômicos: Bens e Serviços (1) -Bens: dependem de trabalho humano, satisfazem necessidades (produtos tangíveis) -Serviços: dependem de trabalho humano, satisfazem necessidades utilizando outros bens (intangíveis, como saúde, educação, cultura, segurança). - Recursos não econômicos são Bens livres: ar, água dos mares, luz solar, também capazes de satisfazer necessidades.

9 Alguns Conceitos Econômicos (2) : Tipos de Bens Sob a perspectiva da Distribuição da Produção: -Bens Intermediários: são consumidos pelo processo produtivo, sofrem transformações no processo produtivo. (utilities(serviços de utilidade pública, como energia, água, luz, telefone) + matérias primas) -Bens Finais: são utilizados pela demanda final (bens de consumo não durável e durável, bens de capital)

10 Tipos de Bens: definições detalhadas Bens de capital: servem para a produção de outros bens, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e instalações Bens intermediários: insumos utilizados na produção, como matéria-prima para produção e energia (elétrica, combustível para motores, geração de vapor). E ainda é possível designar: Bens de produção: bens de capital + bens intermediários Bens duráveis: bens de capital + bens de consumo duráveis Bens não duráveis: bens intermediários + bens de consumo não durável

11 A Constituição de um Sistema Econômico Nacional (1) 1.A Organização de um Mercado Interno -Fortalecimento da Divisão Social do Trabalho -Fortalecimento da Divisão Técnica do Trabalho -Constituição de uma classe de Trabalhadores Assalariados

12 Recursos Naturais: -Características Naturais -Recursos do Solo e do Subsolo População e Força de Trabalho -Volume Populacional -Densidade e Distribuição Geográfica -Composição por Faixas Etárias -Qualificação Capital -Capacidade de comandar trabalho, capacidade de Investir Tecnologia -Apropriação da Natureza -Aumento da Produtividade -Racionalização do uso da Força de Trabalho A Constituição de um Sistema Econômico Nacional (2) 2. A utilização adequada dos fatores de produção:


Carregar ppt "GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google