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São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção

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Apresentação em tema: "São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Disc: Custos da Produção Prof: Paulo Ribeiro São Luís 2015

2 Análise de custos - conceitos
1.0 Custos diretos: É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra ou serviço a ser custeado, ou seja, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo.    Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva.    Os custos são qualificados aos portadores finais(produtos),individualmente considerados.   

3 Análise de custos - conceitos
Exemplos de custos diretos:    Matérias-primas usados na fabricação do produto;    Mão-de-obra direta;    Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.   

4 Análise de custos - conceitos
1.0 Custos Indiretos: É o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.    Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas tais como:    1º mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem; 2º gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.   

5 Análise de custos - conceitos
1.0 Exemplos de custos indiretos: Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.    Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.   

6 Análise de custos - conceitos
1.0 Outros Custos indiretos: são os custos que dizem respeito a existência do setor fabril ou prestação de serviços:    1º Depreciação,    2º Seguros,    3º manutenção de equipamentos,    4º Serviços de vigilância e etc..   

7 Análise de custos - conceitos
Venda Líquida: - Designa-se por receita líquida a receita bruta com deduções (contas redutoras). Lucro Bruto:    - Lucro bruto ou lucro das vendas ou lucro operacional bruto é a diferença entre o faturado e o custo de fazer o produto ou prover o serviço, antes de deduzir , folha de pagamento, impostos e pagamento de juros.   

8 Análise de custos - conceitos
Investimento: - São gastos ativados que gerarão suportes tecnológicos, estruturais e operacional em função da utilidade futura de bens ou serviços obtidos. Ex: Aquisição de máquinas e equipamentos móveis, ferramentas e etc... Custos:    - É o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço. Ex:matéria prima utilizada na formação do produto.   

9 Análise de custos - conceitos
Despesa: Todos os bens ou serviços consumidos na manutenção de atividades operacionais e na obtenção de receitas não vinculadas à produção de bens ou serviços. Ex:comissões de representantes sobre vendas efetuadas,folha de pagamento de pessoal administrativo.(contabilidade,finanças e vendas) . Perda: Gastos ocorridos de forma anormal e inesperada de forma que não compreende o processo rotineiro da empresa. Ex: incêndios, desabamentos e atentados...   

10 Custos da Produção 5.0 EXERCICIOS

11 APURAÇÃO DE RESULTADOS
Custos da Produção 2.0 Análise de Custos - conceitos: APURAÇÃO DE RESULTADOS Vendas Líquidas R$ ,00 (-) Custo das Mercadorias Vendidas Estoques Iniciais R$ ,00 (+) Compras R$ ,00 (-) Estoques Finais R$ 5.000,00 R$ ,00 (=) Lucro Bruto R$ ,00 (-) Despesas Comerciais (Vendas) R$ ,00 Administrativas R$ ,00 Financeiras R$ ,00 R$ ,00 (=) Lucro Líquido Antes do Imposto de Renda R$ ,00

12 Custos da Produção 2.0 Análise de custos: Nos primórdios teve como principal objetivo avaliar os estoques em empresas industriais Vendas R$ ,00 (-) Custos dos Produtos Vendidos Estoque Inicial R$ ,00 (+) Gastos na Produção R$ ,00 Matéria-prima R$ ,00 Mão-de-Obra R$ ,00 Custos Indiretos R$ ,00 (-) Estoque Final R$ 5.000,00 R$ ,00 (=) Lucro Bruto R$ ,00

13 Determinação de preço de venda
Objetivo: fornecer informações extraídas dos dados contábeis, que ajudem os administradores no processo de tomada de decisão: Exemplos: Como fixar preço de venda de um produto; Deve-se comprar equipamentos novos ou usados? Quais os produtos da empresa que lhe dão lucro ou prejuízo?

14 1º Apuração do custo dos produtos;
4.0 Objetivo da Apuração dos Custos de Produção dos Produtos e Serviços 1º Apuração do custo dos produtos; 2º Apuração da rentabilidade dos produtos; 3º Atendimento de exigências contábeis; 4º Atendimento de exigências fiscais; 5º Controle dos custos de produção;

15 5.0 Objetivo da Apuração dos Custos de Produção dos Produtos e Serviços:
Controle da movimentação interna e externa das mercadorias; Melhoria dos processos e eliminação dos desperdícios; Auxílio na tomada de decisões gerenciais; Otimização dos Resultados; Subsídio do estabelecimento dos preços de vendas;

16 Determinação do preço de venda:
Em tempos atuais altamente competitivos, o preço de venda de um produto está mais relacionado com fatores da empresa (o Sr. Cliente) do que propriamente a seus custos; No Brasil, a partir de 1994, os consumidores começaram a rejeitar os produtos que consideravam semelhantes a outros, mas com preço de venda superior, o preço vem do mercado e não da fábrica.

17 Determinação de Preços de Vendas:
O preço obtido a partir do custo é uma referência valiosa para comparar com o preço de mercado e determinar a conveniência, ou não, de vender o produto pelo preço que o mercado estiver disposto a pagar. Tomar a decisão prévia quanto à futura produção, ou não, de determinado produto, a partir da apuração de um custo estimado, antes do início da produção.

18 Determinação de Preços de Vendas:
Conhecer detalhadamente seus custos e o mercado e as alternativas para o empresário podem ser outras, tais como: - aumentar as quantidades vendidas; - ter uma nova linha de produtos; - oferecer prestação de serviços diferenciada, agregando valor para cobrar mais.

19 Formação de preços com bases nos gastos mais uma margem de lucros
Supondo que a empresa está estabelecida no mercado e, portanto, já fez os investimentos necessários, taís como: - terrenos, - fábricas, - máquinas, - veículos, - móveis, - computadores e, além disso, já tem sua equipe montada para produzir e vender seus produtos.

20 Formação de preços com bases nos gastos mais uma margem de lucros
Os gastos em que uma empresa incorre são classificados em fixos e variáveis: gastos fixos - são aqueles que em seu total não se alteram com o volume de produção e/ou vendas, tais como: (depreciação de máquinas; prédios; Veículos; salários e encargos sociais dos diretores, gerentes e demais funcionários da área administrativa).

21 Formação de preços com bases nos gastos mais uma margem de lucros
Gastos variáveis - são aqueles que em seu total variam proporcionalmente ao volume de produção e/ou vendas. materiais utilizados na fabricação do produto; salários e encargos sociais de mão-de-obra direta da fábrica; comissões de vendas e os tributos indiretos).

22 Exemplo Exemplo: demonstração de resultado projetada para o ano e para o volume de produção estimada de unidades a um preço unitário de $270, despesa operacional a U$ 72 por unidade vendida e custo de produtos vendidos a U$ 144.

23 Formação de preços com bases nos gastos mais uma margem de lucros
As dificuldades para apurar tais valores são as seguintes: como encontrar o custo unitário do produto (CPV) no dia-a-dia, já que ele contém uma parcela do custo fixo total; como encontrar as despesas operacionais por unidades, no dia-a-dia; as oscilações no volume de produção e seus efeitos no custo fixo unitário não são considerados; os vários rateios necessários para alocar os custos fixos aos departamentos e destes aos produtos trazem consigo muitos distorções.


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