A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Programação II Pacotes Visibilidade Referências a Objetos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Programação II Pacotes Visibilidade Referências a Objetos."— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Programação II Pacotes Visibilidade Referências a Objetos

2 Agrupando Classes em Pacotes Classe cada arquivo fonte java (.java) está associado a uma única classe pública : public class Aluno – o arquivo pode conter, adicionalmente, mais de uma classe não pública Pacote um pacote é um diretório utilizado para agrupar arquivos de classes um pacote é definido no primeiro statement no arquivo da classe – package controle; um pacote também pode ser composto por uma árvore de diretórios – java.util.Vector : classe Vector pertence ao subdiretório util do diretório java

3 Visibilidade entre Pacotes distintos Importando Classes de outros Pacotes uma classe precisa importar outra classe pública de outro pacote para poder referenciá-la – importando a classe Aluno do pacote entidade logo após o statement que define o pacote controle da classe Principal package controle; import entidade.Aluno; – uma classe não precisa importar outra classe pública do mesmo pacote excepcionalmente, as classes públicas do pacote java.lang são visíveis, por default, para qualquer classe de qualquer pacote – observe que a classe String que pertence ao pacote java.lang não precisa ser importada

4 Visibilidade de Dados e Métodos Modificadores de Visibilidade o modificador public indica que um dado ou método pode ser visível para uma classe que importou a classe pública que os define o modificador private indica que um dado ou método é visível somente para os métodos de sua própria classe a ausência do modificador de visibilidade indica que um dado ou método de uma classe é visível para outras classes do mesmo pacote Visibilidade de Dados é aconselhável restringir a visibilidade dos dados aos métodos de sua própria classe Visibilidade de Métodos métodos que podem ser chamados por classes de outros pacotes precisam ser públicos métodos restritos a métodos da própria classe devem ser privados

5 Definindo uma Classe com Atributos e Referências a Objetos Possíveis Dados para a definição de uma Classe Aluno atributos – idade : utiliza o tipo simples int – sexo : utiliza o tipo simples boolean – altura : utiliza o tipo simples float – nome : exceção que não utiliza um tipo simples referencia um objeto da classe genérica String referências a objetos – endereco : referencia um objeto da classe definida para uma aplicação específica Endereco

6 Definindo Endereço como Classe

7 Referenciando Objeto da Classe Endereço na Classe Aluno

8 Classe Principal importa Classes de outro Pacote

9 Exercícios - 3 3.1 – Edite um novo programa com as seguintes classes : Ator, Diretor e Filme. Para a classe Ator defina os seguintes atributos : nome, idade, n_oscars (número de Oscars conquistados). Para a classe Diretor defina os atributos : nome, ganhador_Oscar. Para a classe Filme defina o atributo titulo e as referências : diretor, ator_principal, atriz_principal. Defina a classe Principal para criar um diretor, um ator, uma atriz e um filme, e imprimir, em cada linha, a seguinte descrição para o filme: título do filme, nome do diretor, nome do ator principal, nome da atriz principal. 3.2 – Altere o programa do exercício 3.1 da seguinte forma: acrescente a referência principal_filme à classe Diretor e crie um construtor na classe Diretor para deixar a inicialização de principal_filme para ser realizada através do método setPrincipalFilme, referenciando o filme criado inicialmente. Imprima, adicionalmente, uma descrição para o diretor contendo em cada linha: nome do diretor, nome do principal filme.


Carregar ppt "Laboratório de Programação II Pacotes Visibilidade Referências a Objetos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google