A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques
Aula 5 Custeio Variável Custo para decisão BRUNI, Adriano Leal. A Administração de Custos, Preços e Lucros. São Paulo: Atlas, 2006 IUDICIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Curso de Contabilidade para não Contadores. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

2 Classificação dos Custos (Custeio Variável)
Custos Fixos: Não variam de acordo com a produção. Existem mesmo que não haja produção: aluguéis, salários fixos, depreciação máquinas, seguros, gastos com supervisão Custos Variáveis: Variam de acordo com a produção. Quanto maior a produção, maiores serão os custos variáveis: material direto e embalagens, remuneração por produtividade.

3 Custos Fixos x Variáveis
Variação em relação a produção valor Custo fixo Custo Variável Quantidade produzida

4 Despesas Fixas x Variáveis
Variação em relação as vendas valor Despesas fixas Despesas Variáveis Quantidade vendida

5 Despesas x Custos Contabilmente é importante classificar:
Despesas: gastos administrativos e comerciais Custos: gastos inerentes à fabricação, inclusive administração dos processos fabrís. Este assunto será melhor tratado posteriormente. Para o tratamento gerencial, não há necessidade de se diferenciar custos e despesas; entretanto, é importante observar que alguns gastos variam com o volume de produção e outros com o volume de vendas.

6 Custos Semifixos e Semivariáveis
Variação em relação as vendas ou a produção Alguns custos não têm comportamento estritamente fixos ou variáveis.

7 Custos Semifixos e Semivariáveis
Variação em relação as vendas ou a produção

8 Semifixos e Semivariáveis
Exemplos SEMIVARIÁVEIS  ENERGIA ELÉTRICA SEMIFIXOS  SALÁRIOS DA PRODUÇÃO Os custos e despesas semifixos são tratados como fixos em cada patamar de atuação. E os semivariáveis podem ser decompostos em parcela fixa e parcela variável ou ainda, dependendo da importância, serem tratados como fixos.

9 Custeio variável No curto prazo, geralmente, custos fixos são irrelevantes no processo de decisão Ignorar Custos Fixos nas decisões de curto prazo Concentrar análise no Custeio Variável No Custeio Variável, apenas os gastos variáveis são alocados aos produtos ou serviços. Normalmente assume-se que todos os custos diretos são variáveis.

10 Custeio variável Margem de contribuição = o que sobra, após deduzir os custos variáveis. Contribuir com a pagamento do Custo Fixo e Formação do Lucro. Margem de contribuição (MC) = Receitas de Venda – Custo Variável MCtotal = RT – CVtotal Por unidade, MCun P – CVun É comum usar apenas MC para MCun

11 Custeio variável Vantagens da análise por Margem de Contribuição:
Permite avaliar a viabilidade da aceitação de pedidos em condições especiais (em quantidade e preços não usuais da empresa); Auxilia na decisão de quais produtos devem merecer prioridade de divulgação (propagandas, brindes, bonificações); Facilitam a decisão sobre quais segmentos produtivos ou de comercialização devem ser mantidos, ampliados ou abandonados; Auxilia a gerência compreender a relação entre os custos de produção, os volumes vendidos e o lucro proporcionado.

12 Custeio variável Exemplo
Fonte: BRUNI (2006, p. 184) A Indústria De Brindes Surpresa produz e comercializa canetas e lapiseiras personalizadas. O rateio do CF é feito com base na MOD. Preocupada com a queda dos lucros, a administração resolveu analisar os custos e tomar decisões... Cia dos Sonhos Possíveis S.A.

13 Custeio variável Exemplo Item Lapiseira Caneta Preço 0,50/un 0,70/un
Qtde 1.000/mês MD (MP) 100,00/mês 400,00/mês MOD 140,00/mês 60,00/mês Custos indiretos (fixos): $400,00/mês Demanda atual: unidades de cada produto por mês

14 Analisando o relatório de custos
(feito pelo método do Custeio por Absorção) Exemplo Só isso !!! Prejuízo!

15 Excluindo o produto deficitário
Exemplo X ?

16 O novo resultado Exemplo

17 Custeio variável Custeio Variável Análise pelo Exemplo
Margens positivas: Os dois produtos contribuem para a formação do lucro

18 Custeio variável A análise da margem de contribuição é extremamente útil em decisões de curto prazo, quando os gastos fixos já estão pagos ou empenhados! Portanto, nas decisões gerenciais de curto prazo: Esqueça o mecanismo de absorção Lance os gastos fixos diretamente contra o resultado


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google