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ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES

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Apresentação em tema: "ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES"— Transcrição da apresentação:

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2 ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Decisões sobre a maneira de ingressar no Mercado Internacional - Estratégias para o Mercado Internacional PROFª. REGINA NEGRI PAGANI PROFª. JAQUELINE RODRIGUES

3 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO
DECISÕES SOBRE O INGRESSO NO MERCADO INTERNACIONAL Razões para uma empresa ingressar no mercado internacional: Concorrentes no mercado interno; Melhorar a competitividade no mercado interno, melhorar a imagem; Economia de escala – aumento da base de clientes; Diminuir dependência de mercado; Atender clientes em trânsito. Considerar atentamente os fatores que influenciam a atratividade.

4 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO
Riscos e desafios:

5 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO
Riscos e desafios:

6 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO
DECISÕES SOBRE EM QUE MERCADOS INGRESSAR Mercados normalmente indicados: EUA, Europa Ocidental, Extremo Oriente; China, Vietnam, India; Blocos econômicos – oportunidades e ameaças

7 DECISÕES SOBRE A MANEIRA DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
Exportação Indireta Exportação Direta Licenciamento Joint-Ventures Investimentos Diretos.

8 CINCO MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
Exportação indireta Exportação direta Licencia- mento Joint ventures Investi- mento direto Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro

9 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
EXPORTAÇÃO INDIRETA: Ocasional / ativa As empresas contam com intermediários independentes para comercializar o seu produto.

10 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
EXPORTAÇÃO INDIRETA: Tipos de Intermediários: Exportador estabelecido no próprio país exportador (compra para revenda no mercado internacional); Agente de exportação estabelecido no país exportador (busca compradores, negocia e recebe comissão - tradings);

11 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
EXPORTAÇÃO INDIRETA: VANTAGENS: Envolve menos investimentos; Não necessita um departamento de exportação; Envolve menos riscos.

12 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
EXPORTAÇÃO DIRETA A empresa controla suas próprias exportações; Investimentos e riscos maiores, mas o potencial retorno também.

13 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
EXPORTAÇÃO DIRETA: Maneiras: Departamento Interno de exportação; Representantes de vendas de exportação que viajam para o exterior; Filial ou subsidiária de vendas no exterior (responsável pelas promoções, vendas, armazenagem e distribuição, show-room e CAC); Agentes ou distribuidores estabelecidos no exterior.

14 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
Independentemente do tipo de exportação (direta ou indireta), estas são as formas mais aconselháveis para uma empresa ingressar no mercado internacional, antes de abrir unidades nos exterior.

15 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
LICENCIAMENTO: O licenciador concede a uma empresa estrangeira o uso do processo de fabricação, da marca, da patente, dos segredos comerciais ou de outros itens relevantes em troca do pagamento de uma taxa ou de royalties.

16 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
LICENCIAMENTO: Desvantagens: Os licenciadores tem menos controle sobre os licenciados; Se o licenciado tiver bastante sucesso no empreendimento, a empresa terá aberto mão dos lucros; No vencimento do contrato, a empresa pode ter criado um concorrente.

17 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
LICENCIAMENTO: Soluções: Fornecer fórmulas secretas (Coca-Cola); Inovar constantemente. Contratos de gestão; Fabricação por contrato; Franquias.

18 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
LICENCIAMENTO: Franquia: Maneira mais completa de licenciamento; O franqueador oferece sistema operacional e orientação de marca completos.

19 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
LICENCIAMENTO: FRANQUIAS: DESVANTAGEM: O franqueado tem que realizar um alto investimento inicial e pagar determinadas quantias ao franqueador.

20 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
JOINT-VENTURES: Investidores estrangeiros se unem a investidores locais para criar uma joint-venture na qual possam dividir o controle e a propriedade. Coca-Cola / Nestlé Pizza Hut em Moscou

21 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
INVESTIMENTO DIRETO: Propriedade Direta de instalações de fabricação ou de montagem no exterior.

22 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
INVESTIMENTO DIRETO: VANTAGENS: Economia de custos (mão de obra e matéria prima); Incentivos do governo; Economia de frete; Fortalece a imagem porque cria empregos; Relacionamento mais profundo com governo, fornecedores e clientes; Total controle sobre seus investimentos; Garante sua permanência no mercado.

23 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL
INVESTIMENTO DIRETO: DESVANTAGENS: Grande investimento exposto a riscos, tais como: Governos se tornarem instáveis; Desvalorização da moeda; Mercados desfavoráveis; Expropriações; Exigências governamentais de pagamentos de multas, altas taxas rescisórias, etc.

24 PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Importância da exportação para um país: Geração de divisas estrangeiras; Drawback: incentivo a importação de produtos ou componentes que irão gerar exportação

25 PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
CONCLUSÃO Sem exportação Exportação por meio de agentes Filiais de vendas Produção no exterior

26 DÚVIDAS


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