A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA

2 Pesquisa – Busca, questionamento e investigação.
Objetivo: produzir conhecimento que ajude a compreender a realidade, que oriente as ações e contribua para solucionar problemas.

3 “A fim de merecer o qualificativo. de científica, a pesquisa deve ser
“A fim de merecer o qualificativo de científica, a pesquisa deve ser feita de modo sistematizado, utilizando, para isto, método próprio e técnicas específicas.[...]”. (RÚDIO, 1986, p. 28)

4 Pesquisar significa “[
Pesquisar significa “[...]promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele.” (LUDKE, 1986, p. 46)

5 O pesquisador deve saber como conhecer o objeto a ser investigado, o que deve fazer para conhecê-lo, como é possível dizer que o conhece. Depois deve descrever o quanto possível o processo de pesquisa.

6 No que se refere aos procedimentos metodológicos, precisa ir além do implícito e revelar melhor as técnicas utilizadas, ou seja, quem tece explicações deve explicitar quais instrumentos usou para consegui-las.

7 Pesquisa segundo a utilização dos resultados
Pura: Tem por finalidade aumentar o conhecimento do pesquisador para uma nova tomada de posição. Aplicada: Tem por finalidade intervir na realidade.

8 Pesquisa segundo abordagem
Quantitativa: Busca-se um critério de representatividade numérica. Apreendem dos fenômenos apenas as partes visíveis, concretas (pesquisa de campo, levantamento e experimentação).

9 Qualitativa: Há uma maior preocupação com o aprofundamento e abrangência da compreensão das ações e relações humanas (descrições detalhadas de situações, eventos, pessoas, interações e comportamentos observados; citações literais do que as pessoas falam sobre suas experiências, atitudes, crenças e pensamentos; trechos ou íntegras de documentos, correspondências, atas ou relatórios de casos).

10 Pesquisa segundo os objetivos
Descritiva: Descreve o objeto da pesquisa. Registra e analisa os fenômenos sem manipulá-los. Exploratória: Acontece durante o processo de construção de pesquisa. Limita-se a definir objetivos e buscar maiores informações sobre o tema (sondagem). Explicativa: Identifica os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos (experimental e ex-post-facto).

11 Pesquisa bibliográfica
Explica um problema a partir de referências teóricas. Baseia-se na análise da literatura já tornada pública: livros, revistas, publicações avulsas, dissertações, monografias, teses, boletins, material cartográfico, rádio, gravações e audiovisual, filmes e televisão, imprensa escrita e até disponibilizada na internet.

12 Pesquisa bibliográfica
Possibilita a análise comparativa de várias posições acerca de um problema, a partir das quais o pesquisador defenderá sua tese. Abrange uma gama de fenômenos muito maior do que aquela que seria possível na pesquisa de campo.

13 Pesquisa bibliográfica
Indispensável nos estudos históricos, pesquisa sobre ideologias, assim como nas pesquisas que desejam analisar as diversas posições acerca de um problema. Oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram.

14 Pesquisa bibliográfica
Reforço paralelo na análise de suas pesquisas. Existe a possibilidade de as fontes apresentarem dados processados de forma incorreta, o que acarreta a reprodução e ampliação do erro.

15 Pesquisa bibliográfica
“É fundamental que os pesquisadores assegurem-se das condições em que os dados foram obtidos, analisem cada informação, busquem descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizem fontes diversas, comparando-as cuidadosamente’’ .(GIL, 2002, p. 45)

16 Pesquisa documental Utilização de materiais que ainda não receberam tratamento analítico. Ex.:Documentos conservados em arquivos de instituições públicas e privadas; relatórios , dados estatísticos, dados pessoais (fontes primárias) e dados estatísticos elaborados por institutos especializados (fontes secundárias).


Carregar ppt "PESQUISA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google