A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROJETO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROJETO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL"— Transcrição da apresentação:

1 O PROJETO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Tese: pendências e questões mal resolvidas da Primeira Guerra Mundial. Negligência e omissão da Liga das Nações. Legado da crise de 1929.

2 A ORIGEM Trata-se de uma guerra desencadeada pelas nações fascistas do EIXO: Alemanha, Itália e Japão. Projeto pessoal de Hitler. Alianças interessantes: ANTI-KOMINTERN para combater o comunismo soviético, feito por Alemães e Japoneses.

3 PROJETO NAZISTA Desautorizar o Tratado de Versalhes e a expansão a todo e qualquer custo, inclusive os povos eslavos e parte da União Soviética; despojaria a Inglaterra e a França de suas colônias e estabeleceria o domínio sobre a Europa. PACTO PUNHOS DE AÇO ( nazi-fascismo ) com a Itália ( traída na Primeira Guerra )

4 O que os aliados teriam ? A Itália ficaria com a Argélia, Tunísia, Córsega, Sudão e outras colônias inglesas e francesas. O Japão pretendia apoderar-se da China, India, Birmânia, Indonésia, Filipinas, Sibéria e o extremo oriente soviético.

5 DIDATICAMENTE ... Quanto à sua evolução, o curso da guerra desdobrou-se em três fases: A) VITÓRIAS DO EIXO ( ); B) EQUILÍBRIO DAS FORÇAS ( ); C) VITÓRIA DOS ALIADOS ( ).

6 ESTOPIM O caso Polonês. ( o ataque forjado). A invasão em 01/09/1939.
A solidariedade francesa e inglesa à Polônia.

7 O ACORDO NAZI-SOVIÉTICO
Pacto de não agressão. Possibilidades de divisão. Ex. Polônia, Letônia, Lituânia, dentre outros.

8 OFENSIVA ALEMÃ Da guerra sentada à guerra relâmpago.
Simultâneas invasões: Dinamarca, Noruega ( pensando numa guerra naval com a Inglaterra ); Invasão à Holanda ( front ocidental ), Bélgica e o cerco das tropas franco-britânicas em Dunquerque. Célebre retirada de Dunquerque.

9 PASSOS DA GUERRA Os Franceses ‘pensavam’ que a linha Maginot ( centenas de quilômetros fortificados) seria respeitada pelos alemães. PARIS SITIADA .... Uma França dividida. Teremos três Franças: uma zona livre ( colaboracionista ); outra sob domínio nazista e uma terceira denominada “FRANÇA RESISTENTE, quartel general em Londres ( Charles de Gaulle ).

10 RACIOCÍNIO ALEMÃO Lógica: “Diante do domínio sob a França, a Inglaterra firmará paz”. Como isto não aconteceu, os alemães criam um PLANO para invadir a Inglaterra. PLANO LEÃO MARINHO ( submarinos); A AÇÃO DA ‘LUFTWAFFE’, projeto aéreo, comandada pessoalmente por Goering. Projeto Águia X a Royal Air Force ( Inglaterra).

11 Bombardeio de parques industriais ingleses
Bombardeio de parques industriais ingleses. Vários segmentos foram atingidos, inclusive civis. Os Ingleses demonstraram astúcia: ótimo desempenho da RAF, sistema de radar, mensagens decodificadas. A LUFTWAFFE não venceu ....

12 ITÁLIA SOLIDÁRIA Os Italianos colaboravam no processo ... Atacaram a Grécia, parte da África do Norte e Oriental, bem como , com os alemães, a Iugoslávia.

13 CONTRA-OFENSIVA INGLESA
Com estrutura e logística, os Ingleses expulsam o fraco exército Italiano da África. CONTRA-OFENSIVA GERMÂNICA na região: o lendário AFRIKAKORPS, comandados pelo General Rommel. A Iugoslávia resiste aos nazistas HEROICAMENTE, graças a TITO.

14 É O INÍCIO DO EQUILÍBRIO
A Alemanha não consegue vencer a Iugoslávia. Os PARTISANS de Tito surpreenderam. Os Alemães partem para URSS. Sem declaração de guerra, a Alemanha invade a URSS, desobedecendo o PACTO. A intenção era grande: invadir Leningrado, Moscou, Stalingrado.

15 INSUCESSO ALEMÃO O excesso de otimismo dos alemães, a imensidão do território soviético, a grande mobilização popular, a maneira desumana como os nazistas tratavam os vencidos e o inverno rigoroso foram alguns dos fatores que explicam o insucesso alemão.

16 PROBLEMA NA ÁSIA Na Ásia, desde 1931, os EUA disputavam com o Japão mercados no EXTREMO ORIENTE. A corrente belicista prevaleceu no Japão com o Primeiro Ministro Tojo. Boicote econômico americano. PEARL HARBOR ... Guerra .. Inicialmente com vitórias japonesas.

17 NA ÁFRICA, insucesso nazi-facista
Em 1942, O General Inglês Montgomery vence ROMMEL e seus afrikakorps. Em 1943, ingleses e norte-americanos desembarcaram na Sicília. Mussolini foi deposto e preso. O novo governo firmou PAZ. Mussolini é libertado pelos Nazistas e funda a República Social Italiana no norte da Itália. Derrotado, foge para Suíca. É preso e fuzilado.

18 DERROTAS DE HITLER Subestimar a URSS.
1942 – 1943 – Batalha final de Stalingrado. Vitória do Povo russo. Batalha decisiva de tanques em KURSK. Alemães batem em retirada. URSS, um forte inimigo. Contra-ofensiva do Exército Vermelho.

19 Neste episódio, os alemães bateram-se em retirada; os Países bálticos foram retomadas pela URSS;
Várias regiões foram tomadas pelos russos: Polônia, Romênia, Bulgária e Tchecoslováquia. OS COMUNISTAS marcharam em direção a Berlim.

20 CINEMA E GUERRA Lembrar do filme “A queda” – últimas horas de Hitler - recriação poderosa e magistral dos últimos dias do terceiro Reich.

21 A IMPORTÂNCIA DO DIA “D”
Sob o comando do futuro presidente dos EUA – “Eisenhower” forças aliadas desembarcaram no norte da França ( Normandia ) e ocorre a libertação de toda a França e PARIS. O Líder da França ( De Gaulle ) desfila triunfalmente.

22 DESESPERO Em 20 de julho de 1944, parte do alto comando nazista tentou eliminar o FUHER num atentado fracassado. A repressão foi violenta.

23 E na Ásia ... A parti de 1942, norte-americanos detiveram a ofensiva japonesa, vencendo as batalhas do Mar de Coral e de Midway. Outro triunfo americano: Guadalcanal, frustrando a tentativa japonesa de conquistar a OCEANIA.

24 Em 1944, os norte-americanos fecharam o cerco sobre o Japão.
Grande personagem: General Douglas MacArthur. No desespero os japoneses usaram ‘pilotos suicidas’: Kamikazes ( Deus + vento).

25 Perto do fim Maior mérito aos soviéticos. ( reflexão)
A URSS, ocupa a Polônia, invade a Alemanha e vê a bandeira vermelha soviética substituir a suástica nazista, em Berlim.

26 CONFERÊNCIAS Os principais líderes ( Rosevelt – EUA); ( Churchill – Inglaterra ); ( Stálin – URSS ), reúnem-se em YALTA e tomam as decisões: Pontos relativos à O.N.U. Desmembramento da Alemanha. Autorização do domínio soviético na Polônia.

27 POTSDAM Novamente, os principais líderes decidem:
Julgamento dos nazistas; Supressão da indústria de guerra alemã; Pesada indenização à Alemanha; Divisão da Alemanha em 04 zonas.

28 A INSISTÊNCIA JAPONESA
Com Itália e Alemanha já derrotadas, o Japão continuava no conflito. BOMBARDEIOS. HIROSHIMA E NAGASAKI. RENDIÇÃO JAPONESA.

29 Considerações finais Saldo: 45 milhões de mortos.
A URSS teve 25 milhões de vítimas. Polônia – 6 milhões. Alemanha – 5,5 milhões e Japão 1, 5 milhão.

30 CONSEQUENCIAS Regime nazista abatido. Declínio da Europa.
Criação da O.N.U. Descolonização da Afro-ásia. Progresso da ciência da destruição. Início da Guerra Fria.


Carregar ppt "O PROJETO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google